Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal discute melhorias nas Unidades Básicas de Saúde



O Brasil tem, atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 42 mil estabelecimentos de atenção básica, como postos de saúde, centros de saúde e unidades móveis fluviais. Desse total de unidades, mais de 50% têm equipes de saúde da família (ESF), atuantes na promoção de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde da comunidade.

Em Cacoal, com o aumento populacional, se discute como dinamizar e ampliar as equipes de trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS), analisando a proporção entre o aumento considerável do crescimento demográfico e as UBS. Na semana passada, a vice-prefeita do município, Doutora Raquel Duarte Carvalho, esteve visitando, in loco, as Unidades de Saúde da Rede Básica para colocar no relatório e apresentar a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde. Todas as informações, desde a falta de profissionais até a falta de estrutura física para comportar as unidades, foram repassadas durante a reunião.

“Todo investimento em saúde ainda será pouco. A prevenção deve ser trabalhada porque depois que a doença aparece, o recurso necessário para acabar com ela é maior e às vezes não há resultado” salientou a vice-prefeita, falando dos avanços que Cacoal obterá com o advento dos dois hospitais (Regional e São Daniel Comboni) em fase conclusiva.

Segundo a coordenadora das UBS/Cacoal, enfermeira Maria Conceição de Luna Alves Cunha, a falta de profissionais de saúde, digam-se médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, dentre outros, nas Unidades Básicas de Saúde, dificultam os trabalhos em andamento. Os aprovados em concurso público foram convocados para trabalhar e muitos não quiseram tomar posse.

“É necessária uma política de recursos humanos e estrutura física para melhorar as nossas unidades. Salientamos que, com todas as dificuldades, nossos profissionais de saúde são aguerridos, compromissados, destacando algumas ações que estão em funcionamento como o Projeto Cacoal Saudável, Encontro de Gestantes e Idosos, capacitação, escovação assistida, dentre outros” destacou.

Segundo a vice-prefeita, um estudo será feito para viabilizar melhorias nas Unidades Básicas. A administração, em sintonia com os profissionais de saúde, busca ampliar o acesso à saúde àqueles que necessitam de atendimento.

“A Estratégia Saúde da Família é o coração, a alma do sistema de saúde. É onde resolvemos 80% das demandas da população. É ali que temos prevenção e promoção da saúde, matando o problema pela raiz”, enfatizou.

Projetos

Na visão da coordenação das UBS/Cacoal, para aprimorar o atendimento na zona rural, é necessário elaborar um projeto e colocar em execução com uma equipe multiprofissional atendendo, semanalmente, em pontos estratégicos, a população da zona rural.

A coordenadora salienta que compõe o quadro das UBS de Cacoal, atualmente, apenas 07 equipes. Dessas, 04 estão desfalcadas sem profissionais para atendimento. Médicos pediram afastamento e outros demissão. Seriam necessárias 32 equipes para atender a demande de 78 mil habitantes. O Ministério da Saúde preconiza que para cada quatro mil habitantes deva existir uma equipe de saúde da família. Conceição cita o exemplo da Unidade do Bairro Vista Alegre que atende mais de 08 mil usuários devido a grande demanda populacional no perímetro dos bairros vizinhos. 

Fonte:  Paulo Henrique Silva (SRT/RO 983)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)