Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Comunidades Quilombolas aprovam Projeto Raízes



O secretário adjunto da Educação, Pascoal de Aguiar, recebeu nesta terça-feira (27), na sede da Seduc em Porto Velho, uma comitiva da Representação de Ensino (REN) de São Francisco do Guaporé. O grupo, formado por Jairo Cardoso de Lima, representante de ensino; Roseli Poiane, gerente administrativa; João Carlos Teodoro, Setor de prestação de contas; e Maria Aristida de Paiva, diretora do Centro Estadual de Educação de Jovens e adultos (CEEJA), veio relatar o sucesso alcançado pelo Projeto Raízes, que tem por objetivo aperfeiçoar a qualidade de ensino e promover uma educação diferenciada para os quilombolas.

A parceria do Estado, por meio da Seduc, segundo Pascoal de Aguiar, com a prefeitura de São Francisco do Guaporé, para o ensino das Comunidades Quilombolas Santo Antônio e Pedras Negras já está produzindo ótimos resultados. O Estado participa com o corpo docente, enquanto a prefeitura fica responsável pelo transporte. Uma vez por mês a Seduc disponibiliza uma professora para ir até as comunidades, permanecendo lá até 10 ou 12 dias, caso seja necessário. Durante a estada na comunidade, o professor usa o tempo para aplicar as provas e sanar todas as dúvidas. 

O longo roteiro começa com viagem de carro (110 km) de São Francisco até Costa Marques. A partir desta cidade o transporte passa a ser de barco. O embarque é às 17h30, chegando a Santo Antônio por volta das 8h do dia seguinte. Após a aplicação das provas durante todo o dia, o professor enfrenta mais uma noite de viagem para chegar a Pedras Negras, quando todo o trabalho do dia anterior é reiniciado.

O curso é modular, na modalidade à distância. Há disciplinas que são compostas por 10 ou 12 módulos, outras por cinco. Português e matemática são as disciplinas que contem mais módulos. Para concluir o curso da 5ª a 8ª série, o aluno precisa prestar 168 provas. Nos períodos em que as comunidades ficam sem professor, os alunos estudam utilizando apostilas, em preparação para as avaliações. “O projeto atende 27 estudantes – cinco de Santo Antônio e 22 da Comunidade Pedras Negras. Um dos alunos é do ensino médio”, finaliza a diretora do CEEJA.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)