Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cassol e Cahulla prestigiam congresso da Cemaderon


 
Na manhã do último sábado o governador Ivo Cassol e o vice João Cahulla, acompanhados do secretário sub-chefe da Casa Civil, Nilton Capixaba, dos deputados estaduais Walter Araújo e Maurão de Carvalho, estiveram em Cacoal, na 45ª Assembléia Geral Ordinária da Igreja Assembléia de Deus, onde foram recepcionados pelos pastores Nelson Luchtenberg (presidente) e Joel Holder (vice), além de outros 1.000 pastores de igrejas de todos os municípios do estado, presbíteros e evangelizadores presentes ao congresso. 

Cassol agradeceu o convite, dizendo ser uma honra, tanto para ele quanto para Cahulla, estar presente ao mais importante evento daquela congregação. “Nós governamos o estado pensando no bem de todas as pessoas, independente de suas religiões ou crenças. Todos podem ficar tranqüilos quanto aos rumos do estado a partir de abril quando o Cahulla assumir o governo no meu lugar, ele vai continuar com os mesmos projetos, com a mesma determinação e no mesmo rumo”, disse Cassol no auditório da Cemaderon completamente lotado.

Governador e vice entregam viaturas à Polícia Civil, deputados e pastores visitam as obras do Hospital Regional

Aproveitando a oportunidade, já que iriam mesmo visitar de surpresa as obras do Hospital Regional, Cassol e Cahulla convidaram os presentes na Assembléia para conhecerem as obras do novo Hospital Regional de Cacoal, que encontram-se em fase de conclusão. 

Aproximadamente 250 pastores acompanharam o governador e o vice na vistoria das obras, que mesmo no sábado não parou, com dezenas de operários trabalhando para que a entrega ocorra dentro do prazo estabelecido. 

Antes da visita propriamente dita, o governador e o vice entregaram 3 novas viaturas (2 VW Gol e uma Parati) equipadas e caracterizadas para a Polícia Civil de Cacoal. Estas viaturas já estão a serviço do combate á criminalidade na região. 

Após a rápida solenidade, a comitiva percorreu os corredores do Hospital, recebendo informações detalhadas sobre onde funcionariam as alas e os serviços que serão oferecidos à população. 

Hospital Regional: grande em números e importância para a população

O Hospital Regional de Cacoal começou a ser construído em 1990, mas a obra ficou parada durante várias administrações por conta de erros de projeto e embargos judiciais devido à superfaturamento. Retomada na atual administração do estado com recursos das compensações ambientais da construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira para a área da saúde, os números do novo hospital são superlativos em todas as áreas: possui uma área construída de 19.000 metros quadrados, num terreno de 40.000 metros. 

O sub-chefe da Casa Civil, Nilton Capixaba, explicou à comitiva que o novo hospital terá 8 centros cirúrgicos, 30 leitos de U.T.I. e mais 160 leitos para internação, ala pediátrica, laboratórios de análises clínicas e exames de alta complexidade, como ultrassonografia e tomografia computadorizada, além de central geradora de oxigênio, poços artesianos, auditório para 300 pessoas, capela, cozinha industrial, salas de aulas para residentes e alunos estagiários de medicina e enfermagem e uma central geradora de energia elétrica com capacidade de 2.500 kVA, suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Chupinguaia, por exemplo, e será totalmente climatizado, inclusive o Pronto Socorro, que fará o atendimento de urgência e emergência. 

Quando estiver funcionando em plena capacidade deverá empregar cerca de 1.500 funcionários diretos, entre funcionários administrativos e da área de saúde, além de fornecedores diversos na prestação de serviços. 

Cassol explicou aos pastores, enquanto caminhavam pelos corredores, que é grande a preocupação do Governo do Estado em concluir o hospital devido à superlotação dos hospitais da capital e a dificuldade de deslocamento dos pacientes do interior, que muitas vezes não chegam com vida para receber o atendimento que precisam. “Ainda estamos dependendo do Ministério da Saúde que ficou de nos repassar R$ 36 milhões para a compra dos equipamentos e até agora só repassou menos de R$ 12 milhões. O restante dos recursos já estão assegurados, estamos inclusive remanejando os servidores que irão trabalhar aqui e devemos inaugurar a obra no final de março e sem dever um centavo à banco ou quem quer que seja”, disse Cassol entusiasmado. 

Ao final da visita o pastor Geraldo B. de Lima, da igreja Assembléia de Deus de Alvorada do Oeste, fez uma oração pedindo bênçãos “às novas instalações, aos funcionários e aos governantes pela iniciativa de tão importante obra para o povo de Rondônia, onde certamente milhares de vidas serão salvas”. 

Após a visita toda a comitiva retornou à sede da igreja em Cacoal onde almoçaram. O governador Ivo Cassol dirigiu-se então à Rolim de Moura e em seguida a Ariquemes, onde participaria à noite de uma festa de formatura da Faculdade Integrada de Ariquemes – FIAR, e da Corrida de Jericos no domingo, em Alto Paraíso. Cahulla retornou à capital para prestigiar a abertura do Carnaval e no domingo também estaria na Corrida de Jericos de Alto Paraíso. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Nova sala de ballet é inaugurada na praça CEU em Porto Velho

Em um evento emocionante e cheio de sorrisos, a população de Porto Velho conferiu de perto a transformação da sala de ballet da Praça CEU, durante a a

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)