Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

BR-429: Doutor em Planejamento Urbano faz palestra-aula em Alvorada do Oeste



 “Rondônia é um Estado novo, em desenvolvimento e precisa de um crescimento ordenado”, assim definiu o Coronel Custódio Barreto, coordenador geral dos programas em execução pela Fundação Ricardo Franco (FRF) na região do Vale do Guaporé, ao abrir a aula-palestra ministrada pelo Professor Mestre em Planejamento Urbano eBR-429: Doutor em Planejamento Urbano faz palestra-aula em Alvorada do Oeste - Gente de Opinião Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo, que veio exclusivamente do Rio de Janeiro, Mauro Kleiman, na última segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Alvorada do Oeste.

Coronel Custódio Barreto deixou claro que o objetivo da FRF é não deixar acontecer a criação de favelas ou ainda núcleos populacionais. “O povo precisa de um futuro de paz e tranqüilidade, que tenhamos um ganho de sabedoria para um futuro melhor, para isso, estamos ampliando os trabalhos na região. Esta aula visa colaborar neste processo, fazendo com que a população entenda o assunto”, acrescentou.

Segundo o professor, associado da UFFJ e tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional a cidade é um produto, a cada momento da história algo é diferente. Hoje, capitalista. Tudo o que esta no interior das cidades é uma coisa projetada. “Através da cooperativa urbana, há o capitalismo, uma cidade é dinâmica, a economia não pode se estagnar, se isso ocorrer, esta mesma cidade vai junto”, explicou alertando que a produção e consumo nestas regiões devem ocorrer com proximidade entre os agentes, inclusive políticos e sociais.

Na apresentação dos elementos do Produto Urbano, Kleiman apresentou os conceitos de Estado, População, e Planejamento. – “No Brasil, no início do século XX, as cidades começaram a ser reformadas, tornado-as limpas e com estética. As ruas foram projetadas, arborizadas, entre outras, naturalmente”, e apresentou um entendimento sobre essa ordem. “Os valores da República Brasileira baseia-se no positivismo e se aponta com o lema ORDEM e PROGRESSO. Ordem é o controle que se dá pelas leis e Progresso é a dinâmica do conceito, que enquadra na mudança progredir e desenvolver-se. Mas, para isso é necessário planejamento”, afirmou enfaticamente.

Processo de Urbanização em RO

Baseado no Estatuto das Cidades de 2001, Kleiman falou sobre o Estado de Rondônia é novo, mas pujante. As cidades estão se colocando sobre um meio ambiente muito rico, juntamente com o desenvolvimento. Mas para que aconteça de forma correta, é preciso que este não atrapalhe o lugar onde os indivíduos residem, e para que isso ocorra, é necessário envolver a participação popular e um desenvolvimento sustentável. “As cidades que estão recebendo a colaboração da FRF na elaboração do plano não são grandes, mas o impacto de urbanização será muito alto. Por isso, não se assustem. É preciso ressaltar que não temos apenas um território urbano. Este plano precisa integrar as zonas urbanas e rurais. O território municipal como um todo, eles se integram” - , ressaltou o professor.

Sugestões

Para finalizar sua aula, o professor apresentou ideias a serem estudadas pelas municipalidades da região, como por exemplo, ter um plano urbanístico e estratégico que não eliminem nada existente, seguindo as normas; criação de microrregiões; criação de consórcios intermunicipais (abastecimento, coleta e tratamento de esgoto, lixo, transporte, água, entre outros), parceria publico/privadas; implementar medidas urbanísticas (reforçar centralidades); abandonar ideias de especificações (uma rua ou avenida para cada serviço ou moradia apenas), e pensar em deslocamentos curtos.

Mensagem do Coordenador geral

“O nosso objetivo é trazer benefícios, mas a população precisa aprender que isso traz aspectos positivos e negativos, e queremos que esse processo de desenvolvimento ocorra sem que haja sacrifícios pessoais.”-, com essas palavras Coronel Barreto finalizou a aula-palestra.

Fonte:Etiene Gonçalves com informações de www.br429.net

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: