Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cassol atribui o rompimento a economia de material


Em entrevista à uma rádio de Pimenta Bueno e retransmitida pela Rádio Club Cidade, o governador Ivo Cassol analisou a situação provocada pelo estouro da barragem.

Como profundo conhecedor do assunto, Cassol atribuiu o rompimento da barragem a economia de material na construção da usina e diz acreditar que a usina da Eletrogóes, no Vale do Apertado, suporte o volume de água que está se aproximando.

Suportando, haverá alagamentos em Pimenta Bueno e distrito do Riozinho, em Cacoal, porém, nada catastrófico.

Cassol acredita que a barragem da Eletrogóes suporte, em função da topografia do local, havendo uma área plana de cinco quilometros de largura, antes da barragem e nesta área a água se espalhará para os lados, diminuindo o impacto.

Caso a barragem não suporte, o que é muito pouco provável, ai sim teríamos uma verdadeira catástrofe em Pimenta Bueno.

O governador prometeu utilizar toda a legislação disponível para responsabilizar os culpados pela tragédia.

Em função dos obstáculos naturais, torna-se impossivel precisar o horário que a água atingirá Pimenta Bueno. Enquanto uns falam em 23 horas, outros calculam por volta de 5 horas da manhã, sem que haja qualquer lógica nas previsões, em virtude de ser impossivel acompanhar a tromba d´agua durante a noite.

As autoridades pedem a todos que estejam nas margens dos rios Pimenta, Melgaço ou Machado, que se afastam de local, buscando lugar com pelo menos 10 metros acima do nível do rio.

Verdadeira multidão se aglomera nas pontes a espera da água e as autoridades pedem que esse pessoal vá para suas casas, até mesmo porque estão em local de risco, considerando que em qualquer circunstância a água certamente cobrirá as pontes.

Autoridades estão dando informações ao vivo através da Rádio Club Cidade e para ouvir basta clicar no ícone da Club Cidade na página inicial.

Fonte: CacoalRO

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento