Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Centro de Reabilitação realiza atividades de inclusão com escolas municipais


 
Superando as limitações físicas e emocionais, como a falta de acessibilidade, de amor e compreensão, os alunos do Centro Municipal de Reabilitação Ensina-me a Viver participam desde segunda-feira da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, de 23 a 27 de agosto, com diversas atividades de inclusão nas escolas de ensino regular da rede municipal.

Atualmente o Centro de Reabilitação atende em média 80 alunos com deficiências intelectuais, múltiplas, físicas com transtorno global do desenvolvimento, sensorial e outras.

As atividades começaram na escola Hermógenes Nogueira. O evento promovido em conjunto com as escolas de ensino regular, tem como proposta abrir espaços de reflexão para os docentes e de socialização aos alunos com deficiência.

Como parte da programação os alunos assistiram a danças, teatros e participaram de brincadeiras. Para a diretora do Centro de Reabilitação, Claudete Lourenço, essa interação é importantíssima porque a sociedade ainda não está pronta para receber de maneira apropriada a pessoa com deficiência. “Esse contato com alunos das escolas municipais ajuda a quebrar o medo e auxilia no contato, ajudando na sua inserção nos contextos, social, cultural e educacional.

No segundo dia as atividades de inclusão aconteceram entre alunos da escola Antonio Donadon e Centro de Reabilitação onde a alegria e euforia foram contagiantes. Mesmo com tantas barreiras e limitações como a de estarem numa cadeira de rodas, os alunos do Centro se divertiram muito. A direção da escola e professores da Antonio foram criativos e coerentes na escolha das atividades e brincadeiras, que pudessem promover uma comunhão entre as crianças.

Além do teatro o colégio montou uma sala toda caracterizada, que durantes alguns minutos se tornou uma discoteca.

A diretora Eliane Denise disse que no ano passado os alunos da escola foram visitar o Centro de Reabilitação, esse ano eles vieram retribuir a visita. “Vamos continuar com essa interação até que nos tornemos amigos inseparáveis”, salientou a diretora.

A programação referente à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla continua até hoje, sexta-feira, 27, em todo o Brasil.

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam