Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CPI é dada por encerrada e Prefeito de Rolim de Moura continua no Poder



Foi votada nesta segunda-feira, 19, durante a sessão Plenária da Câmara dos vereadores de Rolim de Moura, o Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito que decidiu pela não instalação da Comissão Processante - CP, contra o Prefeito Tião Serraia.

No ano de 2009 a Câmara dos Vereadores instaurou uma CPI para julgar as denúncias contra o prefeito do município num suposto uso dos maquinários da prefeitura em terrenos particulares e a utilização de um onibus da Prefeitura para o transporte de Idosos até um outro município. Desde então, o vereador Marcio Mateus foi nomeado relator do processo, porém com a rejeição do seu relatório o mesmo foi substituido pelo vereador Sergio Sequessabe.

A todo o tempo o prefeito se pôs com segurança em relação à CPI, não se abalando com o andamento do inquérito, dando continuidade de forma natural aos seus trabalhos no Palácio Olavo Pires. “Somente teme aqueles que devem, por isso não duvidei que a ação não resultaria no que almejava a minha oposição na Casa de Leis deste município. Vamos continuar trabalhando para melhorar as condições de Rolim de Moura, vários projetos estão em andamento como o que garantirá à Cidade uma das maiores transformações - a implantação da rede de esgoto e a construção do aterro sanitário, o segundo já sendo discutido desde o ano passado com os demais municípios da Zona da Mata”, relatou o prefeito.

Votaram em favor do arquivamento do processo, os vereadores: Rodnei Paes, Nice Chagas, Dr. Rubens Vieira, Laudeci Menezes e Marcio Mateus. Nas duas denuncias apresentadas, foram cinco votos contra quatro que pedia a instauração da CP. Sendo assim, o prefeito continua a comandar o Poder Executivo Municipal de Rolim de Moura.

As votações aconteceram em meio a muita confusão. Após os julgamentos e absolvição do Prefeito, o Presidente da Câmara – João Rossi Junior, anunciou uma terceira denúncia à ser votada naquele mesmo dia, este julgando a vereadora Nice Chagas por suposta prática de Infração Política Administrativa, conforme previsto no artigo 36, II, III, combinado com o § 1º da Lei Orgânica do Município. O fato gerou indignação por parte dos vereadores presentes, inclusive pela própria vereadora Nice, que desconhecia a processo instaurado na Câmara contra ela, uma vez que o processo deveria ter obedecido as instruções da Casa de Leis, notificando-a antecipadamente, e ainda respeitando o direito de defesa prévia.

Mesmo com tais irregularidades, deu-se continuidade na instauração da Comissão Processante contra a vereadora no mesmo dia. Compõe a Comissão Processante, os vereadores Laudecí Menezes – como presidente, Rubens Vieira – como relator e Jairo Benetti – na qualidade de membro.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)