Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Centro de Pesquisa e Museu de Presidente Medici-RO, recebe apoio do IPHAN



Centro de Pesquisa e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, em Presidente Médici, recebe melhorias com apoio do IPHAN

O Centro de Pesquisa e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia - Cpmraro, resultado da parceria entre IPHAN e Prefeitura de Presidente Médici, está recebendo diversas melhorias em sua estrutura, Centro de Pesquisa e Museu de Presidente Medici-RO, recebe apoio do IPHAN - Gente de Opiniãopara permitir que a comunidade usufrua das suas dependências e os seus técnicos possam realizar o trabalho de proteção ao Patrimônio Arqueológico da região de forma mais efetiva.

O Centro foi criado visando fomentar a preservação do Patrimônio Cultural da região centro-leste de Rondônia, que demonstra possuir um altíssimo potencial arqueológico. Porém, a parceria não findou apenas na sua criação. O IPHAN, como órgão fiscalizador e gestor do Patrimônio Cultural do Brasil, destinou algumas medidas compensatórias para beneficiar o Centro de Pesquisa e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, como foi o caso da Linha de Transmissão 230 KV Jauru (MT) – Vilhena (RO) cujo empreendimento, que ocasionou impacto aos sítios arqueológicos da região, teve como local indicado para guarda do material arqueológico o CPMRARO numa iniciativa do IPHAN/RO em viabilizar a permanência do material o mais próximo possível do seu local de origem.

A empresa Jauru Transmissora de Energia S.A. se dispôs a realizar as indicações contidas no Projeto Museológico e Museográfico criado exclusivamente para beneficiar o Centro. O projeto, que contempla a guarda do material; realização de oficinas de capacitação; exposição itinerante e a criação de material educativo sobre a exposição, também prevê a aquisição de materiais permanentes como GPS, máquinas fotográficas digitais, termo-higrômetros, computador e impressora e adequações estruturais no edifício do referido Museu com a reconstrução dos banheiros e a instalação de climatização adequada com o fechamento do jardim interno com vidros.

Para o Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna, "através das medidas compensatórias, o IPHAN visa mitigar os prejuízos que a União terá quanto ao seu Patrimônio Arqueológico, viabilizando os investimentos na área cultural, dando suporte ao acervo do material resgatado no empreendimento, assim como outros objetos que virão e farão uso das dependências do Centro." Segundo Bertagna, " a Constituição de 1988 indica que, tanto os direitos culturais, bem como o acesso às fontes culturais, são direitos fundamentais que devem ser garantidos pelo Estado. Assim, no âmbito dos recursos que o IPHAN utiliza para a proteção do Patrimônio Cultural brasileiro, encontra-se o de Medidas Compensatórias. E no caso de Pres. Médici tivemos também a atuação decisiva do prefeito José Ribeiro, que sempre se empenhou na viabilização do projeto."

As melhorias no Centro de Pesquisa e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, em Presidente Médici, afetarão positivamente, não apenas os bens arqueológicos, mas também a própria comunidade que usufrui das dependências e fazem jus ao Patrimônio Cultural da União.


Fonte:  Ascom/IPHAN

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam