Quarta-feira, 9 de janeiro de 2008 - 21h23
Em entrevista à uma rádio de Pimenta Bueno e retransmitida pela Rádio Club Cidade, o governador Ivo Cassol analisou a situação provocada pelo estouro da barragem.
Como profundo conhecedor do assunto, Cassol atribuiu o rompimento da barragem a economia de material na construção da usina e diz acreditar que a usina da Eletrogóes, no Vale do Apertado, suporte o volume de água que está se aproximando.
Suportando, haverá alagamentos em Pimenta Bueno e distrito do Riozinho, em Cacoal, porém, nada catastrófico.
Cassol acredita que a barragem da Eletrogóes suporte, em função da topografia do local, havendo uma área plana de cinco quilometros de largura, antes da barragem e nesta área a água se espalhará para os lados, diminuindo o impacto.
Caso a barragem não suporte, o que é muito pouco provável, ai sim teríamos uma verdadeira catástrofe em Pimenta Bueno.
O governador prometeu utilizar toda a legislação disponível para responsabilizar os culpados pela tragédia.
Em função dos obstáculos naturais, torna-se impossivel precisar o horário que a água atingirá Pimenta Bueno. Enquanto uns falam em 23 horas, outros calculam por volta de 5 horas da manhã, sem que haja qualquer lógica nas previsões, em virtude de ser impossivel acompanhar a tromba d´agua durante a noite.
As autoridades pedem a todos que estejam nas margens dos rios Pimenta, Melgaço ou Machado, que se afastam de local, buscando lugar com pelo menos 10 metros acima do nível do rio.
Verdadeira multidão se aglomera nas pontes a espera da água e as autoridades pedem que esse pessoal vá para suas casas, até mesmo porque estão em local de risco, considerando que em qualquer circunstância a água certamente cobrirá as pontes.
Autoridades estão dando informações ao vivo através da Rádio Club Cidade e para ouvir basta clicar no ícone da Club Cidade na página inicial.
Fonte: CacoalRO
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)