Quinta-feira, 30 de junho de 2011 - 16h49
A ASSOCIAÇÃO RURAL DE RONDÔNIA, no gozo de suas atribuições, vem a público se manifestar acerca das notícias e declarações veiculadas junto aos órgãos de comunicação do Estado, que tentam imputar à ARR a responsabilidade pela organização e fiscalização da chamada “Cavalgada de Abertura da Expojipa 2011”, esclarecendo à população que não promove, não organiza e nem incentiva a realização da cavalgada anual que celebra a abertura da EXPOJIPA.
Trata-se de uma manifestação popular, promovida livremente pela própria população de Ji-Paraná e região, e que já faz parte da cultura rondoniense, mesmo porque se trata da 32ª edição.
Neste sentido, cabe às autoridades civis, aos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais e à Administração Pública fiscalizar e zelar pela segurança e comodidade dos participantes e espectadores da cavalgada.
A tentativa de imputar a responsabilidade pela organização da cavalgada à ARR é descabida e visa somente atenuar a responsabilidade da própria Administração Pública, uma vez que a ARR não conclama ou incita a população a participar da cavalgada, não estabelece o trajeto da cavalgada e, finalmente não aufere benefício econômico algum com o evento, ao contrário de alguns empresários que alugam veículos ou promovem trios elétricos para a venda de abadas, bem como a Administração Pública que cobra taxas para vistoria de veículos.
Entende a diretoria da ARR que a organização da cavalgada de celebração da abertura da EXPOJIPA, proibindo-se ou não a participação de veículos automotores, carroças de tração animal, pessoas a pé ou sobre veículos, deve ser objeto de amplo e aberto debate junto à sociedade civil, pois é justamente ela quem promove esta grande festa e não ser imposta à sociedade através da Administração Pública e de autoridades civis ou militares.
Desta forma, tem a presente a finalidade de esclarecer alguns aspectos da cavalgada que celebra a abertura da EXPOJIPA, bem como para deixar claro a todos que a ARR se reserva em seu legítimo direito de não assinar qualquer TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) quanto a organização da cavalgada por se tratar de livre manifestação popular.
Ji-Paraná, 29 de junho de 2011
SOLIVAN LIMA CHAVES
Presidente da ARR
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias
Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Cacoal avança na gestão de resíduos com reunião estratégica do Programa Pró-Catadores
Quando o diálogo acontece, o que era problema vira caminho. Foi com esse espírito que o Sebrae em Rondônia, por meio da Unidade de Cacoal, realizou

Comércio de Ji-Paraná inicia novo ciclo com posse da diretoria da CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná empossou sua nova diretoria na noite da última quarta-feira (17). O empresário Gederson Vigatti a

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)