Terça-feira, 25 de agosto de 2009 - 18h46
Uma grande carreata é preparada para esta quinta-feira, 27, em Presidente Médici, para marcar a adesão da sociedade daquele município à campanha "Drogas, Não Tolero", de iniciativa do Poder Judiciário Estadual. A concentração dos veículos será em frente ao Parque de Exposições, a partir das 16h30, de onde sairão pela avenida 30 de junho, rua Nova Brasília, passando pelo Quartel da PM até a Prefeitura, onde os participantes farão um abraço simbólico à praça em frente ao Palácio Municipal. Um trio elétrico, comandado pelo radialista Fião Júnior, animará o ato público. Daniel Marques interpretará a música tema campanha, que é de autoria do próprio cantor.
No dia seguinte à carreata será aberto o seminário da campanha, que é destinado a educadores, a estudantes de Direito, assistentes sociais, à família e a todos os interessados em afastar viciados do mundo das drogas. A presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, será uma das palestrantes, com o tema a despenalização do consumo de entorpecentes, prevista pela Lei 11.343/2006, e questionará a descriminalização das drogas leves.
Segundo o coordenador da campanha, Carlos Roberto Rosa Burck, juiz de direito da Comarca de Presidente Médici, o apoio dado pela comunidade ao projeto é fundamental para a batalha que a sociedade trava contra essa chaga social. "Há um engajamento de lideranças comunitárias e empresariais, além de instituições identificadas com a cidadania como a OAB-RO", relata o magistrado.
E é preciso realmente muita gente unida para combater esse mal e os efeitos nocivos às famílias, ao Estado e à sociedade. No Brasil, os custos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas são estimados em 7,9% do PIB por ano, ou seja, cerca de 28 bilhões de dólares, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A assistência especializada no tratamento das drogas ilícitas consome, em contraposição, 0,3% do PIB (Bucher, 1992).
As internações decorrentes do uso abusivo e da dependência do álcool e outras drogas também comportam importantes custos sociais. Além dos transtornos mentais associados ao uso e abuso de substâncias psicoativas. As Psicoses Alcóolica e por Drogas, bem como as Síndromes de Dependência do Álcool e de outras Drogas são o primeiro motivo de internações psiquiátricas.
"Nosso papel é incentivar a sociedade a protagonizar o enfrentamento das drogas", destaca o juiz que coordena a campanha. Para ele, só a união de todos os setores, das mais diversas classes sociais, será suficiente para discutir, propor e executar ações para combater o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
Fonte: Ascom TJRO
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)