Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Centro de Reabilitação realiza atividades de inclusão com escolas municipais


 
Superando as limitações físicas e emocionais, como a falta de acessibilidade, de amor e compreensão, os alunos do Centro Municipal de Reabilitação Ensina-me a Viver participam desde segunda-feira da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, de 23 a 27 de agosto, com diversas atividades de inclusão nas escolas de ensino regular da rede municipal.

Atualmente o Centro de Reabilitação atende em média 80 alunos com deficiências intelectuais, múltiplas, físicas com transtorno global do desenvolvimento, sensorial e outras.

As atividades começaram na escola Hermógenes Nogueira. O evento promovido em conjunto com as escolas de ensino regular, tem como proposta abrir espaços de reflexão para os docentes e de socialização aos alunos com deficiência.

Como parte da programação os alunos assistiram a danças, teatros e participaram de brincadeiras. Para a diretora do Centro de Reabilitação, Claudete Lourenço, essa interação é importantíssima porque a sociedade ainda não está pronta para receber de maneira apropriada a pessoa com deficiência. “Esse contato com alunos das escolas municipais ajuda a quebrar o medo e auxilia no contato, ajudando na sua inserção nos contextos, social, cultural e educacional.

No segundo dia as atividades de inclusão aconteceram entre alunos da escola Antonio Donadon e Centro de Reabilitação onde a alegria e euforia foram contagiantes. Mesmo com tantas barreiras e limitações como a de estarem numa cadeira de rodas, os alunos do Centro se divertiram muito. A direção da escola e professores da Antonio foram criativos e coerentes na escolha das atividades e brincadeiras, que pudessem promover uma comunhão entre as crianças.

Além do teatro o colégio montou uma sala toda caracterizada, que durantes alguns minutos se tornou uma discoteca.

A diretora Eliane Denise disse que no ano passado os alunos da escola foram visitar o Centro de Reabilitação, esse ano eles vieram retribuir a visita. “Vamos continuar com essa interação até que nos tornemos amigos inseparáveis”, salientou a diretora.

A programação referente à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla continua até hoje, sexta-feira, 27, em todo o Brasil.

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: