Porto Velho (RO) sábado, 18 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Municípios

Começa hoje em Guajará o 12º Duelo da Fronteira


O Festival folclórico é esperado com ansiedade pelos amantes da brincadeira de Boi-Bumbá

De hoje até domingo Guajará-Mirim se transforma na capital brasileira da brincadeira de Boi-Bumbá, com a realização do Festival Folclórico conhecido como "O Duelo da Fronteira" que promove a disputa dos bois Flor do Campo e Malhadinho. O festival foi idealizado pelo "seu" Aderson Mendes da Silva então presidente da União Municipal de Associação de Moradores – UMAM com a orientação e apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do Campus de Guajará-Mirim.

Em 1995 realiza-se o Primeiro Festival Folclórico da Pérola do Mamoré com a presença dos dois principais bois-bumbás da região: Flor do Campo e Malhadinho, porém, marcadas somente pelas apresentações das danças, sem competição.

Em 1996 realiza-se o segundo Festival também sem competição.

O III Festival realizado em 1997 marca o início das competições e da grande rivalidade entre as duas principais agremiações de bumbás, pois, é a partir dessa data que se inicia "o Duelo da Fronteira", uma competição que ao final, somente uma é consagrada vencedora que, neste festival, foi conquistado pela agremiação do Boi-Bumbá Malhadinho, também repetindo a dose no ano seguinte ,1998, consagrando-se bicampeão.

Nos anos de 1999, 2000, 2001(em 2002 não houve competição) e 2003, o Boi-Bumbá Flor do Campo consagra-se como o grande vencedor do V, VI, VII e IX Festival, acirrando ainda mais a rivalidade e o entusiasmo dos expectadores em assistir o desenrolar dos futuros duelos.

E, em 2004, o resultado final simbolizou o clima de disputa e de duelo entre as duas associações de Bumbás rivais: Malhadinho e Flor do Campo, o empate.
Em 2005 o boi bumbá Malhadinho conquista o XI Festival Folclórico de Guajará-Mirim, consagrando-se como o grande campeão.

Para o ano de 2006 espera-se mais um grande espetáculo e de disputa entre os dois principais bois bumbás da região proporcionando a todos aqueles que acompanham o evento a magia contagiante do folclore local refletida no brilhantismo e na explosão de alegria a cada apresentação, contribuindo para o fortalecimento e expansão da cultura local no cenário Estadual, Nacional e Internacional.

Programação

Sexta Feira 12 de agosto - 19:30h - Apresentação de Grupos Folclóricos Bolivianos; 22:30h - Apresentação do Boi Bumbá - "Flor do Campo"

Sábado 13 de agosto - 19:30h - Apresentação de Grupos Folclóricos Brasileiros. 22:30h - Apresentação do Boi Bumbá - "Malhadinho".
Domingo 14 de agosto - 20:00h - Apresentação do Boi Bumbá - "Flor do Campo"; 22:10h - Apresentação do Boi Bumbá "Malhadinho"

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Municípios

Expo Show Norte começa hoje com portões abertos, rodeio, sorteio de R$ 25 mil e show no palco alternativo

Expo Show Norte começa hoje com portões abertos, rodeio, sorteio de R$ 25 mil e show no palco alternativo

A 14ª Expo Show Norte terá como atrações musicais o Trio Parada Dura na noite de 17 de agosto, sexta-feira, e no sábado a dupla Jads e Jadson. Quem a

Encontro Técnico do Profaz em Cacoal capacita mais de 400 agentes públicos

Encontro Técnico do Profaz em Cacoal capacita mais de 400 agentes públicos

Durante o Plantão, foram atendidos representantes de diversos municípios...

Lindomar Garçon confirma que Hospital de Câncer e Santa Marcelina serão beneficiados com asfalto

Lindomar Garçon confirma que Hospital de Câncer e Santa Marcelina serão beneficiados com asfalto

O deputado federal Lindomar Garçon (PRB-RO), em visita ao diretor do DER, Luiz Carlos Catatau, na manhã desta terça-feira, 14, solicitou agilidade