Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Brasil Alfabetizado forma alunos no município de Ji-Paraná


 
Está acontecendo durante esta semana o encerramento de algumas turmas do Brasil Alfabetizado 2010 em Ji-Paraná. Este projeto, viabilizado pelo Governo Federal, foi implantado no município pela Secretaria de Educação.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu ao Programa do Governo Federal, “Brasil Alfabetizado”. Foram disponibilizadas mil vagas para cidadãos acima de 15 anos, que desejassem ser alfabetizados. De acordo com informações Gicelma Dias Pereira, gestora local do programa, o curso de alfabetização aconteceu durante oito meses, e com sua conclusão, os alunos que desejarem, serão encaminhados para o Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), para continuação do curso.

“Das mil vagas oferecidas foram matriculados 900 alunos e destes, cerca de 600 apenas estarão concluindo o curso. Encontramos algumas dificuldades para manter o cidadão estudando, uma das principais é quanto à visão, de cinco alunos matriculados, três desistem. Muitos idosos não conseguem enxergar adequadamente, necessitando passar por exames e utilizar óculos, mas infelizmente eles não possuem acesso a esse serviço”, explicou Gicelma.

Ainda segundo a gestora, outro grande problema é quanto à falta de disponibilidade dos cidadãos em relação ao tempo para se dedicar ao estudo, muito deles estão sempre ocupados tomando conta dos netos para os filhos trabalharem.

O município trabalhou este ano com 27 turmas distribuídas em 10 bairros, além de 10 turmas na zona rural. “Para a nossa próxima etapa do Brasil Alfabetizado estaremos disponibilizando 600 vagas e um novo incentivo, a merenda. Sabemos que esse fato irá contribuir para mantermos muitos alunos em sala de aula”, afirmou.

As matrículas para as novas turmas deverão ser iniciadas após a aprovação do Plano Plurianual de Alfabetização, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que deverá acontecer em outubro. Atualmente, de acordo com dados do IBGE, pelo senso do ano de 2.000, existem cerca de 11 mil analfabetos no município de Ji-Paraná.


Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam