Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Câmara quer redução da taxa do Lixo e IPTU


 
A taxa de lixo e os percentuais do Imposto Territorial Urbano (IPTU) deverão sofrer reajustes em Ji-Paraná. O Projeto de Lei 2549 que dispõe sobre a planta de valores imobiliários de Ji-Paraná já está tramitando na Câmara Municipal e deve entrar para primeira votação e discussão plenária na Sessão Ordinária desta terça-feira (14) com propostas de reduções no valor do IPTU e taxa de lixo.

Os vereadores membros da Comissão Permanentes de Finanças e Orçamentos se reuniram na manhã de hoje (13) com técnicos da prefeitura para propor as adequações ao Projeto de Lei. A intenção é que a tarifação da taxa de lixo e do IPTU sofra reduções em algumas zonas fiscais.

O Projeto de Lei da Planta de Valores subdivide a cidade em dez zonas fiscais, levando em considerações fatores econômicos específicos como bairros residenciais, área rural, área de comércio, indústria e outros fatores socioeconômicos do município, com cada zona possuindo uma tarifação especifica disciplinada pelo código tributário da cidade.

O que os vereadores estão sugerindo são modificações no projeto, visando o parcelamento dos valores em até oito vezes e a reavaliação do valor cobrado em cada uma das zonas fiscais.

De acordo com as vereadoras Solange Pereira (PMDB) e Márcia Regina (PT), membros da Comissão de Finanças e Orçamento, está sendo realizado um estudo junto ao corpo técnico da prefeitura para aferir as reduções nas taxas.

Quanto a taxa de Lixo, Solange Pereira ressaltou que o ideal seria que a taxa fosse estipulada por meio de pesagem do lixo produzido, entretanto, o município não possui meios para realizar esta medição.
A vereadora Márcia disse que considera a forma de cobrança não igualitária.

“Hoje a taxa de lixo é aferida tendo como base de cálculo o metro quadrado de construção. No entanto, em muitos casos este método não condiz com a realidade. Um contribuinte proprietário de um mercado produz mais lixo do que o dono de uma revenda de motos, por exemplo. Mas pelo fato de estarem inseridos na mesma zona fiscal e terem uma área de construção semelhante, acabam pagando o mesmo percentual de taxa, mesmo o primeiro produzindo mais lixo que o outro”, explicou a vereadora.

Participaram da reunião os técnicos da Prefeitura Epaminondas Macedo, Janete Rosa de Oliveira e Emanuel Cavalcante e os vereadores Marcos Rogério, Joziel Brito, Jessé Mendonça, Nair Barreto, Solange Pereira e Márcia Regina.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)