Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Calcário: Usina de Espigão D’Oeste reinicia atividades



Os secretários de agricultura, Francisco Evaldo de Lima, e da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Sorrival de Lima, visitaram, nesta segunda-feira (12), a Usina de Calcário, localizada em Espigão do Oeste. Após dois anos de atividades paralisadas, o minério recomeçou a ser extraído, britado, moído e será distribuído aos agricultores familiares. A ordem de reinício foi dada pelo secretário de agricultura, na presença do prefeito Célio Silveira, de Espigão do Oeste, do vice-prefeito de Nova Brasilândia do Oeste, José Aparecido de Souza, vereadores locais e gerentes da Emater.

O calcário é um minério muito importante para a agricultura, pois ajuda na correção de solo, contribuindo para a melhoria da lavoura e pastagens entre outros. Há dois anos desativada, em função de denúncias feitas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a não extração do minério deixou os agricultores, em especial os da agricultura familiar, sem opção de melhorar a produtividade de sua lavoura. “Sem a usina de Rondônia, só era possível obter o calcário em outro estado, o que inviabilizava a sua aquisição devido o frete ser muito caro”, explica o secretário Sorrival de Lima.

A Usina será administrada por Ronil Peron, gerente da Emater especialista em explosivos e britagem, com 12 anos de experiência em mineração. Segundo Perón a usina tem capacidade para abastecer os agricultores pelos próximos 200 anos. “Vamos produzir uma média de 36 toneladas por hora”, diz o gerente.

Durante a visita os secretários receberam os gerentes da Emater, que foram conhecer a Usina e sua capacidade para atender aos agricultores, além de autoridades e imprensa locais. Os convidados tiveram a oportunidade verificar todo o processo da moagem de calcário, desde a extração, passando pela britagem e pela transformação da pedra em pó.

Para o secretário Evaldo de Lima a reabertura da Usina é uma grande conquista para a agricultura, principalmente em um estado onde ainda existem áreas em processo de degradação, e a secretaria vai viabiliza toda a estrutura necessária para o seu bom funcionamento.

O secretário conta que não há rede de energia elétrica na Usina, mas que está trabalhando para levá-la para lá e faz cálculos, dizendo que: “quando tivermos energia elétrica, teremos uma redução de custos na ordem de 40 a 50 por cento e vamos melhorar o processo de moagem aumentando a produção em mais 30 por cento”.

O calcário será distribuído aos agricultores interessados, ao preço de 40 reais a tonelada, porém, diferente de outros anos, o frete será dado gratuitamente ao agricultor familiar, que terá seu calcário levado até a sede do município em que reside. Cada agricultor poderá solicitar até o limite de oito toneladas por ano.

Com a reabertura da Usina os agricultores que necessitam de calcário deverão procurar a Emater, em seu município para fazer o pedido e pagar a taxa correspondente ao material solicitado.

Fonte: DECOM
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

Rotas do transporte coletivo serão alteradas durante o Carnaval Béra folia

O Carnaval 2026 contará com alterações nas linhas de ônibus que circulam pelas ruas de Porto Velho. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança,

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Operação Volta às Aulas reforça segurança e orientação no trânsito em Porto Velho

Com o retorno das atividades escolares na rede de ensino municipal a partir desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretari

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)