Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Buritis realiza encontro de educação infantil



A Prefeitura de Buritis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte realizou no 29 de julho último o 1° Encontro de Educação Infantil, cujo principal objetivo foi melhorar a capacitação dos educadores que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

Buritis realiza encontro de educação infantil  - Gente de Opinião
A abertura do encontro foi realizada pelo secretário municipal de educação, cultura e esporte, professor Mauro Bemicio, que discorreu sobre a importância da capacitação permanente de todos os educadores, que tem resultado em índices de aprendizagem cada vez mais elevados. O professor Mauro falou dos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizado pelo MEC no ano passado e que elevou a qualificação da aprendizagem das escolas municipais de Buritis em 0,8 décimos em um ano, passando de 3.1 para 3.9, o que fez com que o município antecipasse a meta prevista para ser alcançada só ano de 2011.

Segundo o secretário, este resultado é fruto dos investimentos que o município tem feito para a melhoria do ensino, traduzido esses avanços em treinamentos como este, que aprimora cada vez mais os professores. Em contrapartida o mérito é também dos educadores que têm se esforçado para alcançar os objetivos propostos.

O evento que contou com cinqüenta profissionais da educação municipal foi coordenado pela professora e pedagoga Nereida Rocha e dentre as atividades programadas para o evento foram realizadas ginástica laboral, apresentada pela professora e terapeuta Ana Paula de tal; dinâmicas, com a professora Andréia Paula da EEEFM Marechal Rondon; e um estudo sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, apresentado pelo Conselheiro Tutelar Moisés. O conselheiro sorteou entre os professores e professoras vários exemplares do ECA.

Após a sua exposição surgiu uma discussão sobre o caso do professor Cairo Cabral, que foi assassinado a três anos atrás ao defender uma de suas alunas, que estava sendo violentada por indivíduos adultos que viviam próximo à sua escola. Cairo morreu no cumprimento do Art. 220 do ECA, obriga  o professor a denunciar ao Conselho Tutelar ou aos poderes públicos qualquer violação dos direitos da criança e do adolescente. Surgiu então a proposta de se fazer um abaixo-assinado para ser encaminhado aos poderes executivo e legislativo a fim de que seu exemplo não seja esquecido e que seu nome seja dado à praça que a prefeitura está construindo no centro da cidade.

Após a realização de palestras e dinâmicas a professora Nereida Rocha distribuiu material didático-pedagógico para os participantes. Arnaldo.

Fonte: Arnaldo da Silva

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)