Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Candeias do Jamari comemora 20 anos de criação


O município de Candeias do Jamari completa 20 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 13. Localizado a 20 quilômetros do centro de Porto Velho, a capital de Rondônia, Candeias foi elevado à município pela Lei n.º 363, de 13 de fevereiro de 1992.

Para comemorar a data, a prefeitura local montou uma programação especial iniciada no sábado, 11, Escolha da Rainha do Carnaval 2012, que acontece na quadra esportiva Jair Carvalho Frota, no bairro Satélite.

No domingo, 12, A festividade será desenvolvida durante o dia todo, no Complexo Turístico Beira-Rio cultura com abertura, às 8h30, com a realização de atividades cívicas. Às 9h30, será realizado um culto ecumênico.
O parabéns à cidade será cantado às 10h20 e, às 11h, terá inicio o atendimento e as atividades de recreação. Às 17h, será dada a largada da maratona. A programação do dia encerra às 18h com a premiação dos vencedores da maratona e sorteio de brindes.

A programação encerra na segunda, 13, data em que o município completa 20 anos. Neste dia haverá passeio ciclístico com saída de frente da prefeitura, inauguração da Escola Municipal Flor do Palheiral e plantio de mudas na área da escola.


Histórico

Candeias do Jamari tem sua origem com a instalação de um distrito policial criado, pelo Ato n.º 2.213, de 14 de novembro de 1939. Na época, a região que depois passaria a pertencer à área territorial de Rondônia, pertencia ao município do Alto Madeira — estado do Mato Grosso — que tinha sede em Santo Antônio.

Localizado à margem direita do rio Candeias, o lugarejo servia de ponto de estacionamento de quem se dirija para os seringais do alto rio Candeias, bem como de depósito de borracha para quem desciam o rio.
Sua localização estratégica no ponto de cruzamento da rodovia Mato Grosso/Amazonas facilitava o transporte de mercadorias para Porto Velho ou para a região da cachoeira de Samuel, onde aportavam as gaiolas e as outras embarcações de menor porte vindos de Manaus e para onde retornavam.

No final da década de 1970, a comunidade começou a expandir o núcleo urbano, a agricultura, o comércio e o turismo que passam a ser suas principais atividades econômicas. Esse rápido desenvolvimento foi o principal fator que permitiu a criação do município, em fevereiro de 1992.

Fonte: Shyley Saíssem

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce