Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cerca de 300 propriedades rurais estão alagadas entre Presidente Médici e Ji-Paraná



Com o nível estabilizado, o rio Machado ainda preocupa, pois a previsão de chuva se mantém. Grande parte de sítios, chácaras e fazendas estão alagadas em um raio de 10 km do leito do rio.

Daniel Panobianco – A enchente no rio Machado não castiga somente a população urbana de Ji-Paraná. No interior do município, a situação é de calamidade. A cheia foi tamanha, que diversas propriedades rurais em diferentes linhas às margens do rio estão submersas. Córregos, igarapés e riachos transbordaram e agora apresentam o chamado "refluxo", quando a água do rio invade o córrego levando a correnteza para o sentido oposto.

Ainda que preliminares, a contagem de propriedades inundadas é preocupante. Os pontos mais críticos são sítios e fazendas próximos ao encontro do rio Riachuelo, com o Machado próximo a rodovia RO-480. Em alguns pontos, o nível da água engoliu estradas e pontes. Na Linha-96, na mesma região, a força da correnteza foi tamanha, que troncos de árvores ficaram entrelaçados junto à ponte tapando a passagem de água. No final da tarde desta quarta-feira (25), funcionários de fazendas vizinhas usavam máquinas para desobstruir a passagem da água.

Em chácaras situadas próximo a Gleba G, sentido Distrito de Nova Londrina, o nível da água inundou pastos, galpões e até algumas casas. Moradores improvisam agora, barcos para sair de casa.

No setor de chácaras e sítios próximos ao bairro Dom Bosco, o nível do rio Machado engoliu todos os córregos mantendo a água parada entre as valas. No inicio da noite, outras propriedades continuavam a ser alagadas.

A situação também é calamitosa em propriedades às margens do rio Urupá, que deságua no Machado. Linhas e passagens de veículos foram tomadas pela enchente e em alguns locais, não é mais possível trafegar.

Em Presidente Médici, a enchente também provoca o mesmo caos. Sítios e algumas fazendas, distantes até 10 km do leito do rio estão alagadas através da cheia dos córregos. Pecuaristas retiram o gado às pressas levando os mesmos para locais mais elevados.

Fonte: De olho no tempo

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)