Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cahulla reafirma apoio ao pequeno produtor rural no 'Dia Especial da Piscicultura'


 

A Emater promoveu nesta sexta-feira (16), no sítio do agricultor Jair Palmieri, em Rolim de Moura, um grande encontro de pequenos produtores rurais interessados em investir na piscicultura, uma das mais viáveis alternativas de aumento de renda sem degradação do meio ambiente ou danos à outras culturas, ao contrário. Gente de Opinião

Palestrantes convidados falaram a dezenas de produtores da região sobre a viabilidade econômica da piscicultura na região, desde a construção dos tanques até a venda e recebimento da produção, e mostraram aos agricultores que a piscicultura é uma excelente opção, uma vez que ocupa pouco espaço físico na propriedade, não despende grande número de funcionários, podendo utilizar a própria família para cuidar dos tanques. 

Falando em nome dos prefeitos presentes, Daniel Deina, de Alta Floresta, destacou a importância do apoio do poder público aos pequenos produtores rurais, citando o caso de seu município, onde produtores rurais aumentaram significativamente suas rendas com criação de peixes, plantação de ginseng e outros, graças aos programas oficiais a exemplo do Promec, que distribui 5 horas/máquina para cada pequeno produtor rural; o Pró-Peixe, que escava tanques para criação de peixes, o Inseminar, que distribui sêmen de alta linhagem para aumentar a produção leiteira e o Semear, que distribui sementes selecionadas de milho e feijão, entre outros. Todos os programas são executados em parceria com a Emater, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) com a secretaria da Agricultura (Seagri), e beneficiam diretamente as 120.000 pequenas propriedades rurais do estado. 

O deputado Luís Cláudio, ex-secretário de agricultura e um dos principais responsáveis pela implantação dos programas que hoje beneficiam os produtores rurais, lamentou que em Rolim de Moura foi implantado um frigorífico de peixes há muitos anos atrás, mas até agora não funciona, não atende os piscicultores que precisam vender sua produção para Vilhena ou Ariquemes para beneficiamento, quando não são obrigados a entregar à frigoríficos do Mato Grosso, sendo que existe mercado consumidor disponível praticamente ao lado da sua propriedade. 

Lamentando a ausência do prefeito de Rolim de Moura, Sebastião Serraia, que não esteve presente e nem enviou representante ao evento, mesmo tendo sido convidado, o deputado Neodi Carlos de Oliveira reafirmou o apoio dos deputados daquela Casa de Leis aos pequenos produtores rurais na aprovação de projetos que visam o crescimento da safra no estado. “Os senhores podem contar com todo apoio da Assembléia Legislativa, vamos continuar trabalhando para beneficiar os agricultores de Rondônia que é a locomotiva da economia deste estado”, disse Neodi. 

Rubens Moreira Mendes, deputado federal, citou a sua preocupação com a questão ambiental, que emperra o agronegócio, em especial a piscicultura. “O produtor rural não pode pagar a conta pelos danos ambientais que todos causam, a legislação protege animais, árvores e tudo mais, menos o produtor rural, que põe alimento na mesa da população. Estamos trabalhando para mudar essa legislação e beneficiar o produtor rural”, afirmou Moreira Mendes, convocando os produtores a criarem uma cooperativa de produtores de peixes e reativarem o frigorífico de pescados de Rolim de Moura, colocando-se à disposição no Congresso para alavancar recursos que beneficiem os produtores de peixes.

Governador Cahulla reafirma apoio ao homem do campo

Destacando o apoio que o Governo do Estado sempre deu ao produtor rural, o governador João Cahulla reafirmou que todos os programas desenvolvidos pela administração estadual nos últimos anos continuarão com força total. “Nosso Governo sempre acreditou no homem do campo, investimos na melhoria das estradas para escoar a produção, nas sementes de milho, feijão e arroz, que fez Rondônia quebrar recordes sucessivos de produção, nos tanques de peixes e muito mais, e vamos continuar investindo e acreditando”, disse Cahulla, conclamando os produtores a se unirem e tornar o frigorífico de pescados de Rolim uma realidade que vai beneficiar a todos. 

O governador incentivou os produtores rurais presentes a investirem na criação de peixes, uma ótima alternativa de renda, e que conta com total apoio da administração estadual. “Minha origem é na agricultura, eu conheço a luta de vocês, e podem contar com o Governo do Estado para produzir em harmonia com o meio ambiente e ajudar no desenvolvimento de Rondônia”, disse. 

Encerrando, o governador João Cahulla alimentou os peixes do tanque e aproveitou a vinda à Rolim para assinar mais dois convênios de transporte escolar entre o Governo do Estado e municípios da região: R$ 350.000,00 com a prefeitura de São Francisco do Guaporé, e R$ 500.000,00 com a prefeitura de Santa Luzia 

Estavam presentes os deputados estaduais Neodi Carlos de Oliveira, presidente da Assembléia Legislativa, Luís Cláudio Pereira Alves e Kaká Mendonça, o deputado federal Rubens Moreira Mendes; os prefeitos Cloreni Matt (Luza da Cassol), de Santa Luzia; Jairo Borges, de São Francisco de Guaporé, Nadelson de Carvalho, de Novo Horizonte; e Zezinho da Emater, vice-prefeito de Nova Brasilândia, além do secretário de Agricultura, Evaldo de Lima, e o superintendente da Emater, Sorrival de Lima, entre outros.

Vistoria da Operação Cidade Limpa em Rolim de Moura

Após almoçar na propriedade onde aconteceu o encontro, o governador João Cahulla foi até Rolim de Moura para vistoriar os trabalhos da Operação Cidade Limpa que estão sendo desenvolvidos na área urbana do município. Cahulla conversou com a população nos bairros Centenário, onde está sendo feita a limpeza das ruas e terrenos, e verificou “in loco” o andamento dos trabalhos de terraplanagem e encascalhamento que as máquinas do Governo do Estado estão fazendo no bairro São Cristóvão, em Rolim de Moura. 

O governador retornou à capital no final da tarde desta sexta-feira. 

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam