Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Chuvas em fevereiro ficaram acima da média em grande parte de Rondônia



Daniel Panobianco – As chuvas em fevereiro não deram trégua em Rondônia. Em média, foram 350 milímetros acumulados nos 28 dias do mês. Cidades como Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná, registraram índices volumosos em precipitação, sendo os maiores volumes verificados em Porto Velho.

Na capital, os reflexos de tanta chuva podem ser vistos nas ruas e avenidas da cidade, que acumulam buracos e pontos de atoleiro em pleno eixo urbano, sem contar na zona rural. A estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou em fevereiro, 395,6 mm, sendo que a média para o mês é de 307,2 mm. Março ainda é o mês mais chuvoso na capital, com média mensal de 323,9 mm.

Já em Ariquemes, outra estação do INMET registrou bons volumes de chuva. No total foram acumulados 352,0 mm. A média mensal de chuvas em Ariquemes durante o mês de fevereiro é de 309,4 mm. O mês de março, climatologicamente, é o mês mais chuvoso na região, com índice pluviométrico de 313,8 mm.

Já na região central de Rondônia a chuva foi impiedosa. Foram registrados 355,6 mm em uma estação particular e na PCD (Plataforma de Coleta de Dados), sob responsabilidade da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental) instalada em uma faculdade particular da cidade. A média de chuvas durante o mês de fevereiro em Ji-Paraná é de 317,5 mm, sendo que o mês mais chuvoso, segundo a climatologia, é janeiro, com 327,5 mm.

Em Cacoal, outro ponto de coleta de dados do INMET acusou para 359,8 mm em fevereiro. A média de chuvas na região é de 320,1 mm, sendo janeiro, tradicionalmente, o mês mais chuvoso, com 333,2 mm. O destaque para Cacoal fica com o volume elevado de chuva acumulado em 24 horas registrado no dia 9 de fevereiro, com 121,0 mm. Durante esta tempestade, grande parte da cidade foi castigada pelas enchentes.

No Cone Sul, a chuva ficou abaixo da média. Em Vilhena, a estação automática do INMET registrou 248,2 mm, contra 303,9 mm esperados para fevereiro. Em Vilhena, normalmente o mês mais chuvoso é janeiro, com climatologia de 334,3 mm.

Na fronteira oeste também choveu abaixo da média. O volume registrado na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) em Guajará-Mirim foi de 280,8 mm. A média de chuvas em Guajará durante o mês de fevereiro é de 299,0 mm, sendo este, o mês mais chuvoso na região.

Os dados de climatologia são do INMET, que obedece a um prazo mínimo de 30 anos para validar o clima de uma determinada região. A atual climatologia consistente em dados observados entre 1960 e 1991.

Dados: INMET – REDEMET – SEDAM
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)