Sexta-feira, 27 de agosto de 2010 - 10h11
Superando as limitações físicas e emocionais, como a falta de acessibilidade, de amor e compreensão, os alunos do Centro Municipal de Reabilitação Ensina-me a Viver participam desde segunda-feira da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, de 23 a 27 de agosto, com diversas atividades de inclusão nas escolas de ensino regular da rede municipal.
Atualmente o Centro de Reabilitação atende em média 80 alunos com deficiências intelectuais, múltiplas, físicas com transtorno global do desenvolvimento, sensorial e outras.
As atividades começaram na escola Hermógenes Nogueira. O evento promovido em conjunto com as escolas de ensino regular, tem como proposta abrir espaços de reflexão para os docentes e de socialização aos alunos com deficiência.
Como parte da programação os alunos assistiram a danças, teatros e participaram de brincadeiras. Para a diretora do Centro de Reabilitação, Claudete Lourenço, essa interação é importantíssima porque a sociedade ainda não está pronta para receber de maneira apropriada a pessoa com deficiência. “Esse contato com alunos das escolas municipais ajuda a quebrar o medo e auxilia no contato, ajudando na sua inserção nos contextos, social, cultural e educacional.
No segundo dia as atividades de inclusão aconteceram entre alunos da escola Antonio Donadon e Centro de Reabilitação onde a alegria e euforia foram contagiantes. Mesmo com tantas barreiras e limitações como a de estarem numa cadeira de rodas, os alunos do Centro se divertiram muito. A direção da escola e professores da Antonio foram criativos e coerentes na escolha das atividades e brincadeiras, que pudessem promover uma comunhão entre as crianças.
Além do teatro o colégio montou uma sala toda caracterizada, que durantes alguns minutos se tornou uma discoteca.
A diretora Eliane Denise disse que no ano passado os alunos da escola foram visitar o Centro de Reabilitação, esse ano eles vieram retribuir a visita. “Vamos continuar com essa interação até que nos tornemos amigos inseparáveis”, salientou a diretora.
A programação referente à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla continua até hoje, sexta-feira, 27, em todo o Brasil.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e
Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)