Domingo, 15 de setembro de 2013 - 09h15
O Programa Calha Norte (Ministério da Defesa) liberou no último dia 11, R$ 250 mil para a ampliação da Escola Família Agrícola Itapirema, de Ji-Paraná. O recurso integra o montante de emendas individuais do deputado federal Padre Ton (PT-RO) apresentada ao Orçamento Geral da União de 2012.
“As Escolas Famílias Agrícolas cumprem um importante papel na área rural, ao adotar uma metodologia de ensino que busca fortalecer a permanência no campo, que é a pedagogia da alternância. Os jovens são estimulados a ter uma convivência familiar aliada às práticas agrícolas, por isso consideramos importante atender a demanda das EFAs, sempre que possível”, diz Padre Ton.
Segundo o deputado, o governo do Estado apresentou um novo prazo para repassar recursos previstos em lei estadual para as cinco escolas que estão vinculadas à Associação das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (Aefaro).
“Desde o início do ano estamos tentando sensibilizar o governo para efetuar o repasse, que não chega a R$ 1 milhão, para o ano todo. Esperamos que ele cumpra com o novo prazo dado, até meados de outubro”, diz Padre Ton.
O deputado lembra que somente com emendas parlamentares não é possível manter em funcionamento as EFAs, por isso o apoio do governo é fundamental.
Além de Ji Paraná, as EFAs em Rondônia estão instaladas em Novo Horizonte (Chico Mendes); Vale do Paraíso (Vale do Paraíso); Jaru (Dom Antonio Possamai) e São Francisco (Vale do Guaporé). Existe ainda uma unidade em Cacoal, Ezequiel Ramin, não associada à Aefaro.
Fonte: Mara Paraguassu
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH
A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Com objetivo de atender melhor a população com o transporte coletivo, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Tr

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)