Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Com apoio da Prefeitura, Guarda Mirim vai formar 22ª turma


A prefeitura de Vilhena mantém um compromisso com a Guarda Mirim através de um convênio firmando no valor de R$ 50.000 mil reais anuais. O recurso ajuda na alimentação, materiais, manutenção e todo tipo de suporte necessário para o funcionamento do projeto. Este ano, o projeto vai formar a 22ª turma de Agentes Mirins.

A Guarda Mirim de Vilhena é uma instituição que ensina valores as crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Os cursos ministrados são variados e os jovens têm a oportunidade de aprender técnicas que lhes ajudarão na construção de uma vida adulta consciente de seus direitos e deveres, sem contar que, em muitos casos, abre as portas para o mercado de trabalho.

Segundo explica o instrutor do Projeto, Jair Atílio, antigamente existia uma opinião generalizada de que as crianças e jovens que entravam na Guarda Mirim sofriam desajustes sociais. Essa premissa vem sendo derrubada pelos esforços da administração da instituição. “A Guarda Mirim atende jovens de todas as classes sociais, do carente ao abastado, aqui não existe preconceito, todos estão aqui para aprender valores que serão levados por toda a vida” enfatiza, ao destacar que o trabalho só é realizado graças às parcerias.

Um acompanhamento escolar é feito por parte da Guarda Mirim, que recebe seus alunos no período da tarde das 13:00 as 18:00 horas todos os dias da semana. A instituição acaba se tornando uma extensão da escola onde são ensinadas noções gerais de Trânsito, Direito Penal, Civil, Constitucional, Estatuto da Criança e Adolescente, Ética, Moral, Civismo, Primeiros Socorros, Educação Física, estágio de Selva, entre outros.

Os aprendizes passam 10 meses no curso de formação de Agentes Mirins. Neste ano, são 280 estudantes que formam a turma de agentes. Para a aluna Caroline, 13, que está na instituição há um ano, a Guarda Mirim é uma segunda casa. “Eu quis entrar porque aqui tenho a oportunidade de aprender coisas que me ajudarão no futuro, hoje eu tenho mais disciplina e melhorei muito meu comportamento”.

Para o prefeito Zé Rover, que em 2010 teve seu apoio reconhecido, quando homenageado com o nome da turma, a compromisso da Administração com a Guarda Mirim tem sido de fundamental importância. “Todo o trabalho desenvolvido é fantástico, pois é um projeto que proporciona base sólida de conhecimento e experiências aos nossos adolescentes. Essa é uma parceria feliz porque forma os jovens de hoje e adultos de amanhã”, afirma o prefeito.

Fonte: Semcom

 

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Semagric mantém equipes para situações emergenciais

Conforme o inverno amazônico apresenta maior precipitação pluviométrica, causando danos às estradas vicinais, a Secretaria Municipal de Agricultura, P

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Prefeita de Ariquemes visita produtor de silagem de milho e criador de gado leiteiro

Na oportunidade o Secretário de Agricultura Indústria e Comércio (SEMAIC), Antônio Marcos, acompanhou a prefeita Carla Redano, que visitaram a proprie