Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 - 05h32
Na última tarde desta terça-feira (7) o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, e o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Samuel Magalhães, reuniram-se com o deputado estadual Luiz Cláudio e uma comissão do município de Alta Floresta D’ Oeste, formada pelo prefeito Daniel Deina, o presidente da Câmara de Vereadores Edmar Boldt e o secretário de agricultura Giovan Damo, que procuraram a cooperação da Embrapa para modernizar a cafeicultura do município.
A comissão busca o apoio tecnológico da Embrapa Rondônia para melhorar a produtividade e a qualidade do café e, consequentemente, tornar o produto mais competitivo no mercado. “Rondônia tem grande potencial produtivo e o café é um dos nossos principais produtos. Para nos tornamos mais competitivos com o café é preciso investir em tecnologia e é isso que buscamos na Embrapa”, disse o deputado Luiz Cláudio.
De acordo com o chefe-geral da Embrapa Rondônia é possível elaborar uma proposta para modernização da cafeicultura do município, envolvendo o planejamento de ações, capacitação de técnicos e demais multiplicadores e a implantação de unidades demonstrativas no local, para que os produtores tenham acesso às tecnologias e ao manejo mais adequado para a cultura. “É extremamente positivo o interesse de municípios em melhorar sua produtividade agrícola e nos colocamos à disposição para dar suporte nesse processo. A Embrapa é o elo chamado tecnologia”. Enfatizou César Teixeira.
O objetivo da comissão é tornar Alta Floresta um modelo para os demais municípios na cultura do café, com alta produtividade e qualidade. “Alta Floresta tem potencial para a cafeicultura e produtores têm interesse em melhorar. Pretendemos oferecer a eles acesso às tecnologias, criar políticas para o café e conseguir, junto aos poderes Executivo e Legislativo, recursos e subsídios para que os produtores possam trabalhar de forma sustentável”, explicou o prefeito Daniel Deina.
Ao final da reunião ficou decido que a Embrapa formalizará uma proposta que terá como base um levantamento participativo junto aos produtores de Alta Floresta, assim como a cooperação de demais órgãos e instituições.
O café em Rondônia
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) da safra de 2011, Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e o segundo da espécie canéfora (Coffea canéfora), destacando-se as variedades Conilon e Robusta, responsáveis por cerca de 90% da área cafeeira do estado. Dados que destacam a cultura como uma das principais fontes de renda das famílias da zona rural do estado.
No entanto a cultura do café em Rondônia possui baixa produtividade, o que pode ser explicado pelo baixo nível de adoção das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros.
Fonte: Embrapa / Renata Silva
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)