Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Associação Rural de Rondônia - Nota de Esclarecimento


A ASSOCIAÇÃO RURAL DE RONDÔNIA, no gozo de suas atribuições, vem a público se manifestar acerca das notícias e declarações veiculadas junto aos órgãos de comunicação do Estado, que tentam imputar à ARR a responsabilidade pela organização e fiscalização da chamada “Cavalgada de Abertura da Expojipa 2011”, esclarecendo à população que não promove, não organiza e nem incentiva a realização da cavalgada anual que celebra a abertura da EXPOJIPA.

Trata-se de uma manifestação popular, promovida livremente pela própria população de Ji-Paraná e região, e que já faz parte da cultura rondoniense, mesmo porque se trata da 32ª edição.

Neste sentido, cabe às autoridades civis, aos órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais e à Administração Pública fiscalizar e zelar pela segurança e comodidade dos participantes e espectadores da cavalgada.

A tentativa de imputar a responsabilidade pela organização da cavalgada à ARR é descabida e visa somente atenuar a responsabilidade da própria Administração Pública, uma vez que a ARR não conclama ou incita a população a participar da cavalgada, não estabelece o trajeto da cavalgada e, finalmente não aufere benefício econômico algum com o evento, ao contrário de alguns empresários que alugam veículos ou promovem trios elétricos para a venda de abadas, bem como a Administração Pública que cobra taxas para vistoria de veículos.

Entende a diretoria da ARR que a organização da cavalgada de celebração da abertura da EXPOJIPA, proibindo-se ou não a participação de veículos automotores, carroças de tração animal, pessoas a pé ou sobre veículos, deve ser objeto de amplo e aberto debate junto à sociedade civil, pois é justamente ela quem promove esta grande festa e não ser imposta à sociedade através da Administração Pública e de autoridades civis ou militares.

Desta forma, tem a presente a finalidade de esclarecer alguns aspectos da cavalgada que celebra a abertura da EXPOJIPA, bem como para deixar claro a todos que a ARR se reserva em seu legítimo direito de não assinar qualquer TAC (Termos de Ajustamento de Conduta) quanto a organização da cavalgada por se tratar de livre manifestação popular.

Ji-Paraná, 29 de junho de 2011

 

SOLIVAN LIMA CHAVES

Presidente da ARR

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento