Quinta-feira, 30 de junho de 2011 - 16h49
A ASSOCIAÇÃO RURAL DE RONDÔNIA, no gozo de suas atribuições, vem a público se manifestar acerca das notícias e declarações veiculadas junto aos órgãos de comunicação do Estado, que tentam imputar à ARR a responsabilidade pela organização e fiscalização da chamada “Cavalgada de Abertura da Expojipa 2011”, esclarecendo à população que não promove, não organiza e nem incentiva a realização da cavalgada anual que celebra a abertura da EXPOJIPA.
Trata-se de uma manifestação popular, promovida livremente pela própria população de Ji-Paraná e região, e que já faz parte da cultura rondoniense, mesmo porque se trata da 32ª edição.
Neste sentido, cabe às autoridades civis, aos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais e à Administração Pública fiscalizar e zelar pela segurança e comodidade dos participantes e espectadores da cavalgada.
A tentativa de imputar a responsabilidade pela organização da cavalgada à ARR é descabida e visa somente atenuar a responsabilidade da própria Administração Pública, uma vez que a ARR não conclama ou incita a população a participar da cavalgada, não estabelece o trajeto da cavalgada e, finalmente não aufere benefício econômico algum com o evento, ao contrário de alguns empresários que alugam veículos ou promovem trios elétricos para a venda de abadas, bem como a Administração Pública que cobra taxas para vistoria de veículos.
Entende a diretoria da ARR que a organização da cavalgada de celebração da abertura da EXPOJIPA, proibindo-se ou não a participação de veículos automotores, carroças de tração animal, pessoas a pé ou sobre veículos, deve ser objeto de amplo e aberto debate junto à sociedade civil, pois é justamente ela quem promove esta grande festa e não ser imposta à sociedade através da Administração Pública e de autoridades civis ou militares.
Desta forma, tem a presente a finalidade de esclarecer alguns aspectos da cavalgada que celebra a abertura da EXPOJIPA, bem como para deixar claro a todos que a ARR se reserva em seu legítimo direito de não assinar qualquer TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) quanto a organização da cavalgada por se tratar de livre manifestação popular.
Ji-Paraná, 29 de junho de 2011
SOLIVAN LIMA CHAVES
Presidente da ARR
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)