Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica em Ji-Paraná



Um grande e abençoado evento da Igreja Católica está sendo organizado para ser realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão) na cidade de Ji-Paraná. Trata-se do 10º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica de Rondônia, que contará com a presença de expositores ilustres, a exemplo do frei Elias Vella – pregador internacional da Renovação Carismática Católica e membro do Conselho Internacional dos Exorcistas; e ainda do pregador Ironi Spuldaro do Conselho Nacional da Renovação Carismática, ministeriado em oração por cura e libertação.

O tema do 10º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica de Rondônia é: "Jesus Cristo é o Senhor!  Ele Salva, Cura e Liberta".  Novamente as atenções e orações estarão voltadas para o resgate da família:"Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua família (At. 16,31). O evento contará ainda com as participações especiais de: Marcos Volcan – presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil e da secretária geral do citado conselho, Kátia Zavaris.

A Renovação Carismática Católica – RCC é um movimento eclesial da Igreja Católica Apostólica Romana, e objetiva, como os demais segmentos eclesiais, a evangelização. A Renovação Carismática Católica surgiu na Igreja na segunda metade do ano de l960. Quando, terminado o Concílio Vaticano II, iniciou-se um processo de renovação da espiritualidade, liturgia, catequese e propostas sociais no catolicismo. Nascida da experiência de jovens universitários norte americanos em l967, num retiro de fim de semana na Universidade de Duquesne, a Renovação Carismática Católica rapidamente se espalhou por todo mundo, tornando-se o maior movimento da Igreja Católica em número de pessoas.

No Brasil iniciou suas ações no ano de l970, quando alguns padres Jesuítas que conheciam a Renovação Carismática nos Estados Unidos, iniciaram em São Paulo retiros intitulados "Experiências de Oração" com os quais principiou a caminhada do movimento no Brasil. A Renovação Carismática Católica encontrou acolhida no coração de nosso povo, hoje conta-se cerca de oito milhões de participantes, segundo pesquisas. Após estudos e algumas orientações a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recomendou que as Dioceses acolhessem a Renovação Carismática Católica em suas Pastorais de Conjunto, o que de fato aconteceu, visto que, a Renovação Carismática, hoje, está inserida praticamente em todas as Dioceses do País.

Em Rondônia a RCC iniciou-se na década de 80, por uma família de missionários que em Porto Velho lançaram os primeiros fundamentos e realizaram os primeiros encontros. Hoje, a RCC está sedimentada nas três dioceses de Rondônia e na diocese de Humaitá-AM. Em todas as cidades onde está presente, a RCC conta com estruturas de lideranças que vão de líderes de grupos de oração à coordenação estadual.

Apesar de algumas resistências localizadas dentro da igreja, a Renovação como a própria palavra já propõe vem exatamente no sentido de esclarecer ensinamentos e conceitos, posturas inadequadas, e o distanciamento da prática cristã em toda sua  plenitude. Na RCC os dons espirituais são efervescentes e tem favorecido o resgate principalmente dos jovens. A Renovação Carismática Católica vem em auxílio das necessidades da Igreja. É uma nova manifestação da misericórdia de Deus para com seus filhos.

A Renovação Carismática Católica nada mais é do que a Igreja dos primeiros tempos, onde era constante o uso dos carismas do Espírito Santo. Com o passar dos tempos, foi-se deixando de lado a prática desses carismas, que nos foram dados para a prática da caridade. O Espírito Santo é a força motriz da nossa fé. É Ele quem nos revela Jesus, e quem nos desperta para as coisas de Deus.Não podemos separar a Trindade, exaltando apenas o Pai ou o Filho. O Pai Criador, o Filho Redentor e o Espírito Santificador devem estar juntos e presentes em nossa vida espiritual. A Trindade forma um elo indissolúvel. Isto significa que é preciso deixar Deus Trino agir em nós. É o Espírito Santo quem nos revela Jesus, que por sua vez nos leva ao Pai. O Espírito Santo é Deus agindo em nós.

