Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Cadeia de São Francisco do Guaporé passa por reforma


Há cerca de dois meses, a Cadeia Pública de São Francisco do Guaporé, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), vem passando por uma reforma e ampliação, com a construção de mais duas celas. Todos os recursos financeiros utilizados na obra foram repassados pelo Conselho da Comunidade.

De acordo com o diretor da unidade, Ederson Cheregatto, foram gastos até agora cerca de R$ 25 mil em material de construção. Segundo ele, a mão de obra é composta pelos próprios reeducandos. “São seis apenados trabalhando aqui, três pedreiros e três auxiliares. Para cada mês trabalhado, eles têm uma redução de dez dias na pena, o que os motiva a querer executar o serviço”, explica Cheregatto.

Atualmente, a Cadeia Pública de São Francisco do Guaporé conta com 48 apenados. Seis deles estão em regime semiaberto. Três deles prestam serviço para a Secretaria Executiva Regional no município.

Para a vice-presidente do Conselho da Comunidade, a assistente social Ilza Maria Silveira, esta obra é muito importante, uma vez que diminui a superlotação da cadeia. “Não é só o problema da superlotação, é uma questão que envolve a dignidade humana. Esses homens cometeram crimes e estão pagando suas penas. Não podem ser tratados da forma como vimos corriqueiramente pela imprensa nos presídios, cadeias e delegacias país afora”, destaca Ilza Maria Silveira.

Os Conselhos da Comunidade têm o papel de representação da comunidade na implementação das políticas penais e penitenciárias no âmbito municipal. Eles surgiram por determinação da Lei de Execução Penal (7210/84) e têm caráter voluntário e não remunerado.

Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Luiz Augusto Rocha
Fonte: Assessoria Regional de São Francisco

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam