Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cassol e Cahulla no interior em maratona de solenidades


 
Nova União, Tarilândia (distrito de Jaru), Mirante da Serra e Urupá receberam a visita do governador Ivo Cassol e do vice João Cahulla neste sábado (27), durante solenidades de entrega de sementes de feijão, academias de ginástica para a 3ª idade e kits esportivos, cumprindo mais uma etapa da maratona da agenda oficial. 

Em Nova União a comitiva oficial, que contava com a presença dos deputados estaduais Silvernani Santos e Luizinho Goebbel, além do secretário de Agricultura Carlos Magno, foi recebida pelo prefeito Luis Gomes e vereadores, além de uma grande número de populares que lotou o plenário da Câmara de Vereadores para ouvir os discursos e testemunharem a entrega dos benefícios. Lá foram entregues 7 toneladas de sementes de feijão, padaria popular, kits esportivos para escolinha de futebol e uma academia completa para idosos, que será instalada na praça. 

O vice-governador João Cahulla, em seu discurso, confirmou para o fim de março, após as chuvas, o início das obras de recapeamento com asfalto usinado à quente na RO-470, que liga Nova União à BR-364 e encontra-se em más condições de trafegabilidade, e cujo contrato já está assinado, esperando apenas o fim das chuvas para ser iniciado. Cahulla também confirmou a conclusão das obras da Ciretran local e do escritório do Idaron, antigas aspirações daquela comunidade. 

De Nova União a comitiva seguiu para Tarilândia, distrito de Jaru, importante produtor agrícola do estado. Tarilândia é maior que vários municípios do estado e há muito tempo luta pela emancipação político-administrativa. Lá foram entregues mais seis toneladas de sementes de feijão e kits esportivos da secretaria de Ação Social – SEAS, mas o ponto alto da solenidade foi o anúncio do início das obras de asfaltamento dos 90 quilômetros entre o distrito e a BR-364, com previsão de início para o mês de abril próximo. 

Cahulla reafirma: “minha administração será uma seqüência da atual” 

Após almoçar em Tarilândia, Cassol, Cahulla e o restante da comitiva seguiram para Mirante da Serra, terceiro compromisso do dia onde, recepcionados pelo vice-prefeito Jandir Gonzaga de Melo na quadra da Escola dos Migrantes, mais uma vez entregaram sementes selecionadas de feijão, (15 toneladas - Mirante é um dos principais produtores do estado), padaria popular, kits esportivos e academia da 3ª idade para os idosos daquela comunidade. 

Em Mirante aconteceu também a entrega de um automóvel VW Gol totalmente equipado para a Polícia Civil, com destaque para a grande quantidade de agricultores que compareceram à solenidade mesmo com o horário próximo ao almoço em pleno sábado. Lá, mais uma vez Cahulla reiterou que sua administração frente ao executivo estadual, a partir de abril, será uma continuidade da atual, com todo apoio ao homem do campo e prioridade para as estradas que levam a saúde, a educação e o escoamento da safra agrícola, que quebra recordes seguidos de produção (feijão aumentou a produção em 37%). 

Em Urupá, último compromisso dia, Cassol e Cahulla foram recebidos pelo prefeito Célio de Jesus e pelo deputado estadual Edson Martins. Lá repetiram o ritual de entrega de sementes de feijão, padaria popular, kits esportivos e academia de ginástica para a 3ª idade aos moradores do município, além da inauguração da reforma do escritório local da Emater, que passou a contar com um prédio amplo e funcional que vai atender melhor os produtores rurais de Urupá e oferecer aos servidores mais comodidade e funcionalidade aos servidores. Ao final da solenidade a dupla sertaneja Monte Negro e Boiadeiro fez uma apresentação que foi muito aplaudida pelos presentes. 

Praticamente todas as solenidades tiveram um tom de despedida para o governador Ivo Cassol, que agradeceu a confiança depositada em sua administração nos últimos sete anos e dois meses, frisando que aquela era a última vez que ia àqueles municípios como governador, uma vez que no final do próximo mês irá se afastar do cargo em virtude da legislação eleitoral, assumindo em seu lugar o vice-governador João Cahulla. “Vocês podem ficar sossegados com o destino do estado nas mãos do Cahulla a partir de abril. Ele está ao meu lado há 14 anos, desde a minha primeira eleição como prefeito de Rolim de Moura, e nunca me decepcionou, nunca me deixou em má situação e é de minha absoluta confiança, por isso eu saio do governo absolutamente tranqüilo que Rondônia vai ficar em boas mãos”, disse em diversas oportunidades.

Programa Comunidade Ativa da Secretaria de Ação Social 

Segundo a secretária de Ação Social, Tânia Pires, a implantação das academias de ginástica faz parte do Programa Comunidade Ativa, que contempla todas as faixas etárias com atividades físicas monitoradas, o que proporcionará uma significativa melhora na qualidade de vida da população e assegurando o que preconiza o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). 

Foram adquiridas 55 academias, somando um valor de R$ 489.500,00. Mas, para que seja dada a atenção adequada, foram solicitadas mais 14 academias. O investimento total em academias (69 no total), é de R$ 614.100,00. 

Cada academia é composta de 17 aparelhos diferentes, em cada aparelho podem exercitar-se duas pessoas simultaneamente, com instruções explicativas em todos os aparelhos. Todas as Secretarias Regionais já receberam os equipamentos, que estão sendo distribuídos aos clubes de idosos, secretarias municipais de Ação Social e Prefeituras dos 52 municípios do estado.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce