Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal: Vigilantes patrimoniais adquirem uniformes por conta própria

Grupo cansou de esperar que a administração municipal providenciasse o material de trabalho


Cacoal: Vigilantes patrimoniais adquirem uniformes por conta própria - Gente de Opinião

Buscando melhores condições de trabalho e a identificação durante seus plantões, um grupo de vigilantes patrimoniais de Cacoal (RO) decidiu confeccionar o próprio uniforme de trabalho. A entrega das camisetas aconteceu na sexta-feira (12), na sede da Associação de Servidores Públicos Municipais (Assemuc).

De acordo com Edimar Kapiche, um dos profissionais que adquiriram o uniforme por conta própria, a iniciativa partiu de um grupo de vigilantes que se cansou de esperar que a administração municipal providenciasse os uniformes para a categoria, que trabalha exposta e sem identificação.

“Desde 2013, a administração nos pede a relação de tamanho dos uniformes, porém nunca houve a aquisição do material pelo poder público municipal. Diante da necessidade de estar identificado para oferecer um trabalho de qualidade a população, um grupo de vigilantes tomou a iniciativa de pagar do próprio bolso a confecção do uniforme de trabalho”, esclarece.

Além do uniforme, segundo Kapiche, os vigilantes não possuem os equipamentos básicos de trabalho. “Os vigilantes exercem uma função de grande importância para a sociedade, que é a proteção do patrimônio público e, o vigilante se ele não tiver um curso de formação pode trabalhar apenas com armas não letais como cassetete, e nem isso nós temos”, destaca.

Constrangimento

Para Valdir Bachini, junto com a oferta de melhores condições de trabalho para a categoria, o uniforme evitará que os profissionais passam por situações constrangedoras como a que foi vivenciada por ele no último plantão.

“Ao sair de trás do estabelecimento que estava cuidando após terminar minha ronda, a polícia me abordou, tive apresentar meus documentos e provar que estava trabalhando no local. Se eu estivesse uniformizado não precisava passar por essa situação desagradável”, aponta.

Atualmente, a Prefeitura de Cacoal conta com cerca de 80 vigilantes patrimoniais, que trabalham em diversos órgãos municipais como escolas, praças e unidades básicas de saúde.

Mais Sobre Municípios

Semusa realiza ação de saúde no Residencial Cristal Calama em Porto Vleho

Semusa realiza ação de saúde no Residencial Cristal Calama em Porto Vleho

A próxima edição do ‘Projeto Atenção Básica na Comunidade’, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, será realizada neste sábado (15/6), no

Residencial Porto Bello III: Assinatura do contrato será dia 25 de junho

Residencial Porto Bello III: Assinatura do contrato será dia 25 de junho

A Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) confirmou para o próximo dia 25, no Tudo Aqui, no centro de Porto Velho,

Comunicado: Prefeitura de Ji-Paraná não terá ponto facultativo

Comunicado: Prefeitura de Ji-Paraná não terá ponto facultativo

A Prefeitura de Ji-Paraná, comunica a todos os servidores municipais e a população em geral, que haverá expediente normal nos órgãos da administraçã

Mais ônibus para reforçar a frota que atende aos usuários de coletivos em Porto Velho

Mais ônibus para reforçar a frota que atende aos usuários de coletivos em Porto Velho

Mais 15 ônibus do Consórcio SIM passarão a atender os usuários do transporte coletivo de Porto Velho, a partir da próxima semana. Os veículos foram ap