Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Buritis realiza encontro de educação infantil



A Prefeitura de Buritis, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte realizou no 29 de julho último o 1° Encontro de Educação Infantil, cujo principal objetivo foi melhorar a capacitação dos educadores que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

Buritis realiza encontro de educação infantil  - Gente de Opinião
A abertura do encontro foi realizada pelo secretário municipal de educação, cultura e esporte, professor Mauro Bemicio, que discorreu sobre a importância da capacitação permanente de todos os educadores, que tem resultado em índices de aprendizagem cada vez mais elevados. O professor Mauro falou dos resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) realizado pelo MEC no ano passado e que elevou a qualificação da aprendizagem das escolas municipais de Buritis em 0,8 décimos em um ano, passando de 3.1 para 3.9, o que fez com que o município antecipasse a meta prevista para ser alcançada só ano de 2011.

Segundo o secretário, este resultado é fruto dos investimentos que o município tem feito para a melhoria do ensino, traduzido esses avanços em treinamentos como este, que aprimora cada vez mais os professores. Em contrapartida o mérito é também dos educadores que têm se esforçado para alcançar os objetivos propostos.

O evento que contou com cinqüenta profissionais da educação municipal foi coordenado pela professora e pedagoga Nereida Rocha e dentre as atividades programadas para o evento foram realizadas ginástica laboral, apresentada pela professora e terapeuta Ana Paula de tal; dinâmicas, com a professora Andréia Paula da EEEFM Marechal Rondon; e um estudo sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, apresentado pelo Conselheiro Tutelar Moisés. O conselheiro sorteou entre os professores e professoras vários exemplares do ECA.

Após a sua exposição surgiu uma discussão sobre o caso do professor Cairo Cabral, que foi assassinado a três anos atrás ao defender uma de suas alunas, que estava sendo violentada por indivíduos adultos que viviam próximo à sua escola. Cairo morreu no cumprimento do Art. 220 do ECA, obriga  o professor a denunciar ao Conselho Tutelar ou aos poderes públicos qualquer violação dos direitos da criança e do adolescente. Surgiu então a proposta de se fazer um abaixo-assinado para ser encaminhado aos poderes executivo e legislativo a fim de que seu exemplo não seja esquecido e que seu nome seja dado à praça que a prefeitura está construindo no centro da cidade.

Após a realização de palestras e dinâmicas a professora Nereida Rocha distribuiu material didático-pedagógico para os participantes. Arnaldo.

Fonte: Arnaldo da Silva

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: