Segunda-feira, 2 de março de 2009 - 06h35
Daniel Panobianco As chuvas em fevereiro não deram trégua em Rondônia. Em média, foram 350 milímetros acumulados nos 28 dias do mês. Cidades como Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Ji-Paraná, registraram índices volumosos em precipitação, sendo os maiores volumes verificados em Porto Velho.
Na capital, os reflexos de tanta chuva podem ser vistos nas ruas e avenidas da cidade, que acumulam buracos e pontos de atoleiro em pleno eixo urbano, sem contar na zona rural. A estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou em fevereiro, 395,6 mm, sendo que a média para o mês é de 307,2 mm. Março ainda é o mês mais chuvoso na capital, com média mensal de 323,9 mm.
Já em Ariquemes, outra estação do INMET registrou bons volumes de chuva. No total foram acumulados 352,0 mm. A média mensal de chuvas em Ariquemes durante o mês de fevereiro é de 309,4 mm. O mês de março, climatologicamente, é o mês mais chuvoso na região, com índice pluviométrico de 313,8 mm.
Já na região central de Rondônia a chuva foi impiedosa. Foram registrados 355,6 mm em uma estação particular e na PCD (Plataforma de Coleta de Dados), sob responsabilidade da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental) instalada em uma faculdade particular da cidade. A média de chuvas durante o mês de fevereiro em Ji-Paraná é de 317,5 mm, sendo que o mês mais chuvoso, segundo a climatologia, é janeiro, com 327,5 mm.
Em Cacoal, outro ponto de coleta de dados do INMET acusou para 359,8 mm em fevereiro. A média de chuvas na região é de 320,1 mm, sendo janeiro, tradicionalmente, o mês mais chuvoso, com 333,2 mm. O destaque para Cacoal fica com o volume elevado de chuva acumulado em 24 horas registrado no dia 9 de fevereiro, com 121,0 mm. Durante esta tempestade, grande parte da cidade foi castigada pelas enchentes.
No Cone Sul, a chuva ficou abaixo da média. Em Vilhena, a estação automática do INMET registrou 248,2 mm, contra 303,9 mm esperados para fevereiro. Em Vilhena, normalmente o mês mais chuvoso é janeiro, com climatologia de 334,3 mm.
Na fronteira oeste também choveu abaixo da média. O volume registrado na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) em Guajará-Mirim foi de 280,8 mm. A média de chuvas em Guajará durante o mês de fevereiro é de 299,0 mm, sendo este, o mês mais chuvoso na região.
Os dados de climatologia são do INMET, que obedece a um prazo mínimo de 30 anos para validar o clima de uma determinada região. A atual climatologia consistente em dados observados entre 1960 e 1991.
Dados: INMET REDEMET SEDAM
Fonte: De olho no tempo
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)