Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cassol e Carlos Magno buscam solução para Vilhena


O senador Ivo Cassol e o deputado federal Carlos Magno reuniram-se ontem, terça-feira (26) em Brasília com o diretor de Patrimônio do Exército, general Lauro Pires da Silva, para buscar uma solução definitiva para a regularização fundiária dos produtores rurais de Vilhena estabelecidos no Setor Chacareiro, bairro que congrega os pequenos produtores de hortifrutigranjeiros locais.

A regularização fundiária do Setor já se arrasta há anos, visto que a área pertence à União e encontra-se sob domínio do Exército Brasileiro, que lá possui um campo de treinamento e é, portanto, detentor legal do direito de usufruto do terreno. Ocorre que dezenas de produtores rurais ocuparam o local há muitos anos e reivindicam a posse das terras, uma vez que lá se estabeleceram, fizeram benfeitorias, produzem alimentos e comercializam para todo o Cone Sul e alguns até para a capital, mas não possuem o título de suas propriedades.

Cassol e Carlos Magno ouviram do general Lauro, responsável pelas terras do Exército, que o processo de legalização encontra-se na Secretaria de Patrimônio da União, órgão que dará a palavra final sobre como proceder no caso como o de Vilhena. “Os produtores dependem da legalização das terras para obterem crédito e, consequentemente, produzirem mais, já que poderão adquirir máquinas e implementos com juros subsidiados, sem contar na segurança de ter a propriedade registrada em seu nome”, argumentou Cassol com a concordância de Magno e do general Lauro.

O deputado Carlos Magno confirmou que estará em Vilhena nesta quinta e sexta-feira próximas quando se reunirá com o prefeito José Rover para buscar uma solução definitiva para o setor chacareiro, um dos principais polos de produção agrícola do estado e principal abastecedor de hortifrutis do Cone Sul.

Fonte: Marco Antônio

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)