Sexta-feira, 9 de agosto de 2013 - 11h28
Muito embora a promessa de uma nova agência seja garantida apenas para o primeiro semestre do próximo ano, a calamidade no atendimento aos clientes e usuários e o desespero dos funcionários da única agência da Caixa Econômica Federal de Ariquemes voltou a preocupar os dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), que reclamam que mesmo com o anúncio de uma nova agência para 2014 e de outras medidas de ‘socorro’ por parte da Superintendência Regional do banco, nada foi feito até o momento.
“A direção nacional da Caixa garantiu que o banco iria abrir um posto de atendimento no prédio da Prefeitura do município, mas até agora isso não foi concretizado, assim como a sala não contígua também prometida em ofício datado do último dia 17 de junho. No mesmo documento a Caixa nacional também menciona que a Superintendência Regional em Rondônia já estaria conduzindo negociação para a locação do imóvel que servirá para a nova agência, o que, sabemos, é outra coisa que ainda não foi sequer iniciada. Ou seja, vemos que promessas existiram, mas nada foi feito até o momento e o atendimento desumano continua sendo a tônica na única agência do banco no município, com a revolta dos clientes e usuários que tem de esperar até do lado de fora para serem atendidos e o desespero dos funcionários, que se desdobram para atender uma clientela gigantesca e que exige, com razão, um atendimento mais humano”, disparou o secretário geral do Sindicato, Euryale Brasil, que é funcionário da Caixa.
A jornada em busca da instalação de mais uma agência da Caixa em Ariquemes começou ainda neste ano e mobilizou bancários, sindicalistas, empresários e vereadores de Ariquemes, os 24 deputados estaduais liderados pelo deputado Adelino e a bancada federal de Rondônia (deputados federais e senadores).
A razão de tanta unidade se dá pelas péssimas condições de atendimento daquela agência que, além de Ariquemes, atende pessoas de Cacaulândia, Campo Novo, Cujubim, Monte Negro, Rio Crespo, Machadinho e Itapuã, numa população estimada de 380 mil habitantes.
HISTÓRIA ANTIGA
O caos que impera na agência de Ariquemes é, segundo os diretores do Sindicato, apenas a ponta do iceberg neste ‘oceano’ de problemas gerados com o descaso da Caixa em Rondônia.
De acordo com o SEEB-RO, todas as agências da Caixa em Rondônia tem algum problema, seja na parte humana (funcionários) ou na parte estrutural (prédios, equipamentos e material de trabalho) e isso é uma ‘doença crônica’ na realidade do banco no Estado.
"Trabalhadores tem que cumprir uma carga horária de até 12 horas seguidas, sem direito a horas extras, a exemplo das agência de Rolim de Moura, Jaru e Pimenta Bueno, onde os funcionários chegam às 7 horas e alguns ficam dentro da agência até as 22 horas. Estas horas de trabalho excedentes promovem a depressão e o adoecimento das pessoas, e isso tudo, claro, sem a remuneração devida. Além disso são poucas agências em todos os recantos do Estado para atender uma demanda infinita de clientes e usuários. E algumas destas agências são antigas, com prédios velhos e com estrutura comprometida. Sem falar nos constantes casos de problemas com falta de água, banheiros sujos e com forte odor (agência Jatuarana, Porto Velho), sistemas de climatização (agência Madeira-Mamoré) sempre com problemas, equipamentos de informática obsoletos e tantos outros fatores que só contribuem ainda mais com o atendimento precário e desumano e, obviamente, o sofrimento dos funcionários”, complementou Euryale.
FONTE: RONDINELI GONZALEZ
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)