Quinta-feira, 29 de novembro de 2012 - 13h40
Uma história que comove não apenas a quem ama o esporte, mas todos que dão valor à garra e à determinação é a das três meninas de Jaru que superam as carências da localidade em que vivem, próximo à vila de Tarilândia, no Município de Jaru, para se dedicarem ao atletismo. MIriã Dias Santos, Karina Dias Santos e Cristiane da Silva Pinoti foram treinadas por outro apaixonado pelo esporte, o professor de matemática Claudomício da Silva Santos.
“Papai sempre assistiu a muitos jogos escolares, viu que a Carina tinha potencial e começou a treiná-la”, explica Miriã. Ela e Carina são filhas de Claudomício. Cristiane, 16 anos, colega de turma de Carina, 17, no segundo ano do ensino médio da escola Pedro Pinheiro, viu o exemplo da colega e começou a treinar também. Sem pista de atletismo, o jeito foi correr na estrada. Em vez de garrafinha d’água em cada parada, uma fruta tirada do pé.
Claudomício é professor de matemática na escola Jaruaru, onde Miriã, 15 anos, faz o nono ano do ensino médio. A irmã mais nova também aderiu ao atletismo. E fez bonito nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá, como finalista da prova de 3 mil metros. Carina foi às semifinais de 100 e de 200 metros. E Cristiane foi finalista nos 800 metros.
“Gostei muito de Porto Velho, de Cuiabá, gostei de tudo”, afirma Miriã, revelando a dimensão do que é a participação nas Olimpíadas Escolares para os adolescentes dos diversos rincões de Rondônia. E que Cristiane resume em duas palavras: “oportunidade única”.
Fonte: Edson Lustosa (Ascom/Seduc), nas Olimpíadas Escolares, Cuiabá 2012
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)