Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CANDEIAS: Produtores participam de palestras AEI Rural


A Polícia Militar Ambiental, Emater e Idaron realizaram mais uma etapa do Projeto AEI Rural, levando esclarecimentos ao homem do campo, uma preocupação constante com a proteção do meio ambiente, a existência da fauna e da flora e, consequentemente, do próprio homem.

O encontro aconteceu na sede da Associação de Pequenos Produtores da Linha 647 e contou com a participação de 12 associados, que mostraram interesses nos temas abordados.

Os policiais militares ambientais Agerdânio Andrade e Valdinei Teixeira, da Seção de Educação Ambiental do BPA, abordaram o tema sobre Licenciamento Ambiental para o Produtor Rural, Desmatamento e Reflorestamento. "O licenciamento é preciso, para recuperar áreas e garantir cada vez mais o controle ambiental", ressaltou Andrade, frisando que o Licenciamento chegou para salvar o meio ambiente.

A Polícia Ambiental leva ainda aos produtores rurais, explicações precisas sobre a área a ser desmatada por Lei. De acordo com o policial, o licenciamento ambiental é uma obrigação legal, seja para qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. "Os interessados devem procurar os órgãos ambientais competentes, que por sua vez, permitirão a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais", explica Andrade.

Na palestra da Emater, ministrada pelo técnico em agropecuária Adevar José Dantas, os produtores receberam todas as orientações necessárias para a criação de uma Associação organizada e com responsabilidades. "Para uma associação funcionar corretamente, é necessário que haja organização entre os produtores rurais", explica Adevar.

Antônio Fortunato, gerente do Idaron, explicou sobre os cuidados com a aplicação de agrotóxicos, para o controle de doenças, pragas e plantas invasoras, que podem ser facilmente espalhados para além de seus alvos. De acordo com Fortunato, os impactos de agrotóxicos não se restringem ao meio ambiente. Eles podem também prejudicar a saúde de quem os aplica no campo, de membros da comunidade e de consumidores de alimentos contaminados por resíduos. Fortunato fez ainda uma explanação geral sobre o controle da Raiva Animal, causada pelo morcego.

De acordo com o major Josenildo Jacinto, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, o Projeto A, E, I Rural é baseado em um plano interinstitucional de educação ambiental estadual que tem por objetivo: orientar, informar, instruir e capacitar o produtor no campo, propondo meios sustentáveis de uso dos recursos naturais, como instrumento inovador de controle ambiental. Além disso, permite ajustar e estimular a conduta de cada produtor rural através de campanhas educativas.

Fonte: Marlene Mattos

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)