Quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Começa hoje em Guajará o 12º Duelo da Fronteira


O Festival folclórico é esperado com ansiedade pelos amantes da brincadeira de Boi-Bumbá

De hoje até domingo Guajará-Mirim se transforma na capital brasileira da brincadeira de Boi-Bumbá, com a realização do Festival Folclórico conhecido como "O Duelo da Fronteira" que promove a disputa dos bois Flor do Campo e Malhadinho. O festival foi idealizado pelo "seu" Aderson Mendes da Silva então presidente da União Municipal de Associação de Moradores – UMAM com a orientação e apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do Campus de Guajará-Mirim.

Em 1995 realiza-se o Primeiro Festival Folclórico da Pérola do Mamoré com a presença dos dois principais bois-bumbás da região: Flor do Campo e Malhadinho, porém, marcadas somente pelas apresentações das danças, sem competição.

Em 1996 realiza-se o segundo Festival também sem competição.

O III Festival realizado em 1997 marca o início das competições e da grande rivalidade entre as duas principais agremiações de bumbás, pois, é a partir dessa data que se inicia "o Duelo da Fronteira", uma competição que ao final, somente uma é consagrada vencedora que, neste festival, foi conquistado pela agremiação do Boi-Bumbá Malhadinho, também repetindo a dose no ano seguinte ,1998, consagrando-se bicampeão.

Nos anos de 1999, 2000, 2001(em 2002 não houve competição) e 2003, o Boi-Bumbá Flor do Campo consagra-se como o grande vencedor do V, VI, VII e IX Festival, acirrando ainda mais a rivalidade e o entusiasmo dos expectadores em assistir o desenrolar dos futuros duelos.

E, em 2004, o resultado final simbolizou o clima de disputa e de duelo entre as duas associações de Bumbás rivais: Malhadinho e Flor do Campo, o empate.
Em 2005 o boi bumbá Malhadinho conquista o XI Festival Folclórico de Guajará-Mirim, consagrando-se como o grande campeão.

Para o ano de 2006 espera-se mais um grande espetáculo e de disputa entre os dois principais bois bumbás da região proporcionando a todos aqueles que acompanham o evento a magia contagiante do folclore local refletida no brilhantismo e na explosão de alegria a cada apresentação, contribuindo para o fortalecimento e expansão da cultura local no cenário Estadual, Nacional e Internacional.

Programação

Sexta Feira 12 de agosto - 19:30h - Apresentação de Grupos Folclóricos Bolivianos; 22:30h - Apresentação do Boi Bumbá - "Flor do Campo"

Sábado 13 de agosto - 19:30h - Apresentação de Grupos Folclóricos Brasileiros. 22:30h - Apresentação do Boi Bumbá - "Malhadinho".
Domingo 14 de agosto - 20:00h - Apresentação do Boi Bumbá - "Flor do Campo"; 22:10h - Apresentação do Boi Bumbá "Malhadinho"

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 7 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Efeito de neve diverte a criançada que visita o Parque da Cidade em Porto Velho

Efeito de neve diverte a criançada que visita o Parque da Cidade em Porto Velho

A garotada que só imaginava a neve através de filmes e desenhos está tendo a oportunidade de sonhar com o efeito climático comum nos clássicos de fim

Usuário do transporte coletivo de Porto Velho pode recarregar ComCard através de aplicativo

Usuário do transporte coletivo de Porto Velho pode recarregar ComCard através de aplicativo

Além da ampliação da frota, com a chegada dos novos ônibus, os usuários do transporte coletivo de Porto Velho também contam com a facilidade de reca

Casa do Papai Noel e Femarte são opções de lazer em Ji-Paraná

Casa do Papai Noel e Femarte são opções de lazer em Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural (FCJP), reabriu, no último sábado (2), a Casa do Papai Noel para visitação. O evento contou

Hildon Chaves anuncia que Prefeitura vai concluir as obras das 269 casas populares na zona Leste

Hildon Chaves anuncia que Prefeitura vai concluir as obras das 269 casas populares na zona Leste

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou em coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (4), no Prédio do Relógio, que a Prefeitura vai

Gente de Opinião Quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 | Porto Velho (RO)