Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

CACOAL: Cacique assume administração da Funai


Eli Batista  

Cacoal/RO - O cacique Pio Cinta Larga, um dos principais líderes da Reserva Roosevelt, é o novo administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Cacoal. Ele assume o cargo interinamente, em substituição ao antigo administrador, Trajano Fonseca Azevedo, exonerado pelo presidente nacional da Funai, Marcio Augusto Freitas de Meira. Além de Trajano foram exonerados outros 15 funcionários que exerciam cargos de confiança. É a primeira vez em Rondônia que um indígena assume a função.

Os 16 funcionários foram exonerados a pedido de lideranças indígenas da região. Segundo o presidente, todos deverão ser reaproveitados pelo novo administrador. Ele não quis detalhar os motivos das demissões. Disse apenas que trata-se de decisões políticas.

O presidente, que desde terça-feira vinha mantendo reuniões na região, com lideranças das etnias Cinta Larga, Suruí, Apurinã e Mequéns, disse que nomeou o indígena no cargo a pedido dos índios. Segundo Marcio Meira, o cacique será assessorado por toda a equipe da Funai. “É um ato legítimo e um momento importante para a população indígena”, disse.

Ainda ontem o presidente nomeou também o novo coordenador do Grupo da Força Tarefa Cinta Larga da Reserva Roosevelt, João Batista Maglia, que trabalhava na Funai em Brasília. Quanto a situação do garimpo de diamantes, o presidente disse que a garimpagem está paralisada e que enquanto não houver uma legislação favorável, a atividade será ilegal.

Com a reativação do Grupo de Força Tarefa, o presidente acredita que os índios Cinta Larga terão maior apoio para administrar a situação na reserva. “Estive no garimpo e a situação na área hoje é tranqüila”, disse.

Índios serão ouvidos

O cacique José Itabira Suruí, líder geral do Povo Suruí, disse que Pio Cinta Larga teve muita coragem em assumir o cargo de administrador da Funai e que terá que ter muita força e fé em Deus para conseguir fazer um bom trabalho. “É uma tarefa muito difícil para nós índios”, definiu.

Segundo Itabira, a principal estratégia de Pio deverá ser o diálogo com as demais etnias. “Ele tem que conversar muito com os parentes. Espero que ele consiga o que o branco não conseguiu”, disse.

Questionado sobre suas metas, Pio disse que primeiro vai montar uma equipe de confiança e depois vai analisar a situação da Funai para depois por seus projetos em prática. Ele prometeu também manter constante diálogo com os índios de todas as etnias.

fonte: amazoniaavista.com

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)