Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Confúcio diz que governo começa ritmo intenso


O governador fazia uma referência aos projetos em andamento que começam a marcar a administração. São ações que estão sendo executadas por meio de diversos programas, como o ‘Asfalto Bom’, que irá asfaltar 500 km de ruas nas 52 cidades do Estado – e que fará inclusive com que muitas delas fiquem com 100% de suas ruas asfaltadas, o ‘Água Produtiva’, programa de incentivo à piscicultura que está transformando o cenário na produção rural em vários municípios; o Banco do Povo, com mais de dez agências já implantadas, que está promovendo a inclusão bancária de milhares de micro-empreendedores e o forte investimento na educação e na valorização dos trabalhadores da área.

De forma muito eloqüente o governador está incentivando os produtores rurais, do pequeno ao grande, a criar peixe em cativeiro. “A produção em apenas um hectare de lâmina d’água pode acrescentar até R$ 2 mil a renda mensal”, tem repetido em suas andanças pelo interior.

Da mesma forma, tem incentivado a agroindústria. Em Ariquemes, onde foi prefeito e deu início ao processo de agroindustrialização, o projeto é um enorme sucesso. Há, inclusive, uma central de comercialização de produtos certificados pela vigilância sanitária municipal.

Moura disse que alguns municípios começam a se movimentar neste sentido, sendo que alguns já estão bem adiantados, como Cacoal, que já possui 27 agroindústrias e Colorado do Oeste, com 10 unidades. Nova União, Rolim de Moura, Alto Paraíso, Rio Crespo, Cacaulândia, Buritis e Machadinho são alguns dos que estão iniciando o projeto. “A meta é atingir 800 agroindústrias até o final do meu governo”, disse o governador.

Resgate social

Um dos projetos mais importantes do atual governo é na área social. O mais ousado é o de transferência de renda a famílias na linha da pobreza e da extrema pobreza, que teve início na quarta-feira (18) da semana passada, repassando dinheiro a dez mil famílias. Trata-se de um projeto de complementação do Bolsa Família do governo federal, cujo objetivo é eliminar a extrema pobreza.

“Nós, governador e os senhores prefeitos, não podemos pensar em progresso, em desenvolvimento econômico dissociado do desenvolvimento humano, com gente passando fome, sem ter o que comer no dia-a-dia. Enquanto tiver uma família passando fome no Estado, não podemos sossegar”, convocou o governador.

A área da saúde continua sendo o calcanhar de Aquiles, tendo na superlotação do Hospital de Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho, o ponto mais vulnerável. No entanto, num esforço do governo estadual, a partir desta segunda-feira (23) chegou ao fim o cenário indigno de pacientes atendidos no chão. O governo contratou leitos em hospitais da rede privada, no hospital Marcelo Cândia, administrado pelas Irmãs Marcelinas e removeu pacientes que aguardavam por cirurgias ortopédicas para o Hospital Regional de Cacoal, numa grande mobilização para tirar todos os pacientes que aguardavam por cirurgias em colchões no chão.

Com a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento por parte do governo e de mais duas pela prefeitura, ainda neste ano a situação da saúde pública terá significativa melhora. A rede de atendimento de urgência e emergência será completada com a construção do novo pronto-socorro, ao lado da maternidade municipal.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)