Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de agosto de 2018
×
Gente de Opinião

Municípios

Caerd realiza padronização na Capital e em Ji-Paraná


Desde 2004 a Caerd vem desenvolvendo serviços de padronização, que consiste na aquisição do kit cavalete com hidrômetros, execução de ramais internos e kit bóias.

De acordo com Walmir Brito, Gerente Comercial da Empresa, com esse programa de hidrometração/padronização pretende-se atingir os bairros bem abastecidos de água, eliminando vazamentos e ou desperdícios; além da conscientização do uso racional da água. Estamos orientando os clientes através de distribuição de folhetos e campanhas educativas.

De 2004 até 2006 foram instalados aproximadamente 9.000 medidores na Capital, sendo estes aprovados pelo Inmetro através do lacre do órgão.

Todo esse trabalho está sendo feito através de fiscalizações pelos Agentes de Negócios e pela coleta de leitura dos Correios. Com isso, foram identificadas varias irregularidades.

A Companhia está autuando os infratores; e em alguns casos já estão sendo feitas a abertura de Boletim de Ocorrência para apurar a irregularidade através da perícia. Salientamos também que dependendo do caso, a Caerd negocia com o cliente dentro do prazo de 72hs estipulados pela notificação, ficando isento de intervenção policial e após a regularização da situação a empresa fará a padronização, se necessário. Essas medidas adotadas fazem parte da Operação Recuperar que inclui os clientes ativos e inativos, explica Brito.  

Só este ano, já foram instalados 1.200 padronizações com hidrômetros. A empresa pretende no seu Plano de Ação Anual atingir aproximadamente 12.000 ligações com novos medidores na Capital e 7.000 em Ji-Paraná.

Lei de Saneamento

Walmir enfatizou ainda que de acordo com a Nova Lei de Saneamento nº. 11.445, no Art. 40, os serviços poderão ser interrompidos pela Caerd nos seguintes casos: caso haja a negativa do usuário em permitir a instalação de dispositivo de leitura de água consumida e a manipulação indevida de qualquer tubulação, medidor ou outra instalação do prestador, por parte do usuário.

Este segundo caso, é um dos grandes casos enfrentados pela equipe de fiscalização da Companhia, aonde se deve ao fato do cliente impedir que se faça o remanejamento do medidor da parte interna para externa. Pois precisamos fazer mensalmente a coleta de leitura para faturar o consumo real, a manutenção no cavalete (padrão), entre outras situações.

O cliente poderá obter maiores informações ou tirar suas dúvidas através do 0800-6471950 ou caso deseje, procure a loja de Serviços da sua cidade.

Mais Sobre Municípios

Expo Show Norte começa hoje com portões abertos, rodeio, sorteio de R$ 25 mil e show no palco alternativo

Expo Show Norte começa hoje com portões abertos, rodeio, sorteio de R$ 25 mil e show no palco alternativo

A 14ª Expo Show Norte terá como atrações musicais o Trio Parada Dura na noite de 17 de agosto, sexta-feira, e no sábado a dupla Jads e Jadson. Quem a

Encontro Técnico do Profaz em Cacoal capacita mais de 400 agentes públicos

Encontro Técnico do Profaz em Cacoal capacita mais de 400 agentes públicos

Durante o Plantão, foram atendidos representantes de diversos municípios...

Lindomar Garçon confirma que Hospital de Câncer e Santa Marcelina serão beneficiados com asfalto

Lindomar Garçon confirma que Hospital de Câncer e Santa Marcelina serão beneficiados com asfalto

O deputado federal Lindomar Garçon (PRB-RO), em visita ao diretor do DER, Luiz Carlos Catatau, na manhã desta terça-feira, 14, solicitou agilidade