Sábado, 2 de agosto de 2008 - 14h56
A Prefeitura de Buritis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte realizou no 29 de julho último o 1° Encontro de Educação Infantil, cujo principal objetivo foi melhorar a capacitação dos educadores que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

A abertura do encontro foi realizada pelo secretário municipal de educação, cultura e esporte, professor Mauro Bemicio, que discorreu sobre a importância da capacitação permanente de todos os educadores, que tem resultado em índices de aprendizagem cada vez mais elevados. O professor Mauro falou dos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizado pelo MEC no ano passado e que elevou a qualificação da aprendizagem das escolas municipais de Buritis em 0,8 décimos em um ano, passando de 3.1 para 3.9, o que fez com que o município antecipasse a meta prevista para ser alcançada só ano de 2011.
Segundo o secretário, este resultado é fruto dos investimentos que o município tem feito para a melhoria do ensino, traduzido esses avanços em treinamentos como este, que aprimora cada vez mais os professores. Em contrapartida o mérito é também dos educadores que têm se esforçado para alcançar os objetivos propostos.
O evento que contou com cinqüenta profissionais da educação municipal foi coordenado pela professora e pedagoga Nereida Rocha e dentre as atividades programadas para o evento foram realizadas ginástica laboral, apresentada pela professora e terapeuta Ana Paula de tal; dinâmicas, com a professora Andréia Paula da EEEFM Marechal Rondon; e um estudo sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, apresentado pelo Conselheiro Tutelar Moisés. O conselheiro sorteou entre os professores e professoras vários exemplares do ECA.
Após a sua exposição surgiu uma discussão sobre o caso do professor Cairo Cabral, que foi assassinado a três anos atrás ao defender uma de suas alunas, que estava sendo violentada por indivíduos adultos que viviam próximo à sua escola. Cairo morreu no cumprimento do Art. 220 do ECA, obriga o professor a denunciar ao Conselho Tutelar ou aos poderes públicos qualquer violação dos direitos da criança e do adolescente. Surgiu então a proposta de se fazer um abaixo-assinado para ser encaminhado aos poderes executivo e legislativo a fim de que seu exemplo não seja esquecido e que seu nome seja dado à praça que a prefeitura está construindo no centro da cidade.
Após a realização de palestras e dinâmicas a professora Nereida Rocha distribuiu material didático-pedagógico para os participantes. Arnaldo.
Fonte: Arnaldo da Silva
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)