Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Comunidades Quilombolas aprovam Projeto Raízes



O secretário adjunto da Educação, Pascoal de Aguiar, recebeu nesta terça-feira (27), na sede da Seduc em Porto Velho, uma comitiva da Representação de Ensino (REN) de São Francisco do Guaporé. O grupo, formado por Jairo Cardoso de Lima, representante de ensino; Roseli Poiane, gerente administrativa; João Carlos Teodoro, Setor de prestação de contas; e Maria Aristida de Paiva, diretora do Centro Estadual de Educação de Jovens e adultos (CEEJA), veio relatar o sucesso alcançado pelo Projeto Raízes, que tem por objetivo aperfeiçoar a qualidade de ensino e promover uma educação diferenciada para os quilombolas.

A parceria do Estado, por meio da Seduc, segundo Pascoal de Aguiar, com a prefeitura de São Francisco do Guaporé, para o ensino das Comunidades Quilombolas Santo Antônio e Pedras Negras já está produzindo ótimos resultados. O Estado participa com o corpo docente, enquanto a prefeitura fica responsável pelo transporte. Uma vez por mês a Seduc disponibiliza uma professora para ir até as comunidades, permanecendo lá até 10 ou 12 dias, caso seja necessário. Durante a estada na comunidade, o professor usa o tempo para aplicar as provas e sanar todas as dúvidas. 

O longo roteiro começa com viagem de carro (110 km) de São Francisco até Costa Marques. A partir desta cidade o transporte passa a ser de barco. O embarque é às 17h30, chegando a Santo Antônio por volta das 8h do dia seguinte. Após a aplicação das provas durante todo o dia, o professor enfrenta mais uma noite de viagem para chegar a Pedras Negras, quando todo o trabalho do dia anterior é reiniciado.

O curso é modular, na modalidade à distância. Há disciplinas que são compostas por 10 ou 12 módulos, outras por cinco. Português e matemática são as disciplinas que contem mais módulos. Para concluir o curso da 5ª a 8ª série, o aluno precisa prestar 168 provas. Nos períodos em que as comunidades ficam sem professor, os alunos estudam utilizando apostilas, em preparação para as avaliações. “O projeto atende 27 estudantes – cinco de Santo Antônio e 22 da Comunidade Pedras Negras. Um dos alunos é do ensino médio”, finaliza a diretora do CEEJA.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)