Quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008 - 22h28
Na manhã desta quinta-feira, dia 07, o comandante da Polícia Militar Ambiental, major Josenildo Jacinto do Nascimento, reuniu os integrantes da Instituição, no Centro Temático de Educação Ambiental - CETEA para apresentar as normas gerais de ação, discutir conceitos, direitos e deveres de cada policial.
Os militares colocaram-se em posição de sentido para receber o comandante e o subcomandante capitão Pedro Simplício. Após a apresentação da tropa, o comandante começou o discurso saudando a tropa presente e parabenizando todos os policiais pelo trabalho desenvolvido durante realização do Carnaval 2008 em Candeias do Jamari.
As normas gerais de ação foram apresentadas pelo sub tenente PM Álvaro Luiz Uchak para todo o efetivo, desde os mais antigos aos mais modernos, destacando, dentre as inúmeras atribuições, a execução do policiamento ostensivo de forma preventiva ou repressiva, com a finalidade de coibir e dissuadir ações que representem ameaças ou depredações da natureza; Zelar pelo cumprimento da legislação ambiental de defesa da flora e fauna silvestre observando os dispositivos das Leis Federais e Estaduais, bem como as Portarias e Resoluções em vigor; Autuar, administrativamente, os infratores ambientais, instrumentalizando, ainda, o Ministério Público nas ações civis de recuperação dos danos provocados contra a natureza; Realizar prisões de infratores, que sejam flagrados no cometimento de crimes ambientais e encaminhá-los a presença da autoridade policial, para a lavratura do auto de prisão em flagrante delito e ou inquérito policial, bem como prestar as devidas informações que, posteriormente, se façam necessárias; Orientar a população acerca da legislação ambiental e da importância do seu cumprimento, relacionando-a com a necessidade de criação, conservação e proteção das Unidades de Conservação.
Na atuação preventiva, o Batalhão desenvolve programas de educação ambiental junto à comunidade, realizando, constantemente, palestras em estabelecimentos de ensino. Nos próximos dias começa o curso de policiamento ambiental para os novos policiais à disposição do BPA.
Fonte: Marlene Mattos
Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da
Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista
Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,
Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho
Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci
Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho
A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci