Quarta-feira, 15 de setembro de 2010 - 18h30
“Rondônia é um Estado novo, em desenvolvimento e precisa de um crescimento ordenado”, assim definiu o Coronel Custódio Barreto, coordenador geral dos programas em execução pela Fundação Ricardo Franco (FRF) na região do Vale do Guaporé, ao abrir a aula-palestra ministrada pelo Professor Mestre em Planejamento Urbano e
Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo, que veio exclusivamente do Rio de Janeiro, Mauro Kleiman, na última segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Alvorada do Oeste.
Coronel Custódio Barreto deixou claro que o objetivo da FRF é não deixar acontecer a criação de favelas ou ainda núcleos populacionais. “O povo precisa de um futuro de paz e tranqüilidade, que tenhamos um ganho de sabedoria para um futuro melhor, para isso, estamos ampliando os trabalhos na região. Esta aula visa colaborar neste processo, fazendo com que a população entenda o assunto”, acrescentou.
Segundo o professor, associado da UFFJ e tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional a cidade é um produto, a cada momento da história algo é diferente. Hoje, capitalista. Tudo o que esta no interior das cidades é uma coisa projetada. “Através da cooperativa urbana, há o capitalismo, uma cidade é dinâmica, a economia não pode se estagnar, se isso ocorrer, esta mesma cidade vai junto”, explicou alertando que a produção e consumo nestas regiões devem ocorrer com proximidade entre os agentes, inclusive políticos e sociais.
Na apresentação dos elementos do Produto Urbano, Kleiman apresentou os conceitos de Estado, População, e Planejamento. – “No Brasil, no início do século XX, as cidades começaram a ser reformadas, tornado-as limpas e com estética. As ruas foram projetadas, arborizadas, entre outras, naturalmente”, e apresentou um entendimento sobre essa ordem. “Os valores da República Brasileira baseia-se no positivismo e se aponta com o lema ORDEM e PROGRESSO. Ordem é o controle que se dá pelas leis e Progresso é a dinâmica do conceito, que enquadra na mudança progredir e desenvolver-se. Mas, para isso é necessário planejamento”, afirmou enfaticamente.
Processo de Urbanização em RO
Baseado no Estatuto das Cidades de 2001, Kleiman falou sobre o Estado de Rondônia é novo, mas pujante. As cidades estão se colocando sobre um meio ambiente muito rico, juntamente com o desenvolvimento. Mas para que aconteça de forma correta, é preciso que este não atrapalhe o lugar onde os indivíduos residem, e para que isso ocorra, é necessário envolver a participação popular e um desenvolvimento sustentável. “As cidades que estão recebendo a colaboração da FRF na elaboração do plano não são grandes, mas o impacto de urbanização será muito alto. Por isso, não se assustem. É preciso ressaltar que não temos apenas um território urbano. Este plano precisa integrar as zonas urbanas e rurais. O território municipal como um todo, eles se integram” - , ressaltou o professor.
Sugestões
Para finalizar sua aula, o professor apresentou ideias a serem estudadas pelas municipalidades da região, como por exemplo, ter um plano urbanístico e estratégico que não eliminem nada existente, seguindo as normas; criação de microrregiões; criação de consórcios intermunicipais (abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, lixo, transporte, água, entre outros), parceria publico/privadas; implementar medidas urbanísticas (reforçar centralidades); abandonar ideias de especificações (uma rua ou avenida para cada serviço ou moradia apenas), e pensar em deslocamentos curtos.
Mensagem do Coordenador geral
“O nosso objetivo é trazer benefícios, mas a população precisa aprender que isso traz aspectos positivos e negativos, e queremos que esse processo de desenvolvimento ocorra sem que haja sacrifícios pessoais.”-, com essas palavras Coronel Barreto finalizou a aula-palestra.
Fonte:Etiene Gonçalves com informações de www.br429.net
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização
Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364
Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH
A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.
Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)