Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Coren promove curso de Suporte Avançado para enfermeiros



Teve início ontem, sexta-feira (19), no município de Ji-Paraná, a 2º Etapa do Programa de Qualificação dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Rondônia-ENFRO. Promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), mais 32 enfermeiros serão qualificados e capacitados através dos cursos de ATCN/ATLS- com Suporte Avançado no Trauma. Divididos em duas turmas de 16 alunos, a primeira turma recebe a formação nessa sexta-feira (19) até sábado (20), com aulas teóricas e práticas e a segunda turma recebe a formação no domingo (21) e segunda (22). O curso está sendo realizado na igreja Elshadai do município.

O presidente do Coren-RO, Diogo do Casal, ao dar as boas vindas aos profissionais que participam dessa 2º Etapa do Programa, destacou que a capacitação dos profissionais de enfermagem do estado de Rondônia, vem representar o compromisso do Coren-RO e desta gestão com seus inscritos, sendo está, uma oportunidade gratuitamente oferecida aos profissionais rondonienses, no que consiste no aprimoramento e na valorização da enfermagem no estado.

“É justamente isso que o Coren-RO busca: aprimorar os conhecimentos dos profissionais de enfermagem e melhorar o atendimento ao paciente, principalmente no setor de urgência e emergência” afirmou o presidente, lembrando ainda que dado ao sucesso do Programa, o Coren-RO já capacitou em sua 1ª fase realizada com sucesso, que mais de 350 profissionais em todo o estado tivessem acesso aos cursos de aperfeiçoamentos através de diferentes temáticas.

Na próxima semana o município a ser beneficiado com Programa de Qualificação, será Cacoal, onde mais 32 enfermeiros da rede pública terão a oportunidade de participar dos cursos oferecidos pelo Coren-RO.

A diretora do ATCN no Brasil, Cristiane Domingues, ao falar sobre a importância do curso, parabenizou a preocupação do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia, em qualificar e capacitar os seus profissionais, oportunizando ainda aos seus inscritos um curso como este, sem nenhum custo ao profissional. “O Coren-RO é o primeiro Conselho de Enfermagem que oferece um curso com tamanha relevância no que tange a capacitação em seu grau de importância, como o ATCN-ATLS, tanto para os profissionais quanto para a sociedade, a qual é maior beneficiada com o Programa, no que se refere na melhoria do atendimento ao paciente”. Destacou.

Os cursos estão sendo ministrados por profissionais do mais alto nível de conhecimento da área, a nivel nacional entre eles: O médico Roberto Pecorari, enfermeira Simone Crispim, enfermeira Karina Souza, enfermeira Lilian Nogueira, enfemeira Cibeli Solai, e as coordenadoras Cláudia Quadrado e Naiara Rodrigues. No final dos cursos além de capacitados os profissionais estarão recendo certificado internacional.

O ATCN atualmente em conjunto com o Advanced Trauma Life Support® (ATLS®), dos Estados Unidos, vem sendo operacionalizado por mais de 20 anos, e desde então é reconhecido pelo excelente programa educacional em trauma. É oferecido em mais de 20 estados norte-americanos e em diversos países como (Dinamarca, Arábia Saudita, Itália, Hong Kong, Suécia, Porto Rico, Espanha e Portugal). No Brasil, o programa ATCN iniciou em maio de 2009.

Fonte: Coren-RO

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce