Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Dia do Meio ambiente é comemorado com combate a dengue



No dia em que se comemora o dia do meio ambiente, 05 de junho, a prefeitura de Cacoal, com intermédio das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras juntamente com a Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, realiza nesta sexta, a partir das 07:30h, em frente a escola, o dia de combate a dengue com alunos da rede pública estadual. O objetivo é aproveitar a data para chamar à atenção da sociedade quanto aos problemas e necessidades urgentes no combate a dengue no município.

A secretaria de saúde disponibilizará equipes do setor de endemias para intensificar as ações preventivas de vigilância sanitária, o meio ambiente dará suporte com caminhão para coleta seleta de lixo, e a secretaria de obras disponibilizará 02 funcionários e uma caçamba para realizar serviços de limpeza no bairro. Os alunos, por sua vez, farão o trabalho de conscientização junto à sociedade.

 

Doença e prevenção

A dengue é a doença transmitida pelo Aedes aegypt, um mosquito pequeno como um grão de arroz e com manchas brancas no corpo e nas patas, que não faz barulho e tem hábitos diurnos. Se estiver contaminado, ele transmite um dos quatro tipos de vírus causadores da doença pela picada.

Febre alta, dores nas articulações, dor de cabeça e fraqueza estão entre os principais sinais da doença. A suspeita deve ser informada o mais rapidamente possível no serviço de saúde mais próximo, para que o médico defina a medicação dos sintomas da dengue, que pode durar cerca de 10 dias.

 

Dia do Meio Ambiente

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Segundo o secretário de meio ambiente, Flávio André Mota Araújo, em face da vida moderna, os prejuízos ao meio ambiente são catastróficos. Uma enorme quantidade de lixos é descartada diariamente, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

“A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartadas de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água. É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição, assim como de políticas que revertam tal situação” frisou.

Fonte: Paulo Henrique Silva, SRT/RO 983

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç