Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Café será tema de seminário em Cacoal


Acontece entre os dias 29 e 30 de novembro no auditório da UNIR em Cacoal o primeiro seminário “Rondônia Café: Produtividade e Qualidade”. O evento busca definir propostas conjuntas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do café em Rondônia e vai reunir alguns dos maiores especialistas do Brasil, vindos de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH). O público-alvo do encontro são pequenos, médios e grandes cafeicultores, organizados ou não em associações, lideranças rurais, técnicos em extensão rural, pesquisadores, empresários e investidores na área.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES) promove o encontro, em parceria com a Embrapa Rondônia e o Conselho Brasileiro de Pesquisa e de Desenvolvimento do Café, que é coordenado a partir de Brasília pela Embrapa Café e reúne 40 instituições de pesquisa e desenvolvimento nesta área. Entre os principais nomes que estarão em novembro em Cacoal figuram os cientistas Paulo Tácito Gontijo Guimarães, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH), e Bernardo van Raij, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com especialização em Fertilidade de Solos e Nutrição Vegetal pela Universidade Complutense de Madrid, Paulo Gontijo é mestre em Zootecnia também por Viçosa e doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Com mais de 100 artigos e pesquisas científicas publicadas, pesquisa atualmente as áreas de solo e nutrição do cafeeiro.

Bernardo van Raij possui doutorado pela Cornell University (EUA) e também pela USP, além de pós-doutorado pela Agricultural University of Wageningen (Alemanha). Dedica-se à diagnose de nutrientes e de elementos tóxicos em plantas e solos, correção e adubação, química ambiental e à avaliação agronômica de fertilizantes, na condição de pesquisador voluntário do IAC.

“O esforço para trazer a Rondônia estes e outros cientistas de alto nível inclui-se no bojo da formulação, em julho, do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Café e também visa ampliar as fronteiras do mercado externo para nossa produção, que já possui ilhas de excelência mas tem um longo caminho a percorrer em busca de melhores índices de produtividade e qualidade”, destacou o secretário titular da Agricultura, Marco Antonio Petisco. As inscrições para o seminário podem ser feitas a partir desta semana nos escritórios da Emater em todo o Estado e também na sede da Embrapa na capital.

Fonte: Decom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce