Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 - 17h07
A taxa de lixo e os percentuais do Imposto Territorial Urbano (IPTU) deverão sofrer reajustes em Ji-Paraná. O Projeto de Lei 2549 que dispõe sobre a planta de valores imobiliários de Ji-Paraná já está tramitando na Câmara Municipal e deve entrar para primeira votação e discussão plenária na Sessão Ordinária desta terça-feira (14) com propostas de reduções no valor do IPTU e taxa de lixo.
Os vereadores membros da Comissão Permanentes de Finanças e Orçamentos se reuniram na manhã de hoje (13) com técnicos da prefeitura para propor as adequações ao Projeto de Lei. A intenção é que a tarifação da taxa de lixo e do IPTU sofra reduções em algumas zonas fiscais.
O Projeto de Lei da Planta de Valores subdivide a cidade em dez zonas fiscais, levando em considerações fatores econômicos específicos como bairros residenciais, área rural, área de comércio, indústria e outros fatores socioeconômicos do município, com cada zona possuindo uma tarifação especifica disciplinada pelo código tributário da cidade.
O que os vereadores estão sugerindo são modificações no projeto, visando o parcelamento dos valores em até oito vezes e a reavaliação do valor cobrado em cada uma das zonas fiscais.
De acordo com as vereadoras Solange Pereira (PMDB) e Márcia Regina (PT), membros da Comissão de Finanças e Orçamento, está sendo realizado um estudo junto ao corpo técnico da prefeitura para aferir as reduções nas taxas.
Quanto a taxa de Lixo, Solange Pereira ressaltou que o ideal seria que a taxa fosse estipulada por meio de pesagem do lixo produzido, entretanto, o município não possui meios para realizar esta medição.
A vereadora Márcia disse que considera a forma de cobrança não igualitária.
“Hoje a taxa de lixo é aferida tendo como base de cálculo o metro quadrado de construção. No entanto, em muitos casos este método não condiz com a realidade. Um contribuinte proprietário de um mercado produz mais lixo do que o dono de uma revenda de motos, por exemplo. Mas pelo fato de estarem inseridos na mesma zona fiscal e terem uma área de construção semelhante, acabam pagando o mesmo percentual de taxa, mesmo o primeiro produzindo mais lixo que o outro”, explicou a vereadora.
Participaram da reunião os técnicos da Prefeitura Epaminondas Macedo, Janete Rosa de Oliveira e Emanuel Cavalcante e os vereadores Marcos Rogério, Joziel Brito, Jessé Mendonça, Nair Barreto, Solange Pereira e Márcia Regina.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)
Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul
Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)