Sexta-feira, 4 de junho de 2010 - 12h55
A senadora Fátima Cleide (PT/RO) esteve ontem (3) nas comunidades Marco Azul e Rio Pardo, na Floresta Nacional de Bom Futuro, onde assegurou aos moradores que a Medida Provisória 472 deve ser sancionada, sem veto, pelo presidente Lula, entre os dias 7 e 12 próximos. A MP trata entre outros assuntos da emenda 128, que traz nova delimitação para a área da reserva, onde vivem cerca de 3 mil famílias.
O deputado federal Eduardo Valverde, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, a vereadora Epifânia Barbosa, o vereador José Wildes, secretários municipais e o prefeito Romeu Reolon (Alto Paraíso), entre outras autoridades, também participaram da visita.
Para Fátima, a sanção da emenda sem veto é fruto de um trabalho silencioso, iniciado há 5 anos, quando a senadora conseguiu negociar com os moradores dos assentamentos, que bloqueavam a BR-364, em protesto por terem que sair da terra. Promessa cumprida, com articulação da reunião entre moradores da reserva com representantes do governo federal, em Brasília, para negociar e acordar o atual texto da emenda.
“O assentamento de Rio Pardo e Marco Azul deve ser um novo modelo de desenvolvimento, com assistência técnica, educação e saúde e todos os benefícios necessários para uma vida de qualidade. Mas para isso é preciso contrapartida do governo do Estado”, destacou.
De acordo com Eduardo Valverde, esta é a primeira vez que uma MP repassa uma área da União para Estado, em função de assentamento rural. Após a regularização, o assentamento terá 1400 hectares de terras e poderá receber programas do governo federal como o Luz para Todos e créditos rural.
Roberto Sobrinho ressaltou a importância do trabalho da senadora Fátima Cleide e do deputado Eduardo Valverde para que as famílias que moram na reserva florestal tenham direito a permanecer no local onde habitam há mais de 15 anos.
Fonte: Mara Paraguassu
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam
Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura
O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho
Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)