Terça-feira, 16 de novembro de 2010 - 12h20
O sonho de ver o asfalto chegando na BR-429 agora também pode ser compartilhado pelos moradores de Costa Marques, município historicamente isolado dos demais do estado em função da precariedade da estrada. A ENPA, uma das construtoras que compõem o consórcio responsável pela execução da obras nos 40 km chegando na cidade, iniciou o processo pavimentação nos primeiros 10 quilômetros. A capa asfáltica (Tratamento Superfical Duplo - TSD), além de impermeabilizar o pavimento e proteger a sua infraestrutura, proporciona um revestimento antiderrapante na pista garantido a trafegabilidade segura dos usuários.
Atualmente, o asfalto está quase concluído desde Alvorada D’Oeste até 15 km após São Miguel do Guaporé. A chegada do pavimento desde o entroncamento da BR-364 com a BR-429, até a região de São Miguel, já leva esperança a população do Vale do Guaporé, que viveu por mais de 25 anos na expectativa de uma estrada adequada para escoar toda a produção da região.
Com um pavimento de qualidade, acostamento, descidas d’água e sinalização horizontal e vertical a obra, orçada em quase R$ 500 milhões, também leva aos moradores da região a preocupação social do DNIT. O investimento do governo federal para o Vale do Guaporé inclui a contratação da Fundação Ricardo Franco, que é ligada ao Instituto Militar de Engenharia (IME), para mitigar os impactos socioambientais através da elaboração de campanhas e projetos que garantam à região o tão sonhado desenvolvimento com sustentabilidade. Entre os projetos desenvolvidos pela Fundação, estão os Programas de Apoio às Prefeituras, Educação Ambiental, Componentes Indígenas e Qualidade da Água.
O asfaltamento da BR-429 está bastante adiantado: “a previsão é que até o final de 2011, a maior parte da estrada esteja asfaltada, de forma a garantir escoamento da produção e dignidade a uma população que tem riquezas históricas e naturais para dividir com o restante do Estado”, salientou o superintendente do DNIT/RO-AC, José Ribamar da Cruz Oliveira.
Sobre a Fundação Ricardo Franco
Trata-se de fundação de apoio ao Instituto Militar de Engenharia (IME). A Fundação Ricardo Franco foi contratada pelo DNIT para mitigar os impactos ambientais com a construção do pavimento da BR-429 que vai ligar Presidente Médici e Costa Marques. Entre as ações, a Fundação desenvolve programas de Educação Ambiental, Qualidade de Água, Travessias Urbanas, Comunicação Social, Componentes Indígenas e Apoio as Prefeituras. Para saber mais sobre tudo que acontece na BR-429, basta acessar o site www.br-429.net. A Fundação também disponibiliza um canal de ouvidoria com os moradores e usuários da rodovia através do número 0800 429 0429.
Fonte: Cristina Barros
Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho
Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p
Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro
Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio
Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação
A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos
Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração
A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada