Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Associação Rural de Rondônia - Nota de Esclarecimento


A ASSOCIAÇÃO RURAL DE RONDÔNIA, no gozo de suas atribuições, vem a público se manifestar acerca das notícias e declarações veiculadas junto aos órgãos de comunicação do Estado, que tentam imputar à ARR a responsabilidade pela organização e fiscalização da chamada “Cavalgada de Abertura da Expojipa 2011”, esclarecendo à população que não promove, não organiza e nem incentiva a realização da cavalgada anual que celebra a abertura da EXPOJIPA.

Trata-se de uma manifestação popular, promovida livremente pela própria população de Ji-Paraná e região, e que já faz parte da cultura rondoniense, mesmo porque se trata da 32ª edição.

Neste sentido, cabe às autoridades civis, aos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais e à Administração Pública fiscalizar e zelar pela segurança e comodidade dos participantes e espectadores da cavalgada.

A tentativa de imputar a responsabilidade pela organização da cavalgada à ARR é descabida e visa somente atenuar a responsabilidade da própria Administração Pública, uma vez que a ARR não conclama ou incita a população a participar da cavalgada, não estabelece o trajeto da cavalgada e, finalmente não aufere benefício econômico algum com o evento, ao contrário de alguns empresários que alugam veículos ou promovem trios elétricos para a venda de abadas, bem como a Administração Pública que cobra taxas para vistoria de veículos.

Entende a diretoria da ARR que a organização da cavalgada de celebração da abertura da EXPOJIPA, proibindo-se ou não a participação de veículos automotores, carroças de tração animal, pessoas a pé ou sobre veículos, deve ser objeto de amplo e aberto debate junto à sociedade civil, pois é justamente ela quem promove esta grande festa e não ser imposta à sociedade através da Administração Pública e de autoridades civis ou militares.

Desta forma, tem a presente a finalidade de esclarecer alguns aspectos da cavalgada que celebra a abertura da EXPOJIPA, bem como para deixar claro a todos que a ARR se reserva em seu legítimo direito de não assinar qualquer TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) quanto a organização da cavalgada por se tratar de livre manifestação popular.

Ji-Paraná, 29 de junho de 2011

 

SOLIVAN LIMA CHAVES

Presidente da ARR

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)