Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Carreata contra as drogas marca abertura de seminário em Presidente Médici



Uma grande carreata é preparada para esta quinta-feira, 27, em Presidente Médici, para marcar a adesão da sociedade daquele município à campanha "Drogas, Não Tolero", de iniciativa do Poder Judiciário Estadual. A concentração dos veículos será em frente ao Parque de Exposições, a partir das 16h30, de onde sairão pela avenida 30 de junho, rua Nova Brasília, passando pelo Quartel da PM até a Prefeitura, onde os participantes farão um abraço simbólico à praça em frente ao Palácio Municipal. Um trio elétrico, comandado pelo radialista Fião Júnior, animará o ato público. Daniel Marques interpretará a música tema campanha, que é de autoria do próprio cantor.

No dia seguinte à carreata será aberto o seminário da campanha, que é destinado a educadores, a estudantes de Direito, assistentes sociais, à família e a todos os interessados em afastar viciados do mundo das drogas. A presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, será uma das palestrantes, com o tema a despenalização do consumo de entorpecentes, prevista pela Lei 11.343/2006, e questionará a descriminalização das drogas leves.

Segundo o coordenador da campanha, Carlos Roberto Rosa Burck, juiz de direito da Comarca de Presidente Médici, o apoio dado pela comunidade ao projeto é fundamental para a batalha que a sociedade trava contra essa chaga social. "Há um engajamento de lideranças comunitárias e empresariais, além de instituições identificadas com a cidadania como a OAB-RO", relata o magistrado.

E é preciso realmente muita gente unida para combater esse mal e os efeitos nocivos às famílias, ao Estado e à sociedade. No Brasil, os custos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas são estimados em 7,9% do PIB por ano, ou seja, cerca de 28 bilhões de dólares, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A assistência especializada no tratamento das drogas ilícitas consome, em contraposição, 0,3% do PIB (Bucher, 1992). 

As internações decorrentes do uso abusivo e da dependência do álcool e outras drogas também comportam importantes custos sociais. Além dos transtornos mentais associados ao uso e abuso de substâncias psicoativas. As Psicoses Alcóolica e por Drogas, bem como as Síndromes de Dependência do Álcool e de outras Drogas são o primeiro motivo de internações psiquiátricas.

"Nosso papel é incentivar a sociedade a protagonizar o enfrentamento das drogas", destaca o juiz que coordena a campanha. Para ele, só a união de todos os setores, das mais diversas classes sociais, será suficiente para discutir, propor e executar ações para combater o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Após estudos técnicos realizados pela Semtran, Prefeitura de Porto Velho anuncia mudança no transporte coletivo

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)