Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cartão do SUS: Prefeitura realiza mutirão em Jacy Paraná


 
A prefeitura de Porto Velho realizou mutirão no distrito de Jacy-Paraná, a 90 quilômetros da capital, sentido Acre, com objetivo de disponibilizar o Cartão do SUS para os moradores daquela localidade. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da coordenação municipal do Cartão do SUS. Cerca de 500 pessoas compareceram à unidade de saúde do distrito para se cadastrar.

Conforme a coordenadora municipal do Cartão do SUS, Cáris Regina Valência, o número de pessoas atendidas em Jacy foi considerado baixo, pois a expectativa era fazer pelo menos dois mil cadastramentos. “Esse foi um dia especial, mas as pessoas continuarão sendo atendidas diariamente na unidade de saúde local”, explicou Caris Regina. O trabalho foi realizado das 9 às 15 horas do último sábado (7).

O Cartão do SUS, de acordo com Caris Regina, é o CPF da saúde no Brasil, já que se trata de um cadastro nacional das pessoas que recebem atendimento nas unidades públicas de saúde em todo o país. “Atualmente, todo atendimento é feito por meio do Cartão do SUS. Se o paciente não tiver, terá que fazer”, infirmou.

Ela acrescentou que a pessoa de posse do cartão facilita e também facilita o próprio atendimento. “É um instrumento obrigatório”, enfatizou. A coordenadora destacou que Porto Velho já tem 75% de cobertura do Cartão do SUS, graças à iniciativa da prefeitura, por meio dos profissionais em todas as unidades de saúde municipais. A meta, no entanto, é atingir 100% da população. “O Cartão do SUS é um benefício do Governo Federal para todas as pessoas, independente de classe social. Com esse instrumento, o atendimento ficará mais fácil em qualquer unidade do Município ou do Estado”, comentou.

Documentos necessários

Caris Regina explica que para se cadastrar e adquirir o Cartão do SUS é muito fácil. “Basta procurar qualquer unidade de saúde de Porto Velho portando original e xérox do RG, CPF ou qualquer documento de identificação, além do comprovante de residência”, disse. Nos distritos ao longo da BR-364, além do atendimento nas unidades, o Cartão do SUS será emitido pelos agentes comunitários de saúde e pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Na região do Baixo Madeira, o atendimento aos ribeirinhos será feito pelo Barco Hospital.

A cada viagem, segundo Caris Regina, haverá uma equipe de profissionais para cadastrar os moradores e emitir o cartão.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)