Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

BR-429: Doutor em Planejamento Urbano faz palestra-aula em Alvorada do Oeste



 “Rondônia é um Estado novo, em desenvolvimento e precisa de um crescimento ordenado”, assim definiu o Coronel Custódio Barreto, coordenador geral dos programas em execução pela Fundação Ricardo Franco (FRF) na região do Vale do Guaporé, ao abrir a aula-palestra ministrada pelo Professor Mestre em Planejamento Urbano eBR-429: Doutor em Planejamento Urbano faz palestra-aula em Alvorada do Oeste - Gente de Opinião Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo, que veio exclusivamente do Rio de Janeiro, Mauro Kleiman, na última segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Alvorada do Oeste.

Coronel Custódio Barreto deixou claro que o objetivo da FRF é não deixar acontecer a criação de favelas ou ainda núcleos populacionais. “O povo precisa de um futuro de paz e tranqüilidade, que tenhamos um ganho de sabedoria para um futuro melhor, para isso, estamos ampliando os trabalhos na região. Esta aula visa colaborar neste processo, fazendo com que a população entenda o assunto”, acrescentou.

Segundo o professor, associado da UFFJ e tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional a cidade é um produto, a cada momento da história algo é diferente. Hoje, capitalista. Tudo o que esta no interior das cidades é uma coisa projetada. “Através da cooperativa urbana, há o capitalismo, uma cidade é dinâmica, a economia não pode se estagnar, se isso ocorrer, esta mesma cidade vai junto”, explicou alertando que a produção e consumo nestas regiões devem ocorrer com proximidade entre os agentes, inclusive políticos e sociais.

Na apresentação dos elementos do Produto Urbano, Kleiman apresentou os conceitos de Estado, População, e Planejamento. – “No Brasil, no início do século XX, as cidades começaram a ser reformadas, tornado-as limpas e com estética. As ruas foram projetadas, arborizadas, entre outras, naturalmente”, e apresentou um entendimento sobre essa ordem. “Os valores da República Brasileira baseia-se no positivismo e se aponta com o lema ORDEM e PROGRESSO. Ordem é o controle que se dá pelas leis e Progresso é a dinâmica do conceito, que enquadra na mudança progredir e desenvolver-se. Mas, para isso é necessário planejamento”, afirmou enfaticamente.

Processo de Urbanização em RO

Baseado no Estatuto das Cidades de 2001, Kleiman falou sobre o Estado de Rondônia é novo, mas pujante. As cidades estão se colocando sobre um meio ambiente muito rico, juntamente com o desenvolvimento. Mas para que aconteça de forma correta, é preciso que este não atrapalhe o lugar onde os indivíduos residem, e para que isso ocorra, é necessário envolver a participação popular e um desenvolvimento sustentável. “As cidades que estão recebendo a colaboração da FRF na elaboração do plano não são grandes, mas o impacto de urbanização será muito alto. Por isso, não se assustem. É preciso ressaltar que não temos apenas um território urbano. Este plano precisa integrar as zonas urbanas e rurais. O território municipal como um todo, eles se integram” - , ressaltou o professor.

Sugestões

Para finalizar sua aula, o professor apresentou ideias a serem estudadas pelas municipalidades da região, como por exemplo, ter um plano urbanístico e estratégico que não eliminem nada existente, seguindo as normas; criação de microrregiões; criação de consórcios intermunicipais (abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, lixo, transporte, água, entre outros), parceria publico/privadas; implementar medidas urbanísticas (reforçar centralidades); abandonar ideias de especificações (uma rua ou avenida para cada serviço ou moradia apenas), e pensar em deslocamentos curtos.

Mensagem do Coordenador geral

“O nosso objetivo é trazer benefícios, mas a população precisa aprender que isso traz aspectos positivos e negativos, e queremos que esse processo de desenvolvimento ocorra sem que haja sacrifícios pessoais.”-, com essas palavras Coronel Barreto finalizou a aula-palestra.

Fonte:Etiene Gonçalves com informações de www.br429.net

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam