Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Batalhão ambiental de Rondônia faz balanço de atividades


Segundo o comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o ano de 2007 foi repleto de relizações, dentre as quais destacou a conclusão do Centro Tematico de Educação Ambiental – CETEA, com inauguração prevista para janeiro de 2008 e a conclusão do Centro de Recuperação de Áreas Desflorestadas – CRAD.

Centros estes que representam ações preventivas de proteção ambiental. O comandante do Batalhão, major Josenildo Jacinto do Nascimento, agradece o alcance destes objetivos ao Poder Judiciario e ao Ministerio Público, que reverteram diversas multas penais e produtos de transaçoes penais para a Unidade Militar destinados ao PROCAM – Programa de Conscientização Ambiental, da Polícia Militar Ambiental.

O major destaca ainda a conquista de 07 viaturas 4x4 novas. Há mais de 10 anos a Polícia Ambiental não recebia veículos, executando seus trabalhos com viaturas antigas, o que demandava alto índice de quebra, dificultando o trabalho. As viaturasa foram adquiridas pela Sedam através de fundo próprio por deliberação do secretário Augustinho Pastore.

Durante o ano de 2007 o BPA deu continuidade a projetos educacionais em  parceria com órgão afins destacando-se o AEI-Rural em parceria com a Emater e Idaron. Este programa tem como público alvo o homem do campo, visando levar a seu conhecimento, em sua linguagem, informações sobre a extensão rural, saúde animal e vegetal, legislação ambiental, além das questões ambientais de forma geral.

Com a Secretaria Estadual de Educação foram desenvolvidas ações de capacitação de jovens e adultos matriculados na rede de ensino, habilitando-os nas áreas de manejo de fauna e manejo de flora e mecânica básica. Este programa possibilitou a Polícia Militar preparar mão-de-obra através dos militares com formação superior do BPA, para pronto emprego no mercado de trabalho.

O balcão ambiental, responsável pelas exposições, palestras e outros eventos, atendeu mais de 20.000 pessoas. O Guardião da Natureza, informativo do BPA, já em seu 4º ano, vem melhorando cada vez mais. Traz em seu bojo matérias educacionais e relata as atividades desenvolvidas pelo órgão.

Operacionalmente foram desenvolvidas mais de 200 operações, sendo conduzidas cerca de 1.500 pessoas que cometeram crimes ambientais.

Para se ter uma ideia da violência que se instala no campo foram apreendidas mais de 103 armas de fogo. Administrativamente o BPA lavrou mais de 11 milhões em multas, resultado de mais de 300 autos de infração lavrados. "Estes resultados não são comemoráveis.

Comemorável seria se não houvessem autuações criminais e administrativas, pois assim teríamos uma situação de tranquilidade ambiental, entretanto, tais resultados representam a presença do Estado no cumprimento de seu papel", ressalta Josenildo.

Neste ano ocorreu ainda a instalação da localidade de Porto Rolim de Moura do Guaporé em Alta Floresta, que se transformou na terceira subunidade destacada do BPA, somando-se a Ji-Paraná e Pimenteiras. Esta política do Governo visa reinteriorizar o policiamento ambiental de forma a garantir uma maior segurança ao meio ambiente.

Corroborando com a firme idéia de melhorar a proteção ambiental do Estado o governador Ivo Cassol determinou a alocação de mais efetivo para o BPA, sendo de pronto atendido pela comandante geral, coronel Angelina Ramires, que classificou 50 policiais militares para o exercício do policiamento ambiental.

O governador tambem determinou a imediata instalação de unidades da Policia Ambiental nos municípios de Guajará-Mirim, Machadinho e Buritis, por entender que se faz necessário uma maior proteção as unidades de conservação e terras indigenas existentes nestas localidades.

Para o próximo ano a Polícia Ambiental projeta a efetivação do Programa – Voluntário Ambiental – projeto que visa capacitar a comunidade com conhecimentos em biologia, ecologia, recursos hídricos, poluição e legislação ambiental; a realização do primeiro Sedaro – Simpósio de Direito e Educação Ambiental de Rondonia – e efetiva utilização do Centro Temático de Educação Ambiental construido na área do BPA,  atendendo ao público estudantil das escolas públicas e particulares em todos os níveis. 

O comandante do BPA classificou o ano como de repleto êxito pelos avanços alcançados e pelos resultados apresentados, desejando que no ano de 2008 possa a Polícia Ambiental melhorar sua prestação de serviço a sociedade rondoniense. Se despede desejando a todos um ano de melhor qualidade de vida e repleto de realizações.

Fonte: O Nortão

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam