Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Auto-escola é surpreendida fraudando curso para CNH



A Corregedoria Geral do DETRAN/RO continua com a operação de fiscalização nas Auto-Escolas de Rondônia. Na última semana uma Auto Escola da cidade de Cacoal foi flagrada fraudando Curso Teórico de Obtenção de 1ª Habilitação através de burlar o sistema de biometria. Com essa prisão sobem para três o número de Auto Escolas flagradas pela Corregedoria Geral do Detran praticando a fraude.

A operação é comandada pelo Delegado de Polícia e Corregedor Geral do Dr. Cristiano Lopes Ferreira e realizada pelos Agentes da Comissão Permanente de Fiscalização da Corregedoria do DETRAN.
 

Fraudes

No mês de maio de 2011, uma Auto Escola de Porto Velho foi flagrada cometendo a fraude. No início de junho outra Auto Escola da cidade de Ariquemes também foi flagrada cometendo a fraude. Em todos os casos o procedimento é o mesmo, os instrutores e alunos são conduzidos à Delegacia de Polícia de Polícia Civil para as formalidades legais.

Na última semana, foi a vez de uma Auto Escola da cidade de Cacoal ser flagrada cometendo fraude em Curso Teórico de 1ª CNH.

Neste caso, a Comissão de Fiscalização da Corregedoria do DETRAN já estava na cidade há três dias investigando as Auto Escolas.

Em Cacoal as auto-escolas criaram uma associação com intenção de que as aulas teóricas sejam ministradas em um só local. Contudo, algumas auto-escolas já estão se utilizando da associação para burlar o sistema de biometria do DETRAN.
 

O caso

Foi constatado que havia aula teórica de direção defensiva agendada para dois alunos das 7h10 às 11horas O instrutor era o próprio proprietário da auto-escola. A Comissão de Fiscalização detectou o registro de presença dos alunos no sistema e compareceu na auto-escola, mas ao chegarem ao local não havia nenhum dos alunos em sala de aula.

O instrutor tentou enganar os agentes da Corregedoria dizendo que a aula estava acontecendo na associação das auto-escolas. Contudo, os alunos também não estavam na associação. Após confirmação da fraude todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Cacoal.

O Delegado de Polícia Edson Florêncio de Souza que atendeu o caso autuou todos os envolvidos e instaurou Inquérito Policial para a completa apuração. Após a conclusão da fase policial o inquérito será encaminhado ao Ministério Público e ao judiciário que julgará os envolvidos.
 

Crimes

De acordo com o Corregedor Geral do DETRAN/RO, Delegado de Polícia Cristiano Lopes Ferreira, os envolvidos responderão pelos crimes previstos nos artigos do Código Penal, bem como por infração administrativa prevista nas resoluções do Contran e portarias do DETRAN. Os crimes são de falsificação de documento público (art. 299), formação de quadrilha (art. 288) e de inserção de dados falsos em sistemas informatizados ou banco de dados da Administração Pública (art. 313-A).

As penas se somadas ultrapassam 20 anos de prisão. Além disso, a Auto Escola pode perder seu credenciamento junto ao DETRAN e os alunos terão suas CNHs canceladas.

Dessa forma, quem quer que seja surpreendido fraudando documentos públicos ou inserindo dados falsos no sistema BIOMETRIA do DETRAN/RO, que visem obtenção e renovação de CNHs, está passível de ser preso em flagrante delito.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Secretaria de Saúde promove campanha do Janeiro Roxo

Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, promove a campanha “Janeiro Roxo”, com objetivo de conscientização, prevenç