Domingo, 15 de setembro de 2013 - 09h15
O Programa Calha Norte (Ministério da Defesa) liberou no último dia 11, R$ 250 mil para a ampliação da Escola Família Agrícola Itapirema, de Ji-Paraná. O recurso integra o montante de emendas individuais do deputado federal Padre Ton (PT-RO) apresentada ao Orçamento Geral da União de 2012.
“As Escolas Famílias Agrícolas cumprem um importante papel na área rural, ao adotar uma metodologia de ensino que busca fortalecer a permanência no campo, que é a pedagogia da alternância. Os jovens são estimulados a ter uma convivência familiar aliada às práticas agrícolas, por isso consideramos importante atender a demanda das EFAs, sempre que possível”, diz Padre Ton.
Segundo o deputado, o governo do Estado apresentou um novo prazo para repassar recursos previstos em lei estadual para as cinco escolas que estão vinculadas à Associação das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (Aefaro).
“Desde o início do ano estamos tentando sensibilizar o governo para efetuar o repasse, que não chega a R$ 1 milhão, para o ano todo. Esperamos que ele cumpra com o novo prazo dado, até meados de outubro”, diz Padre Ton.
O deputado lembra que somente com emendas parlamentares não é possível manter em funcionamento as EFAs, por isso o apoio do governo é fundamental.
Além de Ji Paraná, as EFAs em Rondônia estão instaladas em Novo Horizonte (Chico Mendes); Vale do Paraíso (Vale do Paraíso); Jaru (Dom Antonio Possamai) e São Francisco (Vale do Guaporé). Existe ainda uma unidade em Cacoal, Ezequiel Ramin, não associada à Aefaro.
Fonte: Mara Paraguassu
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Sábado, 10 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)