A célula da Renovação Carismática Católica são os Grupos de Oração. Através deles os fiéis têm a possibilidade de um crescimento efetivo na sua vida espiritual. A Renovação Carismática Católica segue uma espiritualidade própria, baseada na experiência de Deus, através do batismo no Espírito Santo e no uso dos carismas em prol do benefício de todos os fiéis. Seu objetivo principal é atrair os católicos não praticantes, mostrar a eles a grande riqueza que é a nossa Igreja. É tida como porta de entrada para uma religiosidade mais profunda. O importante é o sopro de Deus , que desperta algo novo em nós e dá um novo sabor as coisas divinas. Não é uma Igreja dentro da Igreja. É a Igreja em movimento. O movimento carismático, que nestes últimos anos está congregando milhões de fiéis no Brasil e no mundo inteiro, é marcado pela vinda do Espírito Santo no Pentecostes, narrada nos Atos dos Apóstolos, cap. 2, quando os discípulos de Jesus, após Sua ascensão, estavam reunidos no Cenáculo, todos com muito medo. Entre luzes e fragores, desceu sobre eles o Espírito Santo sob forma de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. A partir disso, aqueles homens rudes transformaram-se, encheram-se de novo ânimo, saíram às ruas e praças e começaram a evangelizar.

Dom das línguas, entusiasmo, renovação, dom da cura, louvor, são alguns dos carismas do Espírito Santo que sempre acompanharam os evangelizadores. E acima de tudo, uma experiência de conversão a Jesus, mas não de uma conversão simplesmente baseada na aceitação dos dogmas da fé, mas de conversão fruto de uma experiência pessoal com Jesus Cristo, o Deus vivo, que invade a vida e transforma todo o ser.

A Renovação Carismática Católica , portanto, é: recriar a atmosfera espiritual das primeiras comunidades cristãs, para a qual o Espírito Santo não era uma abstração teológica, mas vida, força, orientação; redescobrir um tesouro oculto na alma desde o nosso Batismo: uma fonte de água viva que deve ser utilizada e aproveitada ao máximo;  descobrir Cristo vivo, íntimo, cujas palavras adquirem um significado novo e surpreendente; reabastecer o coração com novas energias que se chamam paz, alegria, força, otimismo; reencontrar o gosto pela oração e o amor pelos sacramentos; viver uma vida de intimidade com Deus, sob a direção do Espírito Santo. E dentro desse espírito de conversão total, passam a ter muita importância a participação na Eucaristia, a adoração do Santíssimo Sacramento, a devoção a Nossa Senhora com a reza do terço, a oração e os cânticos de louvor, de agradecimento e de pedido a Deus Trindade.

O 10º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica de Rondônia é uma ótima oportunidade para quem infelizmente se encontra afastado das práticas cristãs, tendo em vista que o ser humano afasta-se com muita facilidade da ação divina. Nestes três dias, seguramente, o Senhor Deus vem em nosso auxílio, com uma nova efusão do Espírito Santo. Os interessados em se inscrever em seus grupos de orações nas respectivas paróquias. Para maiores informações está sendo disponibilizado o telefone (69) 3224-1586 em Porto Velho e os telefones 3421-1130 e 9975-4872 na cidade de Ji-Paraná. Para colaborar nas despesas do evento foi fixado um valor simbólico de inscrição em R$ 15,00 (quinze reais), e a coordenação também está disponibilizando alojamento gratuito ou  indicando hotéis com diárias acessíveis até no valor de R$ 20,00.

"O vento sopra onde quer - disse Jesus - e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai; assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito" . (Jo 3,8).  

Nota: Artigo produzido com base em dados  dos seguintes organismos de divulgação da RCC: www.rccro.org.br, ww.rccdiojipa.org.br,www, renovacao.com e material de divulgação do 10º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica de Rondônia. Na Paz de Cristo!  

Paulo Ayres: Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, Jornalista, Radialista, Professor, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia e atual presidente da Associação dos Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos de Rondônia.  Celular (69) 8116-9750 / E-mail: pauloayres@ibest.com.br


 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce