Segunda-feira, 7 de abril de 2008 - 07h11
A área alagada na Bolívia começa a interferir também do lado brasileiro. O nível do rio Mamoré subiu mais de dois metros e parte de Guajará-Mirim está alagada.
Daniel Panobianco – A enchente na Bolívia provoca o caos em solo rondoniense. O nível do rio Mamoré está até dois metros acima da média – segundo informações da Aduana brasileira – em Guajará-Mirim. As águas do Mamoré invadiram há uma semana, parte da cidade alagando diversas casas e estabelecimentos comerciais.
Desde a última sexta-feira (04), a enchente está mais severa alagando parte dos bairros Tamandaré, Cristo Rei e Triângulo. A situação é mais critica neste último onde há pessoas desabrigadas. Em alguns pontos, o nível da água subiu tanto que só é possível enxergar o telhado das casas submerso.
A enchente na Bolívia ocorre em uma área de depressão. Desde dezembro do ano passado chove demasiadamente na área e os impactos de uma enchente em Rondônia poderiam ser seguramente alertados, se houvesse boa vontade dos centros de pesquisas locais em monitorar e alertar a população. 
Não é de agora que o assunto enchente no Mamoré está em pauta e até o momento, ninguém fez alerta de nada para a região, onde a população, principalmente a mais carente, sofre agora.
A situação também é critica e calamitosa em Pimenteiras do Oeste. Mesmo após ter caído no conhecimento da imprensa de âmbito nacional, nenhum órgão de pesquisas de Rondônia teve a capacidade e boa vontade de acompanhar o sofrimento da população local. E ainda assim, quando as imagens são expostas ao público comprovando a severidade do evento, o máximo que fazem é procurar maneiras de criar intriga e confusão a partir da imprensa local.
Em Pimenteiras, a situação é tão grave, que o Estado de Calamidade Pública deve se estender por mais algumas semanas, pois a constante subida do rio Santa Cruz, que acompanha o nível de mais de 7 metros do rio Guaporé, já dura uma semana e até agora não baixou. Ontem, o nível do Guaporé atingiu a maior
marca do ano até agora, 7,19 metros, segundo dados da estação telemétrica de ANA (Agência Nacional de Águas).
A boa noticia é que as chuvas já cessaram em Rondônia e na Bolívia, o que deve amenizar os efeitos e estragos da enchente nos rios Guaporé e Mamoré nos próximos dias.
Dados: ANA – Earth Observatory – Prefeitura Municipal de Pimenteiras do Oeste – Aduana/Guajará-Mirim
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho
A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho
As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados
A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho
O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove
Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)