Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Buritis realiza encontro de educação infantil



A Prefeitura de Buritis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte realizou no 29 de julho último o 1° Encontro de Educação Infantil, cujo principal objetivo foi melhorar a capacitação dos educadores que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

Buritis realiza encontro de educação infantil  - Gente de Opinião
A abertura do encontro foi realizada pelo secretário municipal de educação, cultura e esporte, professor Mauro Bemicio, que discorreu sobre a importância da capacitação permanente de todos os educadores, que tem resultado em índices de aprendizagem cada vez mais elevados. O professor Mauro falou dos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizado pelo MEC no ano passado e que elevou a qualificação da aprendizagem das escolas municipais de Buritis em 0,8 décimos em um ano, passando de 3.1 para 3.9, o que fez com que o município antecipasse a meta prevista para ser alcançada só ano de 2011.

Segundo o secretário, este resultado é fruto dos investimentos que o município tem feito para a melhoria do ensino, traduzido esses avanços em treinamentos como este, que aprimora cada vez mais os professores. Em contrapartida o mérito é também dos educadores que têm se esforçado para alcançar os objetivos propostos.

O evento que contou com cinqüenta profissionais da educação municipal foi coordenado pela professora e pedagoga Nereida Rocha e dentre as atividades programadas para o evento foram realizadas ginástica laboral, apresentada pela professora e terapeuta Ana Paula de tal; dinâmicas, com a professora Andréia Paula da EEEFM Marechal Rondon; e um estudo sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, apresentado pelo Conselheiro Tutelar Moisés. O conselheiro sorteou entre os professores e professoras vários exemplares do ECA.

Após a sua exposição surgiu uma discussão sobre o caso do professor Cairo Cabral, que foi assassinado a três anos atrás ao defender uma de suas alunas, que estava sendo violentada por indivíduos adultos que viviam próximo à sua escola. Cairo morreu no cumprimento do Art. 220 do ECA, obriga  o professor a denunciar ao Conselho Tutelar ou aos poderes públicos qualquer violação dos direitos da criança e do adolescente. Surgiu então a proposta de se fazer um abaixo-assinado para ser encaminhado aos poderes executivo e legislativo a fim de que seu exemplo não seja esquecido e que seu nome seja dado à praça que a prefeitura está construindo no centro da cidade.

Após a realização de palestras e dinâmicas a professora Nereida Rocha distribuiu material didático-pedagógico para os participantes. Arnaldo.

Fonte: Arnaldo da Silva

Mais Sobre Municípios

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

Farmácia municipal irá funcionar nos finais de semana em Ariquemes

A prefeitura do município de Ariquemes anunciou que a farmácia popular, atenderá a população também nos finais de semana, a partir do último sábado,

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Cacoal: indenização para servidores da saúde que atuam no hospital de campanha foi aprovada

Durante a primeira sessão extraordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Câmara de vereadores de Cacoal, todos os doze vereadores (

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

Prefeitura de Porto Velho avisa que etapa de orientações Já passou e agora haverá notificações

A primeira operação realizada após a publicação do decreto 25.728, com o propósito de orientar e educar os comerciantes sobre os riscos de aglomeraç

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

Prefeitura de Ariquemes suspende aumento de tarifas do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), editou nesta segunda-feira (18), o decreto Nº17.133/21, que visa suspe