Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Dia do Meio ambiente é comemorado com combate a dengue



No dia em que se comemora o dia do meio ambiente, 05 de junho, a prefeitura de Cacoal, com intermédio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras juntamente com a Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, realiza nesta sexta, a partir das 07:30h, em frente a escola, o dia de combate a dengue com alunos da rede pública estadual. O objetivo é aproveitar a data para chamar à atenção da sociedade quanto aos problemas e necessidades urgentes no combate a dengue no município.

A secretaria de saúde disponibilizará equipes do setor de endemias para intensificar as ações preventivas de vigilância sanitária, o meio ambiente dará suporte com caminhão para coleta seleta de lixo, e a secretaria de obras disponibilizará 02 funcionários e uma caçamba para realizar serviços de limpeza no bairro. Os alunos, por sua vez, farão o trabalho de conscientização junto à sociedade.

 

Doença e prevenção

A dengue é a doença transmitida pelo Aedes aegypt, um mosquito pequeno como um grão de arroz e com manchas brancas no corpo e nas patas, que não faz barulho e tem hábitos diurnos. Se estiver contaminado, ele transmite um dos quatro tipos de vírus causadores da doença pela picada.

Febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça e fraqueza estão entre os principais sinais da doença. A suspeita deve ser informada o mais rapidamente possível no serviço de saúde mais próximo, para que o médico defina a medicação dos sintomas da dengue, que pode durar cerca de 10 dias.

 

Dia do Meio Ambiente

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Segundo o secretário de meio ambiente, Flávio André Mota Araújo, em face da vida moderna, os prejuízos ao meio ambiente são catastróficos. Uma enorme quantidade de lixos é descartada diariamente, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

“A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartadas de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição, assim como de políticas que revertam tal situação” frisou.

Fonte: Paulo Henrique Silva, SRT/RO 983

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade

Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos

Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Gente de Opinião Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)