Sexta-feira, 1 de julho de 2011 - 10h38
Membros de Conselhos e Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/FMDCA) de três municípios do polo de Cacoal participam, desde ontem (30), de capacitação oferecida pelo Ministério Público Estadual (MP) e pelo Tribunal de Contas, através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas.
O evento, que prossegue durante todo o dia de hoje (1º), é realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, contando com a participação dos conselheiros locais e ainda dos municípios de Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, que fazem parte do polo de Cacoal.
A abertura da capacitação foi feita pela gerente de Treinamento e Qualificação do IEP, Rosane Serra, e pela promotora de Justiça, Josiane Alessandra Mariano Rossi, que é curadora da Infância e Juventude da Comarca de Pimenta Bueno, com a presença do instrutor do curso, o assessor da Escola de Contas, Cláudio Uchôa.
Na ocasião, a promotora de Justiça falou da importância do treinamento para que os membros do CMDCA e do FMDCA tenham atuação efetiva em favor da causa infanto-juvenil, buscando assegurar seus direitos não apenas no âmbito judicial, mas também no administrativo, com o melhor aproveitamento dos recursos que são destinados para atender essa parcela da população.
Para a representante do MP, o curso é uma oportunidade de apreender conhecimentos teóricos e práticos. “Os conselheiros necessitam desse aprendizado, até para que possam se fortalecer na formulação de propostas de políticas públicas de atendimento dentro de sua área de atuação”, assevera.
Já o instrutor Cláudio Uchôa abriu sua explanação lembrando que crianças e adolescentes têm prioridade na destinação de verbas do orçamento público, de acordo com a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Com a Constituição e o ECA, a criança e o adolescente passaram a ter um tratamento diferenciado”, frisou.
Abordando conceitos de controle social, como integração entre sociedade e governo e participação popular no poder público, o assessor da Escola de Contas ressaltou a importância do envolvimento dos membros de conselhos e fundos. “Assim, fica mais fácil garantir a aplicação de medidas protetivas e socioeducativas, melhorando o atendimento à criança e ao adolescente”, concluiu.
Fonte: TCE
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)