Sábado, 19 de julho de 2008 - 08h51
Dois funcionários da Companhia Nacional de Abastecimento CONAB, o agrônomo Edílson Cândido de Lima Jr. e o técnico Jorge Farias Dias estiveram em Buritis nesta sexta-feira, dia 18 de junho e realizaram uma palestra para cerca de cinqüenta produtores rurais e funcionários da prefeitura de Buritis. Os técnicos vieram a convite da Prefeitura de Buritis e a palestra se deu no auditório principal do Fórum da Comarca de Buritis.
Entre as autoridades presentes estavam os secretários municipais da agricultura o agrônomo João Jr. Pinto Ramalho e da promoção social, a Sra. Débora Cristina Melo Zeferino, além do presidente do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) Amarildo Ribeiro e ainda comerciantes locais e produtores rurais. Desses, a maioria era de presidentes, secretários e tesoureiros de associações de produtores rurais do município.
O objetivo da palestra foi orientar os produtores rurais sobre as diversas possibilidades de comercialização dos seus produtos, apoiados pela CONAB, e informar aos gestores públicos e comunitários sobre os projetos que a CONAB vem desenvolvendo no combate á erradicação da fome e da pobreza. Seus projetos estão inseridos no Programa Fome Zero, do Governo Federal e que juntamente com o PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, têm o objetivo de ajudar alavancar a economia nacional, combatendo as mazelas seculares que assolam parte da população brasileira: a fome, a pobreza, o desemprego, a falta de perspectiva para a população pobre e suas conseqüências como as doenças, a fraqueza, a baixa estima e a baixa qualidade de vida.
Dentre as possibilidades de comercialização apontadas pelos representantes da CONAB estão a garantia do preço mínimo e a formação de estoques pelas associações para aguardar a melhor época de colocar os produtos no mercado e obter melhores preços. Para isto a CONAB empresta o capital equivalente ao estoque da produção para que os produtores paguem suas dívidas e se preparem para a nova safra.
Outra modalidade, a que mais interessa aos gestores públicos, é o PAA ou Programa de Aquisição de Alimentos, do Fome Zero, que é.a venda direta da produção de gêneros alimentícios pelas associações e cooperativas à CONAB, que compra a preços de mercado e em seguida repassa às entidades governamentais e não governamentais que atuam no combate à fome, como creches, pré-escolas, lar do idoso, APAE, etc.
Segundo explicou o engenheiro Edílson, esse processo vem gerando desenvolvimento sustentável entre as populações rurais, pois os produtores, desde que têm garantia certa de mercado para seus produtos começam a dar maior importância a organização da sua produção familiar, criando uma fonte de renda própria permanente e em conseqüência garantindo a melhoria da qualidade de vida de sua família e no conjunto, da própria comunidade.
Ao final da palestra os dois secretários municipais presentes se comprometeram em fazer cada um a sua parte para que esses objetivos sejam alcançados em Buritis.
Fonte: Arnaldo da Silva
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Jorge Andrade, está preparando uma noite inesquecível para
Sema lança chamamento público para cadastro de organizações que atuam com resíduos sólidos
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), publicou o Chamamento Público nº
A Prefeitura de Ji-Paraná deu um passo histórico nesta segunda-feira (14) ao assinar a ordem de serviço para o início das obras do novo Kartódromo M
Prefeitura de Porto Velho anuncia edição 2025 da Marcha para Jesus
Uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (14), no Prédio do Relógio, sede do Poder Executivo da capital rondoniense, marcou o lançamento