Quinta-feira, 12 de agosto de 2010 - 20h19
Está acontecendo durante esta semana o encerramento de algumas turmas do Brasil Alfabetizado 2010 em Ji-Paraná. Este projeto, viabilizado pelo Governo Federal, foi implantado no município pela Secretaria de Educação.
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), aderiu ao Programa do Governo Federal, “Brasil Alfabetizado”. Foram disponibilizadas mil vagas para cidadãos acima de 15 anos, que desejassem ser alfabetizados. De acordo com informações Gicelma Dias Pereira, gestora local do programa, o curso de alfabetização aconteceu durante oito meses, e com sua conclusão, os alunos que desejarem, serão encaminhados para o Ceeja (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos), para continuação do curso.
“Das mil vagas oferecidas foram matriculados 900 alunos e destes, cerca de 600 apenas estarão concluindo o curso. Encontramos algumas dificuldades para manter o cidadão estudando, uma das principais é quanto à visão, de cinco alunos matriculados, três desistem. Muitos idosos não conseguem enxergar adequadamente, necessitando passar por exames e utilizar óculos, mas infelizmente eles não possuem acesso a esse serviço”, explicou Gicelma.
Ainda segundo a gestora, outro grande problema é quanto à falta de disponibilidade dos cidadãos em relação ao tempo para se dedicar ao estudo, muito deles estão sempre ocupados tomando conta dos netos para os filhos trabalharem.
O município trabalhou este ano com 27 turmas distribuídas em 10 bairros, além de 10 turmas na zona rural. “Para a nossa próxima etapa do Brasil Alfabetizado estaremos disponibilizando 600 vagas e um novo incentivo, a merenda. Sabemos que esse fato irá contribuir para mantermos muitos alunos em sala de aula”, afirmou.
As matrículas para as novas turmas deverão ser iniciadas após a aprovação do Plano Plurianual de Alfabetização, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que deverá acontecer em outubro. Atualmente, de acordo com dados do IBGE, pelo senso do ano de 2.000, existem cerca de 11 mil analfabetos no município de Ji-Paraná.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)