Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Capixaba e Madeira Energia visitam hospital



Nilton Capixaba e diretor da Madeira Energia e Deosp visitam Hospital Regional de Cacoal

O sub-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nilton Capixaba, acompanhado do secretário do Departamento Obras e Serviços Públicos, Ismael Cury, presidente da Comissão Pró-Aeroporto de Cacoal, Alceu Ferreira Dias e do diretor da Madeira Energia, Nelson Caproni e outros três engenheiros do Consórcio visitaram na tarde de ontem as obras do Hospital Regional de Cacoal, que encontram-se paralisadas desde 2005.

A visita teve um motivo especial, que é retorno e acabamento das obras que foram iniciadas há 18 anos. Segundo Nilton Capixaba, através de um entendimento entre o governador Ivo Cassol e o consórcio Madeira Energia, as obras deverão ser retomadas em 90 dias e deverá custar algo em torno R$ 30 milhões. "Esta será com certeza a maior obra da Saúde do Estado nos últimos anos", disse Capixaba.

Segundo Capixaba, o hospital fica há 500 quilômetros de Porto Velho e vai absorver aproximadamente 50% dos pacientes que seriam levados para tratamento de saúde na capital. "Isso signfica saúde de melhor qualidade, contenção de despesas e maior proximidade entre o enfermo e seus familiares. A distância está agindo como vilã e responsável por boa parte dos óbitos de pacientes no trajeto a capital. De cada 100 pacientes 35 morrem no meio do caminho antes de receber atendimento", enfatizou.

A idéia de investir no término das obras surgiu num entendimento entre o Ministério do Meio Ambiente e o governador Ivo Cassol na discussão sobre os investimentos na área social por ocasião da construção das hidrelétricas. Nesse entendimento, a área social, seria primeiramente saneamento básico, mas como a capital já está sendo beneficiada com recursos PAC para esta finalidade, foi definido que o investimento iria então para a saúde pública. "Depois que o governador definiu a o setor para o investimento, ele apenas priorizou a conclusão do Hospital Regional de Cacoal e a construção de mais cem leitos para o Hospital de Base, em Porto Velho", disse Capixaba.

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento