Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CANDEIAS: Produtores participam de palestras AEI Rural


A Polícia Militar Ambiental, Emater e Idaron realizaram mais uma etapa do Projeto AEI Rural, levando esclarecimentos ao homem do campo, uma preocupação constante com a proteção do meio ambiente, a existência da fauna e da flora e, consequentemente, do próprio homem.

O encontro aconteceu na sede da Associação de Pequenos Produtores da Linha 647 e contou com a participação de 12 associados, que mostraram interesses nos temas abordados.

Os policiais militares ambientais Agerdânio Andrade e Valdinei Teixeira, da Seção de Educação Ambiental do BPA, abordaram o tema sobre Licenciamento Ambiental para o Produtor Rural, Desmatamento e Reflorestamento. "O licenciamento é preciso, para recuperar áreas e garantir cada vez mais o controle ambiental", ressaltou Andrade, frisando que o Licenciamento chegou para salvar o meio ambiente.

A Polícia Ambiental leva ainda aos produtores rurais, explicações precisas sobre a área a ser desmatada por Lei. De acordo com o policial, o licenciamento ambiental é uma obrigação legal, seja para qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. "Os interessados devem procurar os órgãos ambientais competentes, que por sua vez, permitirão a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais", explica Andrade.

Na palestra da Emater, ministrada pelo técnico em agropecuária Adevar José Dantas, os produtores receberam todas as orientações necessárias para a criação de uma Associação organizada e com responsabilidades. "Para uma associação funcionar corretamente, é necessário que haja organização entre os produtores rurais", explica Adevar.

Antônio Fortunato, gerente do Idaron, explicou sobre os cuidados com a aplicação de agrotóxicos, para o controle de doenças, pragas e plantas invasoras, que podem ser facilmente espalhados para além de seus alvos. De acordo com Fortunato, os impactos de agrotóxicos não se restringem ao meio ambiente. Eles podem também prejudicar a saúde de quem os aplica no campo, de membros da comunidade e de consumidores de alimentos contaminados por resíduos. Fortunato fez ainda uma explanação geral sobre o controle da Raiva Animal, causada pelo morcego.

De acordo com o major Josenildo Jacinto, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, o Projeto A, E, I Rural é baseado em um plano interinstitucional de educação ambiental estadual que tem por objetivo: orientar, informar, instruir e capacitar o produtor no campo, propondo meios sustentáveis de uso dos recursos naturais, como instrumento inovador de controle ambiental. Além disso, permite ajustar e estimular a conduta de cada produtor rural através de campanhas educativas.

Fonte: Marlene Mattos

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)