Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Baixa umidade do ar deixa a cidade de Ouro Preto em alerta


 
O município de Ouro Preto do Oeste está em alerta nestes dias de clima seco e sem chuva este fenômeno é explicado pela baixa umidade relativa do ar. De acordo com dados do campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, sediado em Ouro Preto do Oeste o mês de agosto vem sendo o mais seco dos últimos sete anos na região. Só para se ter uma idéia, já são mais de 80 dias sem chuvas.

O município vive em alerta devido à baixa umidade relativa do ar que na última quarta-feira (25) chegou a 16% de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% já caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo. A temperatura média da cidade de Ouro Preto do Oeste nestes dias é em media de 38,5º C, mas a sensação térmica ultrapassa os 40ºC.

O médico Cristiano Andrade disse que o clima atual, oscilando entre baixas e médias temperaturas, a grande preocupação é com os problemas respiratórios que podem atingir a população. Estima-se que, em média, eles aumentam em até 40%.

Devido ao ar seco, o muco das vias aéreas (composta pelo nariz, bochechas e brônquios) resseca, o que permite a entrada de poluentes. Logo, o organismo acaba perdendo sua funcionalidade normal – por exemplo, no combate a resfriados, gripes, bronquites, sinusites, rinites, entre outras doenças que afetam o sistema respiratório.

“Nessa época do ano, em especial, é extremamente importante cuidar da saúde, mantendo o corpo sempre hidratado através da ingestão de grande quantidade de líquido para evitar o ressecamento do muco e da garganta, e ajudar o organismo a funcionar melhor. Além disso, é imprescindível manter uma alimentação equilibrada”, orienta o médico.

Por ora, principalmente enquanto a qualidade do ar da cidade permanecer em estado de atenção, o médico Cristiano Andrade recomenda que a população evite praticar exercícios e atividades ao ar livre, bem como exposição ao sol entre as 10h e as 17h.


Para evitar a proliferação das doenças respiratórias, evite permanecer em locais fechados, mal ventilados e com muitas pessoas. Lave as mãos várias vezes ao dia e evite contato com os olhos e a boca.

Fonte: ouropretoonline.com/ Alexandre Araujo

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)