Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Brasil Alfabetizado forma alunos no município de Ji-Paraná


 
Está acontecendo durante esta semana o encerramento de algumas turmas do Brasil Alfabetizado 2010 em Ji-Paraná. Este projeto, viabilizado pelo Governo Federal, foi implantado no município pela Secretaria de Educação.

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu ao Programa do Governo Federal, “Brasil Alfabetizado”. Foram disponibilizadas mil vagas para cidadãos acima de 15 anos, que desejassem ser alfabetizados. De acordo com informações Gicelma Dias Pereira, gestora local do programa, o curso de alfabetização aconteceu durante oito meses, e com sua conclusão, os alunos que desejarem, serão encaminhados para o Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), para continuação do curso.

“Das mil vagas oferecidas foram matriculados 900 alunos e destes, cerca de 600 apenas estarão concluindo o curso. Encontramos algumas dificuldades para manter o cidadão estudando, uma das principais é quanto à visão, de cinco alunos matriculados, três desistem. Muitos idosos não conseguem enxergar adequadamente, necessitando passar por exames e utilizar óculos, mas infelizmente eles não possuem acesso a esse serviço”, explicou Gicelma.

Ainda segundo a gestora, outro grande problema é quanto à falta de disponibilidade dos cidadãos em relação ao tempo para se dedicar ao estudo, muito deles estão sempre ocupados tomando conta dos netos para os filhos trabalharem.

O município trabalhou este ano com 27 turmas distribuídas em 10 bairros, além de 10 turmas na zona rural. “Para a nossa próxima etapa do Brasil Alfabetizado estaremos disponibilizando 600 vagas e um novo incentivo, a merenda. Sabemos que esse fato irá contribuir para mantermos muitos alunos em sala de aula”, afirmou.

As matrículas para as novas turmas deverão ser iniciadas após a aprovação do Plano Plurianual de Alfabetização, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que deverá acontecer em outubro. Atualmente, de acordo com dados do IBGE, pelo senso do ano de 2.000, existem cerca de 11 mil analfabetos no município de Ji-Paraná.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)