Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Centro de Reabilitação realiza atividades de inclusão com escolas municipais


 
Superando as limitações físicas e emocionais, como a falta de acessibilidade, de amor e compreensão, os alunos do Centro Municipal de Reabilitação Ensina-me a Viver participam desde segunda-feira da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, de 23 a 27 de agosto, com diversas atividades de inclusão nas escolas de ensino regular da rede municipal.

Atualmente o Centro de Reabilitação atende em média 80 alunos com deficiências intelectuais, múltiplas, físicas com transtorno global do desenvolvimento, sensorial e outras.

As atividades começaram na escola Hermógenes Nogueira. O evento promovido em conjunto com as escolas de ensino regular, tem como proposta abrir espaços de reflexão para os docentes e de socialização aos alunos com deficiência.

Como parte da programação os alunos assistiram a danças, teatros e participaram de brincadeiras. Para a diretora do Centro de Reabilitação, Claudete Lourenço, essa interação é importantíssima porque a sociedade ainda não está pronta para receber de maneira apropriada a pessoa com deficiência. “Esse contato com alunos das escolas municipais ajuda a quebrar o medo e auxilia no contato, ajudando na sua inserção nos contextos, social, cultural e educacional.

No segundo dia as atividades de inclusão aconteceram entre alunos da escola Antonio Donadon e Centro de Reabilitação onde a alegria e euforia foram contagiantes. Mesmo com tantas barreiras e limitações como a de estarem numa cadeira de rodas, os alunos do Centro se divertiram muito. A direção da escola e professores da Antonio foram criativos e coerentes na escolha das atividades e brincadeiras, que pudessem promover uma comunhão entre as crianças.

Além do teatro o colégio montou uma sala toda caracterizada, que durantes alguns minutos se tornou uma discoteca.

A diretora Eliane Denise disse que no ano passado os alunos da escola foram visitar o Centro de Reabilitação, esse ano eles vieram retribuir a visita. “Vamos continuar com essa interação até que nos tornemos amigos inseparáveis”, salientou a diretora.

A programação referente à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla continua até hoje, sexta-feira, 27, em todo o Brasil.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)