Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Farmacêuticos discutem controle medicamentos


Com a proposta de esclarecer melhor aos farmacêuticos os procedimentos para o controle de medicamentos psicotrópicos, com vistas à adequação ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), o Conselho Regional de Farmácia para Rondônia e Acre (CRF-RO/AC) realizará neste sábado (1º), numa parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), reunião com todos os profissionais do interior. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Cacoal, a partir das 15 horas, sob a coordenação da secretária-geral do CFF, Lérida dos Santos Vieira; e a presidente do CRF-RO/AC, Ana Caldas; contando ainda com a presença dos concluintes da primeira turma do curso de farmácia da Facimed.

A reunião, conforme Lérida Vieira e Ana Caldas, é importante para que os farmacêuticos possam dirimir dúvidas a respeito do SNGPC, criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), numa parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) da Presidência da República, em março do ano passado, ao qual as drogarias da região Norte e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal, deverão estar credenciadas até 26 de abril deste ano, enquanto para as demais regiões (e o DF) o prazo foi encerrado no dia 27 de janeiro.

"Vale salientar, que depois de 26 de abril só terão acesso às substâncias psicotrópicas as farmácias e drogarias que estiverem credenciadas ao SNGPC", alertaram, lembrando que o Sistema atende a um dos anseios do CFF para o melhor controle da movimentação e comercialização das substâncias entorpecentes, psicotrópicas e precursoras, bem como, os medicamentos que as contenham.

"Um dos maiores problemas de saúde pública, no mundo, é o consumo indevido de medicamentos, em especial, os psicotrópicos", observou Lérida, acrescentando que os anabolizantes e derivados anfetamínicos lideram a lista no Brasil que, segundo o relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), é o maior consumidor mundial per capita de anfetaminas, com finalidade emagrecedora, registrando em 2004 uma média de nove doses diárias para cada mil habitantes.

"É importante a participação de todos os farmacêuticos nesta reunião por que eles serão os únicos autorizados a fornecer informações sobre os medicamentos controlados com o objetivo de promover o bem-estar dos cidadãos, evitando o uso indevido e abusivo, assim como coibir a venda sem receita médica e facilitar o acesso de forma monitorada e desburocratizada", completaram.

A Resolução da Anvisa prevê que as farmácias e drogarias devem encaminhar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (vigilâncias estaduais, municipais e Anvisa), semanalmente, e por meio eletrônico, informações sobre a comercialização e o consumo de medicamentos e produtos controlados.

Fonte: Veronilda Lima

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos