Domingo, 15 de setembro de 2013 - 09h15
O Programa Calha Norte (Ministério da Defesa) liberou no último dia 11, R$ 250 mil para a ampliação da Escola Família Agrícola Itapirema, de Ji-Paraná. O recurso integra o montante de emendas individuais do deputado federal Padre Ton (PT-RO) apresentada ao Orçamento Geral da União de 2012.
“As Escolas Famílias Agrícolas cumprem um importante papel na área rural, ao adotar uma metodologia de ensino que busca fortalecer a permanência no campo, que é a pedagogia da alternância. Os jovens são estimulados a ter uma convivência familiar aliada às práticas agrícolas, por isso consideramos importante atender a demanda das EFAs, sempre que possível”, diz Padre Ton.
Segundo o deputado, o governo do Estado apresentou um novo prazo para repassar recursos previstos em lei estadual para as cinco escolas que estão vinculadas à Associação das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (Aefaro).
“Desde o início do ano estamos tentando sensibilizar o governo para efetuar o repasse, que não chega a R$ 1 milhão, para o ano todo. Esperamos que ele cumpra com o novo prazo dado, até meados de outubro”, diz Padre Ton.
O deputado lembra que somente com emendas parlamentares não é possível manter em funcionamento as EFAs, por isso o apoio do governo é fundamental.
Além de Ji Paraná, as EFAs em Rondônia estão instaladas em Novo Horizonte (Chico Mendes); Vale do Paraíso (Vale do Paraíso); Jaru (Dom Antonio Possamai) e São Francisco (Vale do Guaporé). Existe ainda uma unidade em Cacoal, Ezequiel Ramin, não associada à Aefaro.
Fonte: Mara Paraguassu
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho
Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos
A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ
Sábado, 14 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)