Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Começa hoje em Guajará o 12º Duelo da Fronteira


O Festival folclórico é esperado com ansiedade pelos amantes da brincadeira de Boi-Bumbá

De hoje até domingo Guajará-Mirim se transforma na capital brasileira da brincadeira de Boi-Bumbá, com a realização do Festival Folclórico conhecido como "O Duelo da Fronteira" que promove a disputa dos bois Flor do Campo e Malhadinho. O festival foi idealizado pelo "seu" Aderson Mendes da Silva então presidente da União Municipal de Associação de Moradores – UMAM com a orientação e apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do Campus de Guajará-Mirim.

Em 1995 realiza-se o Primeiro Festival Folclórico da Pérola do Mamoré com a presença dos dois principais bois-bumbás da região: Flor do Campo e Malhadinho, porém, marcadas somente pelas apresentações das danças, sem competição.

Em 1996 realiza-se o segundo Festival também sem competição.

O III Festival realizado em 1997 marca o início das competições e da grande rivalidade entre as duas principais agremiações de bumbás, pois, é a partir dessa data que se inicia "o Duelo da Fronteira", uma competição que ao final, somente uma é consagrada vencedora que, neste festival, foi conquistado pela agremiação do Boi-Bumbá Malhadinho, também repetindo a dose no ano seguinte ,1998, consagrando-se bicampeão.

Nos anos de 1999, 2000, 2001(em 2002 não houve competição) e 2003, o Boi-Bumbá Flor do Campo consagra-se como o grande vencedor do V, VI, VII e IX Festival, acirrando ainda mais a rivalidade e o entusiasmo dos expectadores em assistir o desenrolar dos futuros duelos.

E, em 2004, o resultado final simbolizou o clima de disputa e de duelo entre as duas associações de Bumbás rivais: Malhadinho e Flor do Campo, o empate.
Em 2005 o boi bumbá Malhadinho conquista o XI Festival Folclórico de Guajará-Mirim, consagrando-se como o grande campeão.

Para o ano de 2006 espera-se mais um grande espetáculo e de disputa entre os dois principais bois bumbás da região proporcionando a todos aqueles que acompanham o evento a magia contagiante do folclore local refletida no brilhantismo e na explosão de alegria a cada apresentação, contribuindo para o fortalecimento e expansão da cultura local no cenário Estadual, Nacional e Internacional.

Programação

Sexta Feira 12 de agosto - 19:30h - Apresentação de Grupos Folclóricos Bolivianos; 22:30h - Apresentação do Boi Bumbá - "Flor do Campo"

Sábado 13 de agosto - 19:30h - Apresentação de Grupos Folclóricos Brasileiros. 22:30h - Apresentação do Boi Bumbá - "Malhadinho".
Domingo 14 de agosto - 20:00h - Apresentação do Boi Bumbá - "Flor do Campo"; 22:10h - Apresentação do Boi Bumbá "Malhadinho"

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)