Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Capixaba e Madeira Energia visitam hospital



Nilton Capixaba e diretor da Madeira Energia e Deosp visitam Hospital Regional de Cacoal

O sub-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nilton Capixaba, acompanhado do secretário do Departamento Obras e Serviços Públicos, Ismael Cury, presidente da Comissão Pró-Aeroporto de Cacoal, Alceu Ferreira Dias e do diretor da Madeira Energia, Nelson Caproni e outros três engenheiros do Consórcio visitaram na tarde de ontem as obras do Hospital Regional de Cacoal, que encontram-se paralisadas desde 2005.

A visita teve um motivo especial, que é retorno e acabamento das obras que foram iniciadas há 18 anos. Segundo Nilton Capixaba, através de um entendimento entre o governador Ivo Cassol e o consórcio Madeira Energia, as obras deverão ser retomadas em 90 dias e deverá custar algo em torno R$ 30 milhões. "Esta será com certeza a maior obra da Saúde do Estado nos últimos anos", disse Capixaba.

Segundo Capixaba, o hospital fica há 500 quilômetros de Porto Velho e vai absorver aproximadamente 50% dos pacientes que seriam levados para tratamento de saúde na capital. "Isso signfica saúde de melhor qualidade, contenção de despesas e maior proximidade entre o enfermo e seus familiares. A distância está agindo como vilã e responsável por boa parte dos óbitos de pacientes no trajeto a capital. De cada 100 pacientes 35 morrem no meio do caminho antes de receber atendimento", enfatizou.

A idéia de investir no término das obras surgiu num entendimento entre o Ministério do Meio Ambiente e o governador Ivo Cassol na discussão sobre os investimentos na área social por ocasião da construção das hidrelétricas. Nesse entendimento, a área social, seria primeiramente saneamento básico, mas como a capital já está sendo beneficiada com recursos PAC para esta finalidade, foi definido que o investimento iria então para a saúde pública. "Depois que o governador definiu a o setor para o investimento, ele apenas priorizou a conclusão do Hospital Regional de Cacoal e a construção de mais cem leitos para o Hospital de Base, em Porto Velho", disse Capixaba.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)