Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cartão do SUS: Prefeitura realiza mutirão em Jacy Paraná


 
A prefeitura de Porto Velho realizou mutirão no distrito de Jacy-Paraná, a 90 quilômetros da capital, sentido Acre, com objetivo de disponibilizar o Cartão do SUS para os moradores daquela localidade. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da coordenação municipal do Cartão do SUS. Cerca de 500 pessoas compareceram à unidade de saúde do distrito para se cadastrar.

Conforme a coordenadora municipal do Cartão do SUS, Cáris Regina Valência, o número de pessoas atendidas em Jacy foi considerado baixo, pois a expectativa era fazer pelo menos dois mil cadastramentos. “Esse foi um dia especial, mas as pessoas continuarão sendo atendidas diariamente na unidade de saúde local”, explicou Caris Regina. O trabalho foi realizado das 9 às 15 horas do último sábado (7).

O Cartão do SUS, de acordo com Caris Regina, é o CPF da saúde no Brasil, já que se trata de um cadastro nacional das pessoas que recebem atendimento nas unidades públicas de saúde em todo o país. “Atualmente, todo atendimento é feito por meio do Cartão do SUS. Se o paciente não tiver, terá que fazer”, infirmou.

Ela acrescentou que a pessoa de posse do cartão facilita e também facilita o próprio atendimento. “É um instrumento obrigatório”, enfatizou. A coordenadora destacou que Porto Velho já tem 75% de cobertura do Cartão do SUS, graças à iniciativa da prefeitura, por meio dos profissionais em todas as unidades de saúde municipais. A meta, no entanto, é atingir 100% da população. “O Cartão do SUS é um benefício do Governo Federal para todas as pessoas, independente de classe social. Com esse instrumento, o atendimento ficará mais fácil em qualquer unidade do Município ou do Estado”, comentou.

Documentos necessários

Caris Regina explica que para se cadastrar e adquirir o Cartão do SUS é muito fácil. “Basta procurar qualquer unidade de saúde de Porto Velho portando original e xérox do RG, CPF ou qualquer documento de identificação, além do comprovante de residência”, disse. Nos distritos ao longo da BR-364, além do atendimento nas unidades, o Cartão do SUS será emitido pelos agentes comunitários de saúde e pelas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). Na região do Baixo Madeira, o atendimento aos ribeirinhos será feito pelo Barco Hospital.

A cada viagem, segundo Caris Regina, haverá uma equipe de profissionais para cadastrar os moradores e emitir o cartão.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)