Sexta-feira, 4 de junho de 2010 - 12h55
A senadora Fátima Cleide (PT/RO) esteve ontem (3) nas comunidades Marco Azul e Rio Pardo, na Floresta Nacional de Bom Futuro, onde assegurou aos moradores que a Medida Provisória 472 deve ser sancionada, sem veto, pelo presidente Lula, entre os dias 7 e 12 próximos. A MP trata entre outros assuntos da emenda 128, que traz nova delimitação para a área da reserva, onde vivem cerca de 3 mil famílias.
O deputado federal Eduardo Valverde, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, a vereadora Epifânia Barbosa, o vereador José Wildes, secretários municipais e o prefeito Romeu Reolon (Alto Paraíso), entre outras autoridades, também participaram da visita.
Para Fátima, a sanção da emenda sem veto é fruto de um trabalho silencioso, iniciado há 5 anos, quando a senadora conseguiu negociar com os moradores dos assentamentos, que bloqueavam a BR-364, em protesto por terem que sair da terra. Promessa cumprida, com articulação da reunião entre moradores da reserva com representantes do governo federal, em Brasília, para negociar e acordar o atual texto da emenda.
“O assentamento de Rio Pardo e Marco Azul deve ser um novo modelo de desenvolvimento, com assistência técnica, educação e saúde e todos os benefícios necessários para uma vida de qualidade. Mas para isso é preciso contrapartida do governo do Estado”, destacou.
De acordo com Eduardo Valverde, esta é a primeira vez que uma MP repassa uma área da União para Estado, em função de assentamento rural. Após a regularização, o assentamento terá 1400 hectares de terras e poderá receber programas do governo federal como o Luz para Todos e créditos rural.
Roberto Sobrinho ressaltou a importância do trabalho da senadora Fátima Cleide e do deputado Eduardo Valverde para que as famílias que moram na reserva florestal tenham direito a permanecer no local onde habitam há mais de 15 anos.
Fonte: Mara Paraguassu
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)