Terça-feira, 11 de novembro de 2008 - 07h14
Na madrugada do dia 10 de novembro, policiais civis e militares do município de Buritis realizaram uma operação no distrito de Jacinópolis e nas linhas 5 e BR421 na área Capivari.
Ao todo quatro camponeses foram presos na operação, um deles é dono de um bar em Jacinópolis. Os outros camponeses são de uma das famílias mais antigas da região e moram na linha 5, um deles é o seu Floriano que têm 60 anos de idade e mora e trabalha na região com sua família.
Durante a prisão do camponês Marquinho, os policiais dispararam e acertaram um tiro em sua mulher atravessando as duas pernas, felizmente ela está bem.
Os policiais ainda se recusaram a levar a mulher ao hospital, mas mudaram de idéia devido à pressão da família que estava no local. Os camponeses presos estão na delegacia de Buritis, um deles, Floriano foi libertado hoje.
A alegação dos policiais é de que a operação visa combater pistoleiros e terroristas que atuam na região de Jacinópolis.
A operação segue em Jacinópolis e região com a utilização de motos e carros descaracterizados e com policiais usando capuzes. Segundo a própria policia civil a orientação é de eliminar as pessoas que estão sendo procuradas e não prendê-las. Esta é na verdade a forma de atuação da polícia de Buritis, ou seja, assassinar pobres.
Paralelo a esta operação, está em curso uma tentativa de alguns empresários, advogados, latifundiários e policiais civis de Buritis grilarem uma grande área de terras na BR-421 entre o distrito de Fortaleza até o rio Formoso, utilizando títulos antigos de um ex-dono de seringais (conhecido como Bersabá), ainda na época em que as terras da região eram registradas em Manaus-AM.
Segundo denúncia dos camponeses da região, o delegado Iramar da policia civil de Buritis seria um dos envolvidos na grilagem de terras. Por coincidência também comanda a operação policial na região.
Há cerca de dois meses, pequenos proprietários de terras que residem próximo do distrito de Jacilândia, afirmaram ter visto pessoas estranhas realizando levantamento por GPS dentro de suas propriedades e os expulsaram. Segundo disseram, este levantamento serviria para forjar títulos de posse em nome do tal Bersabá na tentativa de expulsar os camponeses de suas terras.
É provável que esta operação policial tenha como objetivo, abrir caminho para a atuação deste grupo de grileiros na região ao mesmo tempo em que ataca a luta dos camponeses pobres.
Esta ação absurda e criminosa não pode ficar impune
Fonte: LCP/Liga dos Camponeses
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)