Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Farmacêuticos discutem controle medicamentos


Com a proposta de esclarecer melhor aos farmacêuticos os procedimentos para o controle de medicamentos psicotrópicos, com vistas à adequação ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), o Conselho Regional de Farmácia para Rondônia e Acre (CRF-RO/AC) realizará neste sábado (1º), numa parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), reunião com todos os profissionais do interior. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Cacoal, a partir das 15 horas, sob a coordenação da secretária-geral do CFF, Lérida dos Santos Vieira; e a presidente do CRF-RO/AC, Ana Caldas; contando ainda com a presença dos concluintes da primeira turma do curso de farmácia da Facimed.

A reunião, conforme Lérida Vieira e Ana Caldas, é importante para que os farmacêuticos possam dirimir dúvidas a respeito do SNGPC, criado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), numa parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) da Presidência da República, em março do ano passado, ao qual as drogarias da região Norte e Centro-Oeste, à exceção do Distrito Federal, deverão estar credenciadas até 26 de abril deste ano, enquanto para as demais regiões (e o DF) o prazo foi encerrado no dia 27 de janeiro.

"Vale salientar, que depois de 26 de abril só terão acesso às substâncias psicotrópicas as farmácias e drogarias que estiverem credenciadas ao SNGPC", alertaram, lembrando que o Sistema atende a um dos anseios do CFF para o melhor controle da movimentação e comercialização das substâncias entorpecentes, psicotrópicas e precursoras, bem como, os medicamentos que as contenham.

"Um dos maiores problemas de saúde pública, no mundo, é o consumo indevido de medicamentos, em especial, os psicotrópicos", observou Lérida, acrescentando que os anabolizantes e derivados anfetamínicos lideram a lista no Brasil que, segundo o relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE), é o maior consumidor mundial per capita de anfetaminas, com finalidade emagrecedora, registrando em 2004 uma média de nove doses diárias para cada mil habitantes.

"É importante a participação de todos os farmacêuticos nesta reunião por que eles serão os únicos autorizados a fornecer informações sobre os medicamentos controlados com o objetivo de promover o bem-estar dos cidadãos, evitando o uso indevido e abusivo, assim como coibir a venda sem receita médica e facilitar o acesso de forma monitorada e desburocratizada", completaram.

A Resolução da Anvisa prevê que as farmácias e drogarias devem encaminhar ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (vigilâncias estaduais, municipais e Anvisa), semanalmente, e por meio eletrônico, informações sobre a comercialização e o consumo de medicamentos e produtos controlados.

Fonte: Veronilda Lima

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento