Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Corredoras de Jaru fazem da vicinal sua pista treinamento


Uma história que comove não apenas a quem ama o esporte, mas todos que dão valor à garra e à determinação é a das três meninas de Jaru que superam as carências da localidade em que vivem, próximo à vila de Tarilândia, no Município de Jaru, para se dedicarem ao atletismo. MIriã Dias Santos, Karina Dias Santos e Cristiane da Silva Pinoti foram treinadas por outro apaixonado pelo esporte, o professor de matemática Claudomício da Silva Santos.

“Papai sempre assistiu a muitos jogos escolares, viu que a Carina tinha potencial e começou a treiná-la”, explica Miriã. Ela e Carina são filhas de Claudomício. Cristiane, 16 anos, colega de turma de Carina, 17, no segundo ano do ensino médio da escola Pedro Pinheiro, viu o exemplo da colega e começou a treinar também. Sem pista de atletismo, o jeito foi correr na estrada. Em vez de garrafinha d’água em cada parada, uma fruta tirada do pé.

Claudomício é professor de matemática na escola Jaruaru, onde Miriã, 15 anos, faz o nono ano do ensino médio. A irmã mais nova também aderiu ao atletismo. E fez bonito nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá, como finalista da prova de 3 mil metros. Carina foi às semifinais de 100 e de 200 metros. E Cristiane foi finalista nos 800 metros.

“Gostei muito de Porto Velho, de Cuiabá, gostei de tudo”, afirma Miriã, revelando a dimensão do que é a participação nas Olimpíadas Escolares para os adolescentes dos diversos rincões de Rondônia. E que Cristiane resume em duas palavras: “oportunidade única”.

Fonte
: Edson Lustosa (Ascom/Seduc), nas Olimpíadas Escolares, Cuiabá 2012
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)