Quinta-feira, 30 de junho de 2011 - 16h49
A ASSOCIAÇÃO RURAL DE RONDÔNIA, no gozo de suas atribuições, vem a público se manifestar acerca das notícias e declarações veiculadas junto aos órgãos de comunicação do Estado, que tentam imputar à ARR a responsabilidade pela organização e fiscalização da chamada “Cavalgada de Abertura da Expojipa 2011”, esclarecendo à população que não promove, não organiza e nem incentiva a realização da cavalgada anual que celebra a abertura da EXPOJIPA.
Trata-se de uma manifestação popular, promovida livremente pela própria população de Ji-Paraná e região, e que já faz parte da cultura rondoniense, mesmo porque se trata da 32ª edição.
Neste sentido, cabe às autoridades civis, aos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais e à Administração Pública fiscalizar e zelar pela segurança e comodidade dos participantes e espectadores da cavalgada.
A tentativa de imputar a responsabilidade pela organização da cavalgada à ARR é descabida e visa somente atenuar a responsabilidade da própria Administração Pública, uma vez que a ARR não conclama ou incita a população a participar da cavalgada, não estabelece o trajeto da cavalgada e, finalmente não aufere benefício econômico algum com o evento, ao contrário de alguns empresários que alugam veículos ou promovem trios elétricos para a venda de abadas, bem como a Administração Pública que cobra taxas para vistoria de veículos.
Entende a diretoria da ARR que a organização da cavalgada de celebração da abertura da EXPOJIPA, proibindo-se ou não a participação de veículos automotores, carroças de tração animal, pessoas a pé ou sobre veículos, deve ser objeto de amplo e aberto debate junto à sociedade civil, pois é justamente ela quem promove esta grande festa e não ser imposta à sociedade através da Administração Pública e de autoridades civis ou militares.
Desta forma, tem a presente a finalidade de esclarecer alguns aspectos da cavalgada que celebra a abertura da EXPOJIPA, bem como para deixar claro a todos que a ARR se reserva em seu legítimo direito de não assinar qualquer TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) quanto a organização da cavalgada por se tratar de livre manifestação popular.
Ji-Paraná, 29 de junho de 2011
SOLIVAN LIMA CHAVES
Presidente da ARR
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal
O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população
A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)