Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cartão do SUS: Prefeitura realiza mutirão em Jacy Paraná


 
A prefeitura de Porto Velho realizou mutirão no distrito de Jacy-Paraná, a 90 quilômetros da capital, sentido Acre, com objetivo de disponibilizar o Cartão do SUS para os moradores daquela localidade. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da coordenação municipal do Cartão do SUS. Cerca de 500 pessoas compareceram à unidade de saúde do distrito para se cadastrar.

Conforme a coordenadora municipal do Cartão do SUS, Cáris Regina Valência, o número de pessoas atendidas em Jacy foi considerado baixo, pois a expectativa era fazer pelo menos dois mil cadastramentos. “Esse foi um dia especial, mas as pessoas continuarão sendo atendidas diariamente na unidade de saúde local”, explicou Caris Regina. O trabalho foi realizado das 9 às 15 horas do último sábado (7).

O Cartão do SUS, de acordo com Caris Regina, é o CPF da saúde no Brasil, já que se trata de um cadastro nacional das pessoas que recebem atendimento nas unidades públicas de saúde em todo o país. “Atualmente, todo atendimento é feito por meio do Cartão do SUS. Se o paciente não tiver, terá que fazer”, infirmou.

Ela acrescentou que a pessoa de posse do cartão facilita e também facilita o próprio atendimento. “É um instrumento obrigatório”, enfatizou. A coordenadora destacou que Porto Velho já tem 75% de cobertura do Cartão do SUS, graças à iniciativa da prefeitura, por meio dos profissionais em todas as unidades de saúde municipais. A meta, no entanto, é atingir 100% da população. “O Cartão do SUS é um benefício do Governo Federal para todas as pessoas, independente de classe social. Com esse instrumento, o atendimento ficará mais fácil em qualquer unidade do Município ou do Estado”, comentou.

Documentos necessários

Caris Regina explica que para se cadastrar e adquirir o Cartão do SUS é muito fácil. “Basta procurar qualquer unidade de saúde de Porto Velho portando original e xérox do RG, CPF ou qualquer documento de identificação, além do comprovante de residência”, disse. Nos distritos ao longo da BR-364, além do atendimento nas unidades, o Cartão do SUS será emitido pelos agentes comunitários de saúde e pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Na região do Baixo Madeira, o atendimento aos ribeirinhos será feito pelo Barco Hospital.

A cada viagem, segundo Caris Regina, haverá uma equipe de profissionais para cadastrar os moradores e emitir o cartão.

Fonte:  Augusto José
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce