Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Comissão busca cooperação da Embrapa Rondônia


Na última tarde desta terça-feira (7) o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, e o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Samuel Magalhães, reuniram-se com o deputado estadual Luiz Cláudio e uma comissão do município de Alta Floresta D’ Oeste, formada pelo prefeito Daniel Deina, o presidente da Câmara de Vereadores Edmar Boldt e o secretário de agricultura Giovan Damo, que procuraram a cooperação da Embrapa para modernizar a cafeicultura do município.Comissão busca cooperação da Embrapa Rondônia - Gente de Opinião

A comissão busca o apoio tecnológico da Embrapa Rondônia para melhorar a produtividade e a qualidade do café e, consequentemente, tornar o produto mais competitivo no mercado. “Rondônia tem grande potencial produtivo e o café é um dos nossos principais produtos. Para nos tornamos mais competitivos com o café é preciso investir em tecnologia e é isso que buscamos na Embrapa”, disse o deputado Luiz Cláudio.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Rondônia é possível elaborar uma proposta para modernização da cafeicultura do município, envolvendo o planejamento de ações, capacitação de técnicos e demais multiplicadores e a implantação de unidades demonstrativas no local, para que os produtores tenham acesso às tecnologias e ao manejo mais adequado para a cultura. “É extremamente positivo o interesse de municípios em melhorar sua produtividade agrícola e nos colocamos à disposição para dar suporte nesse processo. A Embrapa é o elo chamado tecnologia”. Enfatizou César Teixeira.
O objetivo da comissão é tornar Alta Floresta um modelo para os demais municípios na cultura do café, com alta produtividade e qualidade. “Alta Floresta tem potencial para a cafeicultura e produtores têm interesse em melhorar. Pretendemos oferecer a eles acesso às tecnologias, criar políticas para o café e conseguir, junto aos poderes Executivo e Legislativo, recursos e subsídios para que os produtores possam trabalhar de forma sustentável”, explicou o prefeito Daniel Deina.

Ao final da reunião ficou decido que a Embrapa formalizará uma proposta que terá como base um levantamento participativo junto aos produtores de Alta Floresta, assim como a cooperação de demais órgãos e instituições.
O café em Rondônia

De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) da safra de 2011, Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e o segundo da espécie canéfora (Coffea canéfora), destacando-se as variedades Conilon e Robusta, responsáveis por cerca de 90% da área cafeeira do estado. Dados que destacam a cultura como uma das principais fontes de renda das famílias da zona rural do estado.

No entanto a cultura do café em Rondônia possui baixa produtividade, o que pode ser explicado pelo baixo nível de adoção das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros.

Fonte: Embrapa / Renata Silva

 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: