Domingo, 11 de maio de 2008 - 16h57
A Corregedoria Geral de Justiça de Rondônia realizou correições nas comarcas de Alta Floresta e Santa Luzia do Oeste. As atividades fazem parte de um cronograma que vem sendo cumprido desde o mês de abril.
As duas comarcas são de primeira entrância e estão sob administração de jovens juízes, Bruno Sérgio de Menezes Darwich, em Alta Floresta, e Anita Magdelaine Perez Belém, em Santa Luzia do Oeste. Segundo o Corregedor Geral, desembargador Sansão Saldanha, assumir como único juiz da comarca resulta em amadurecimento. "O magistrado passa a ter contato com a comunidade, com conflitos e questões sociais. E na medida em que ele decide essas questões vai amadurecendo como profissional e aprimorando a justiça", afirma.
Para o juiz Bruno Darwich, que está há um ano em Alta Floresta, administrar a comarca é a oportunidade de transformar em prática toda a teoria, adquirida com os estudos, e as observações feitas durante o tempo que foi substituto. Ele conta que após análise criou algumas rotinas de trabalho e distribuiu atribuições de acordo com o perfil dos servidores. "Estou concentrando todas as sentenças, faço as decisões mais complexas, e para os despachos conto com a assessora", declara.
Já a juíza Anita Belém ainda está pegando o ritmo da comarca de Santa Luzia do Oeste, pois assumiu como titular há apenas três semanas. Entre suas metas está um projeto na casa de detenção do município. Serão trabalhos manuais efetuados pelos presos que serão beneficiados com remissão da pena. "E futuramente, se eu conseguir recursos para aumentar a estrutura física, meu projeto é de alfabetização, pois a maioria dos detentos é da zona rural e não teve oportunidade de freqüentar uma escola", conta.
O desembargador Sansão revela que nas visitas às comarcas, durante as correições, está revivendo um pouco dos 23 anos de magistratura. "Ao assumir uma comarca os obstáculos são muitos, temos que aplicar técnicas e conhecimento jurídico a casos concretos, administrar processos e assumir a responsabilidade de conduzir os servidores", relembra.
No Poder Judiciário de Rondônia, a experiência de entregar uma comarca para um juiz jovem, segundo o desembargador, tem se mostrado um procedimento ótimo para a formação de juízes de caráter firme e seguro em suas decisões.
Fonte: Ascom - TJ RO
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho
Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história
O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)