Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Café será tema de seminário em Cacoal


Acontece entre os dias 29 e 30 de novembro no auditório da UNIR em Cacoal o primeiro seminário “Rondônia Café: Produtividade e Qualidade”. O evento busca definir propostas conjuntas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio do café em Rondônia e vai reunir alguns dos maiores especialistas do Brasil, vindos de instituições como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH). O público-alvo do encontro são pequenos, médios e grandes cafeicultores, organizados ou não em associações, lideranças rurais, técnicos em extensão rural, pesquisadores, empresários e investidores na área.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES) promove o encontro, em parceria com a Embrapa Rondônia e o Conselho Brasileiro de Pesquisa e de Desenvolvimento do Café, que é coordenado a partir de Brasília pela Embrapa Café e reúne 40 instituições de pesquisa e desenvolvimento nesta área. Entre os principais nomes que estarão em novembro em Cacoal figuram os cientistas Paulo Tácito Gontijo Guimarães, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig/BH), e Bernardo van Raij, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP), ligado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com especialização em Fertilidade de Solos e Nutrição Vegetal pela Universidade Complutense de Madrid, Paulo Gontijo é mestre em Zootecnia também por Viçosa e doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Com mais de 100 artigos e pesquisas científicas publicadas, pesquisa atualmente as áreas de solo e nutrição do cafeeiro.

Bernardo van Raij possui doutorado pela Cornell University (EUA) e também pela USP, além de pós-doutorado pela Agricultural University of Wageningen (Alemanha). Dedica-se à diagnose de nutrientes e de elementos tóxicos em plantas e solos, correção e adubação, química ambiental e à avaliação agronômica de fertilizantes, na condição de pesquisador voluntário do IAC.

“O esforço para trazer a Rondônia estes e outros cientistas de alto nível inclui-se no bojo da formulação, em julho, do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Café e também visa ampliar as fronteiras do mercado externo para nossa produção, que já possui ilhas de excelência mas tem um longo caminho a percorrer em busca de melhores índices de produtividade e qualidade”, destacou o secretário titular da Agricultura, Marco Antonio Petisco. As inscrições para o seminário podem ser feitas a partir desta semana nos escritórios da Emater em todo o Estado e também na sede da Embrapa na capital.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)